Capacitação em campanhas digitais reforça elo entre comunicação e política

A influência crescente das mídias digitais nas campanhas políticas - como se observou, por exemplo, nas eleições presidenciais vencidas por Barack Obama, em 2012, e Donald Trump, em 2016, e na vitória de Jair Bolsonaro, no Brasil de 2018 - impõe novas reflexões e capacitações. Ao encontro dessas demandas emergentes, os professores Arthur Ituassu, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP), e Wilson Gomes, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, lançam o curso Whatsapp em Campanhas Eleitorais, que começa no dia 8 de junho.

Com aulas rogramadas para as terças e quintas, das 19h às 21h, a iniciativa integra o recém-lançado Programa de Capacitação em Campanhas Eleitorais Digitais, todo online dividido em quatro módulos. Esta parceria entre a PUC-Rio e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) propõe popularizar no país as técnicas mais difundidas no terreno das campanhas digitais. (Veja mais informações sobre o curso WhatsApp em Campanhas Eleitorais.)

Arthur Ituassu é também pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Ele foi vice-presidente (2015-2017) e presidente (2017-2019) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA). 

Graduado em Teologia (Universitas Gregoriana, Roma), Wilson Gomes é doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma). Desde 1989 ele ensina, pesquisa e orienta estudos sobre comunicação e política e sobre democracia digital, É autor de Transformações da política na era da comunicação de massa (S. Paulo: Paulus, 2004 e 2008); Jornalismo, fatos e interesses (Florianópolis: Insular, 2009) e coautor, com Rousiley Maia, de Comunicação & democracia: problemas e perspectivas (S. Paulo: Paulus, 2008).

Endereço

Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marques de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Telefone: (55 21) 3527-1001