Numa parceria pioneira, estudantes produzem conteúdos multimídia para a Veja Rio

Alunos passam a produzir contetúsos (textos, ádios, vídeos) para a revista Veja Rio. A iniciativa, extensiva a estudantes de Jornalismo, Publicidade e Cinema, inaugura uma parceria pioneira entre o Departamento de Comunicação Social e a tradicional revista, que voltou a circular em fevereiro deste ano, nas versões impressa (mensal) e on-line.
A experiência laboratorial multimídia vai ao encontro das demandas narrativas impulsionadas com as transformações digitais, que mudam as formas de planejar, produzir, distribuir, promover e comercializar conteúdos informativos. Orientadas pelos professores Alexandre Carauta e Felipe Gomberg e pelas professoras Luciana Brafman e Itala Maduel, essas produções buscam explorar os novos trilhos narrativos e as novas oportunidades profissionais do cenário contemporâneo., numa conjugação de esforços multidisciplinares. A integração de saberes envolve não só a experimentação de linguagens e formatos reconfigurados pelas tecnologias digitais – nas instâncias jornalísticas, publicitárias, audiovisuais etc. –, mas também uma articulação dinâmica entre a academia e o mercado,
A primeira fase da parceria envolve o planejamento e a produção de reportagens para a plataforma on-line da revista. A despeito das dificuldades impostas pela pandemia, a etapa iniciada em março começa a ser consolidada. Aos esforços específicos, somaram-se os esforços adjacentes de alunos e professores em superar os desafios das rotinas alteradas pela quarentena. Desafios que enriquecem a experiência, da qual fazem parte processos de aprendizagem associados a competências como planejamento mulimídia, pauta, pesquisa, apuração, redação.
Os resultados começam a ser publicados a partir de junho, na versão digital da publicação. O tratamento editorial é feito pela editora da Veja Rio, Fernanda Thedim, ex-aluna de Comunicação da PUC-Rio. 
De viés multimídia, as produções contribuem para pensar e melhorar a cidade, como agente de integração social, de efervescência cultural, de preservação ambiental, de inovação e crescimento econômico, de saúde e bem-estar, de vanguarda artística, de cultivo da memória coletiva etc. A novidade também integra competências, saberes e compromissos éticos da Comunicação ajustados às transformações digitais.
 
Endereço

Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marques de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Telefone: (55 21) 3527-1001