Palestras reúnem jovens que exploram potencial transformador e comunitário da comunicação

A comunicação descentralizada dos meios digitais revitalizam a teoria do "agir comunicativo" preconizada por Jürgen Habermas. Para o filósofo e sociólogo alemão, a comunicação é um caminho para nos emanciparmos da razão instrumental da qual, aponta ele, a sociedade moderna tornou-se refém. Professores da PUC-Rio conversam, de 19 a 23 deste mês, a partir das 9h, com jovens profissionais que abraçam o potencial transformador da comunicação em novas frentes locais, comunitárias.

As nove palestras da Semana de mídias locais – Diálogos, Proximidades e Possibilidades reúnem convidados com formações plurais, unidos pelo caráter empreendedor e inovador, sistematicamante aplicados em produções independentes. As conversas podem ser acompanhadas pelo Zoom, com os links abaixo:

Para as palestras das 9h:

https://puc-rio.zoom.us/j/98676614975?pwd=bUdxb3ZPcmRBVUtIbUpQSDJPazY5UT09
ID da reunião: 986 7661 4975
Senha de acesso: 746180

Para as palestras das 11h:
ID da reunião: 980 9502 7164
Senha de acesso: 220107

Programação completa:

Segunda, 19/10
9h:
Palestrante: Michel Silva, jornalista, editor-chefe do Jornal Fala Roça.
Mediador: professor Adair Rocha (PUC-Rio).

Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, Michel Silva, 26 anos, é nascido e criado na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Em 2013, ajudou a fundar o jornal Fala Roça, na Rocinha, com versão impressa e digital. Já trabalhou com memória e fotografia no Instituto Moreira Salles, foi apurador de informações na Record TV Rio e, entre 2016 e 2017, atuou como correspondente local do jornal inglês The Guardian na cobertura sobre o legado dos Jogos Olímpicos para as favelas cariocas. Também participou da fundação do site Favela em Pauta e é integrante do USBEAlumni.
Bio resumida: Jornalista Michel Silva, editor-chefe Jornal Fala Roça na Favela da Rocinha.

Terça, 20/10
9h
Palestrante: Wendy Andrade, fotógrafo e publicitário.
Mediador: professor Gabriel Neiva (PUC-Rio).

Wendy é fotógrafo, formado em Publicidade pela PUC-Rio e idealizador do projeto Retrato Negro, que começou no Instagram em 2015. A proposta é produzir 366 retratos de “pessoas que você precisa conhecer”. O projeto fala de representatividade, beleza e diversidade através do olhar sensível da fotografia. A partir deste trabalho, tornou-se um influenciador digital e produtor audiovisual, sendo agenciado pela MAP Brasil
Bio resumida: Wendy Andrade, fotógrafo Instagram Retrato Negro.

11h
Palestrante: Betinho Casas Novas, fotojornalista.
Mediadora: professora Lilian Saback (PUC-Rio).

Betinho Casas Novas, 28 anos, nascido e criado no Complexo do Alemão, é fotojornalista especializado em coberturas de operações militares e conflitos urbanos de comunidades no Rio. Conquistou três prêmios nacionais com fotografias do cotidiano, conflitos e dia a dia das favelas cariocas. Tem imagens publicadas em grandes jornais do mundo, como New York Times, Guardian, El Pais e Independent.
BIO resumida: Betinho Casas Novas, fotojornalista, Complexo do Alemão.

Quarta, 21/10

9h
Palestrantes: David Júnior e Yasmim Garcez, atores e fundadores do canal Hora do Blec.
Mediadora: Professora Alessandra Cruz (PUC-Rio).

O casal de atores é idealizador do canal no Youtube Hora do Blec. Voltado para o público infantil, o canal reúne clipes de músicas originais inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os vídeos são protagonizados por Blec, um menino que tem orgulho de seu cabelo Black Power. Blec e sua turma trazem música e representatividade para o universo das crianças.
Bio resumida: Ator David Júnior e atriz Yasmin Garcez, Canal YouTube Hora do Blec

11h
Palestrante: Isabel Aquino, publicitária.
Mediadora: Professora Alessandra Cruz (PUC-Rio).

Isabel é publicitária, especialista em Pesquisa de Tendências, com experiência de 20 anos em planejamento estratégico, pesquisa de mercado e consumer insights. Desde 2017, ela coordena o estudo “TODXS – Uma análise da representatividade na publicidade brasileira”, desenvolvido pela Agência Heads em parceria com a ONU Mulheres.
Bio resumida: Isabel Aquino, publicitária e coordenadora do Estudo “TODXS - Uma análise da representatividade na publicidade brasileira”.

Quinta, 22/10

9h
Palestrante: Luciano Vidigal, ator, roteirista, diretor.
Mediador: Professor Gabriel Neiva (PUC-Rio).

Cria da favela do Vidigal, Luciano é ator, roteirista, diretor de teatro e cinema. Roteirizou e dirigiu um dos episódios do longa “5X Favela”, produzido por Cacá Diegues, que abriu o Festival de Cannes em 2010. Também dirigiu “Cidade de Deus 10 anos depois”, documentário brasileiro mais assistido na Netflix. Atuou em 28 filmes e trabalhou na pesquisa de elenco do filme "Cidade de Deus". Foi um dos diretores do seriado "Pais de Primeira", da TV Globo . Atualmente, dedica-sde à pré-produção do seu próximo longametragem, “Kasa Branca”, coproduzido pela Globo Filmes, e do documentário “Se eu viver vai ser milagre”.
Bio resumida: Luciano Vidigal, ator, roteirista, diretor de teatro e cinema e cria do Vidigal.

11h
Palestrante: Edu Carvalho, jornalista e escritor
Mediadora: Professora Lilian Saback (PUC-Rio).

Edu Carvalho é jornalista e escritor. Venceu o Prêmio Vladimir Herzog de 2019, integrou a equipe de criação do talk-show Conversa com Bial e da série Segunda Chamada. Foi repórter da CNN Brasil e lançou recentemente o livro de contos “Na Curva do S: Histórias da Rocinha”.
Bio Resumida: Edu Carvalho, jornalista e escritor. Autor do livro de contos “Na Curva do S: Histórias da Rocinha”.

Sexta, 23/10

9h
Palestrante: Julio Ludemir, jornalista, publicitário, escritor
Mediador: Professor Adair Rocha (PUC-Rio).

Nascido no Rio e criado em Olinda, Julio é jornalista, publicitário, escritor e produtor cultural. Consolidou a carreira de escritor com cinco romances, além de ser autor de contos, peças de teatro e roteiros cinematográficos. Atualmente, é o diretor artístico e um dos idealizadores da Festa Literária das Periferias, a FLUP, que tem revelado talentos como o escritor Geovani Martins. Ele também é um dos criadores da Batalha do Passinho.
Bio resumida: Julio Ludemir, jornalista, publicitário e produtor cultural. Diretor Artístico da Festa Literária das Periferias, a FLUP.

11h
Palestrante: Gabriele Roza,
Mediadora: Professora Alessandra Cruz (PUC-Rio).
Gabriele é jornalista e ativista. Integra a equipe do data_labe, um laboratório de dados e narrativas no Complexo da Maré. Ela também é, ao lado de Juliana Nascimento, diretora do filme "Enraizadas", que conta a história da Trança Nagô. Formada pela PUC-Rio, foi coeditora do jornal Nuvem Negra, pesquisadora PIBIC no grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política e estagiou na Agência Pública.
Bio resumida: Gabriele Roza, jornalista, ativista e diretora de cinema. Repórter no data_labe, laboratório de dados e narrativas no Complexo da Maré.
Endereço

Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marques de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Telefone: (55 21) 3527-1001