Conheça as disciplinas e saiba como melhor aproveitar o novo curso Estudos de Mídia

O recém-lançado curso Estudos de Mídia expressa o diálogo crescente da comunicação com outros campos do saber, ao encontro de uma formação plural, em sintonia com os rumos, desafios e oportunidades de mercado. Além de contemplar Cinema e Publicidade, o novo curso oferece também ênfase em Tecnologia. A grade flexível e integrada de disciplinas propicia a construção de percursos acadêmicos híbridos, ajustados aos respectivos planejamentos profissionais.

A proposta inovadora, alinhada à desenvolvida por universidades de ponta internacionais, tem sido muito bem recebida por efetivos e potenciais estudantes de Comunicação. A procura significativa desperta algumas dúvidas relacionadas às alternativas de adesão e à conjugação com os cursos de Cinema e de Publicidade em andamento e com o tradicional curso de Jornalismo, próximo de completar 80 anos.

A diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano, e a coordenadora de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, prepararam um vídeo para esclarecer os principais pontos sobre a estrutura flexível de Estudos de Mídia (para assisti-lo, clique aqui). Essas informações básicas – como as relacionadas à oferta de migração para calouros de Publicidade e Cinema e ao aproveitamento das eletivas por veteranos – estão também sintetizadas no texto adiante e detalhadas na reportagem de apresentação do novo curso.

Para avaliar melhor as novas possibilidades de combinações e percursos acadêmicos, voltados a uma qualificação plural, conheça a grade de Estudos de Mídia e o farto cardápio de eletivas. Abaixo, esclarecimentos às principais dúvidas levantadas por estudantes:  

O que muda para estudantes dos cursos tradicionais de Publicidade e Cinema em andamento?

Não há mudança em relação à grade e ao andamento desses cursos. Eles mantêm a dinâmica e oferta das disciplinas programadas.

Estudantes desses cursos podem cursar disciplinas da grade de Estudos de Mídia?

Sim. Podem cursar disciplinas de Estudos de Mídia como eletivas. À medida que o novo curso avança, são oferecidas mais disciplinas, que podem ser degustadas por esses estudantes.

A possibilidade de migração para Estudos de Mídia é oferecida até que período para estudantes de Cinema e Publicidade?

Por restrições logísticas, relacionadas à oferta sequencial das disciplinas, a migração para Estudos de Mídia é restrita a estudantes até o segundo período (2020.2) desses cursos. Mas, convém reiterar, as disciplinas de Estudos de Mídia ficam disponíveis, como eletivas, para esses estudantes.

Estudantes de Jornalismo também podem migrar?

A possibilidade oferecida, e recomendada, é concluir Jornalismo e, então, fazer a graduação em Estudos de Mídia, numa das ênfases oferecidas, referentes a Cinema, Publicidade e Tecnologia.  

Endereço

Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marques de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Telefone: (55 21) 3527-1001