Malu Carvalho, professora Andrea França e o professor Luís Nachbin ajustando o equipamento. Foto: Brenda Gusmão

Malu Carvalho, professora Andréa França e o professor Luís Nachbin ajustando o equipamento. Foto: Brenda Gusmão

Os estudantes de Jornalismo Enzo Krieger e Malu Carvalho, do 5º ciclo, produziram e editaram este registro da conversa entre os professores Andréa França e Luís Nachbin, ambos completando 20 anos no Departamento de Comunicação. Cena comum na Sala dos Professores ou mesmo no Bosque da PUC-Rio (onde foi realizada a gravação), o bate-papo entre colegas sobre produção audiovisual foi acompanhado pela dupla de alunos, que experimentou filmar e editar o material, com a orientação dos professores Nachbin e Itala Maduell, do Laboratório de Jornalismo do Departamento (LabCOM Jornalismo), mas com liberdade para criar desde o roteiro até os cortes do vídeo e a escolha de imagens e trilhas.

Malu já tinha alguma experiência como cinegrafista, por ter atuado como estagiária no estúdio de vídeo do Departamento, o que despertou seu interesse pelo audiovisual:

– Eu me desafiei a buscar ângulos diferentes nas filmagens para retratar a conversa, que me encantou por trás das câmeras. A experiência foi muito enriquecedora.

Enzo teve o primeiro contato com conhecimentos técnicos como ligar as câmeras, fazer cortes e limpar o áudio:

– Antes eu me via como alguém que atuaria apenas à frente das câmeras ou com um microfone. Agora, percebi que todos os passos do processo de criação de conteúdo são encantadores, coisa que só colocar a mão na massa pode oferecer. Editar o vídeo foi mergulhar em um novo mundo, um ambiente de trabalho que não conhecia e que pude aprimorar ao longo da experiência. Minha formação está mais completa, e estou feliz com as habilidades que desenvolvi.

Para Malu, que como Enzo ainda não havia editado um vídeo de longa duração, fazer parte dos processos de produção e edição foi desafiador. A ideia foi aplicar recursos audiovisuais mencionados na própria conversa.

– Ver o vídeo tomando forma deixou tudo mais prazeroso: fomos pensando em cada detalhe, tendo ideias, selecionando trechos e trilhas que melhor se encaixariam. Me encantei com a precisão e atenção necessárias para fazer os cortes, que se tornou minha etapa favorita – conta Malu.

O professor Luís Nachbin, videorrepórter e documentarista que também completa 20 anos lecionando na Comunicação da PUC-Rio, celebrou o resultado:

– Gosto muito do corte. É quase inacreditável que tenha sido uma das primeiras experiências deles. Parabéns aos estreantes Malu e Enzo!