Sobre o Departamento

Com mais de sete décadas de existência, o Departamento de Comunicação se caracteriza por combinar ensino de excelência alinhado com a dinâmica do mercado de trabalho e pesquisa de relevância. A PUC-Rio foi a terceira instituição de ensino superior a implementar, em 1951, uma graduação de Jornalismo. Desde então, o Departamento conjuga qualidade acadêmica às transformações do mundo e da Comunicação. Um perfil que faz com que o Departamento esteja em uma posição de vanguarda ao longo de sua história.

Inicialmente, o curso de Jornalismo fazia parte da Faculdade de Filosofia, que funcionava nas instalações do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, e o primeiro diretor foi o jornalista e publicitário Walter Poyares (1916-2005). Considerado um dos melhores profissionais de Comunicação na época, ele criou em 1952, no Jornal O Globo, o primeiro Departamento de Relações Públicas e Promoções em um veículo da imprensa brasileira.

Hoje, o DCOM oferece o curso de Jornalismo e o de Estudos de Mídia, que possibilita o aprendizado em três áreas de concentração: Publicidade, Cinema e Tecnologia. De olho nas demandas do mercado, a PUC-Rio foi a segunda universidade a criar o curso Estudos de Mídia no país, reconhecido pelo MEC em 2024 com a nota máxima 5.

Até chegar à estrutura atual, o Departamento, que sempre se distinguiu por mesclar disciplinas técnicas com as de conhecimento teórico, experimentou diferentes grades curriculares e formatos de cursos, sempre impulsionado pelas exigências que emergiam na sociedade. Nos anos 2000, o investimento na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) foi um processo natural na evolução do DCOM, reconhecido pela Capes com nota 5.

O propósito do DCOM é formar profissionais com conhecimento prático, pensamento crítico e visão humanística. Para isto, o Departamento dispõe de laboratórios de edição, de áudio e de TV. Por outro lado, há laboratórios que são essenciais para o estudo de temáticas diversas, como política, juventude, internet e consumo, que produzem reflexões e conteúdo fundamentais para o entendimento das questões sociais do nosso tempo.

Tanto na Graduação como na Pós-Graduação, a produção é sustentada por um corpo docente composto por pesquisadores renomados no campo da Comunicação e professores experientes, de destaque no mercado de trabalho, com titulação de mestrado e doutorado.

Além das diretrizes estabelecidas pela Direção em parceria com a Coordenação de Graduação do Departamento, existe a preocupação de que o aluno possa ser atendido nas atividades em sala de aula, nos laboratórios e em outros momentos durante a trajetória universitária. Há professores coordenadores que direcionam os estudantes em questões acadêmicas, em assuntos relativos a intercâmbio, estágios, e pontos específicos como necessidades especiais de aprendizagem e de inclusão.