Meu Primeiro Dia na PUC: o início de um novo ciclo
Jornalista recém-formado passa em 2º lugar para o BNDES
Conheça o manual que o DCOM preparou para os alunos que ingressam em 2025.1.
Cacá Diegues: uma longa história com a PUC-Rio
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 

SOBRE O CURSO
Conciliar a tradição de um ensino de qualidade de mais de sete décadas com as exigências de um mundo em transformação é o objetivo do curso de Jornalismo, que faz parte do Departamento de Comunicação da PUC-Rio com o curso de Estudos de Mídia. Desde a sua criação, em 1951, o Jornalismo se tornou uma das marcas da Universidade, especialmente por inovar e estar sempre antenado com os caminhos do mercado.

A grade do curso de Jornalismo é flexível, o que permite que o aluno possa fazer escolhas e combinações de disciplinas de acordo com o que deseja para o seu perfil e formação profissional. A estrutura do curso é composta por disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.

Sempre ao fim de cada semestre, o estudante recebe por e-mail o Manual do Calouro que o auxilia no momento de montar a grade no período da matrícula.

Grade de disciplinas - Jornalismo - a partir de 2023

Obs.) Alunos que ingressaram em 2021/2022 podem consultar a grade aqui.

Ao longo do curso, o aluno tem que se inscrever nas disciplinas optativas, que ele escolhe de acordo com as que se alinham aos seus interesses. As disciplinas optativas variam a cada período, em um sistema de rodízio, e podem estar disponíveis nos próximos períodos.

Optativas de Jornalismo

Durante a Graduação, os alunos têm que se inscrever nas Disciplinas Eletivas dentro e fora do Departamento de Comunicação. No caso das Eletivas de fora do Departamento, o estudante pode aproveitar o fato de estar em um campus interdisciplinar, que agrega todos os cursos de graduação num mesmo local, e aproveitar o que outros departamentos oferecem de disciplinas nas mais diferentes áreas de conhecimento.

A marca da PUC-Rio é a interdisciplinaridade, com todos os cursos de graduação oferecidos no mesmo campus universitário. O estudante pode se inscrever em disciplinas oferecidas por qualquer outro curso de graduação, o que permite que ele possa complementar a formação em outras áreas do conhecimento ou até mesmo aprender outras línguas.