SOBRE O CURSO
Em um cenário de intensas transformações, a graduação em Estudos de Mídia atende às novas demandas socioeconômicas e aos padrões internacionais relacionados ao ensino e à prática na área da Comunicação. O curso incorpora os campos da Publicidade, da Comunicação Corporativa, do Cinema e do Audiovisual e traz a Tecnologia como uma nova área de atuação. Em 2024, o MEC reconheceu o curso com a nota máxima 5.
- Grade curricular
- Disciplinas Optativas de Ênfase
- Disciplinas Optativas de Formação Geral
- Outras Disciplinas
Da mesma forma que o curso de Jornalismo, Estudos de Mídia tem uma grade maleável que possibilita ao aluno escolhas e combinações de disciplinas de acordo com seus objetivos e suas aptidões.
Currículo a partir de 2023
Obs.) Alunos que ingressaram em 2021/2022 podem consultar a grade aqui.
O curso de Estudos de Mídia oferece três ênfases: Publicidade e Comunicação Corporativa; Cinema e Audiovisual; e Comunicação e Tecnologia.
O diploma é de Bacharel em Estudos de Mídia e vem acompanhado de um certificado que registra a ênfase que o aluno definiu para a sua formação. Há a opção de o aluno cursar mais de uma ênfase e, assim, ter isto registrado no diploma.
Optativas da Ênfase de Publicidade e Comunicação Corporativa
Optativas da Ênfase de Cinema e Audiovisual
Optativas da Ênfase de Comunicação e Tecnologia
Disciplinas Optativas de Estudos de Mídia
As disciplinas Optativas de Estudos de Mídia são os Seminários Especiais em Comunicação. Eles mudam a cada semestre e complementam a formação dos estudantes com conteúdos específicos e atuais.
Alguns seminários já oferecidos pelo Departamento:
- Comunicação e Marketing no Esporte
- Tecnologia, Ativação de Marcas e Eventos
- Criação Visual para Mídias Sociais
- Brazilian Culture (disciplina oferecida em inglês)
- Comunicação e Direitos Autorais: Diálogos Possíveis
Disciplinas Eletivas de Dentro do Departamento (Workshops)
Nos Workshops, é possível ter um contato ainda mais próximo com aluno ter contato com profissionais do mercado. Alguns dos Workshops são oferecidos em parceria com empresas de Comunicação, e os temas mudam a cada semestre.
Alguns workshops já oferecidos:
- O Entretenimento da Globo
- Pitching Play 9
- Animação em After Effects
- A prática da Comunicação Corporativa com a ABRACOM
- Novas Narrativas: Pesquisa e Promoção da Diversidade no Audiovisual
- Binder: a Prática da Agência na Sala de Aula
Disciplinas Eletivas de Fora do Departamento
Uma das marcas da PUC-Rio é a interdisciplinaridade, com todos os cursos de graduação oferecidos no mesmo campus universitário. Por conta disso, o estudante pode se inscrever em disciplinas disponibilizadas por qualquer outro curso de graduação. Isto permite que ele possa complementar a formação em outras áreas do conhecimento ou até mesmo aprender outras línguas.