Com o tema “A teledramaturgia nos 75 anos da televisão no Brasil”, a aula inaugural do Departamento de Comunicação da PUC-Rio será na quarta-feira, 9 de abril, na sala K-102. A palestra vai ser ministrada pela professora e pesquisadora Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP) e a participação do autor de novelas Ricardo Linhares. A ideia é que o encontro proporcione reflexões sobre a relevância cultural e histórica da telenovela no país ao longo das últimas décadas. 

Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP), Maria Immacolata é uma das principais referências no campo da pesquisa sobre teledramaturgia no Brasil e na América Latina. Os trabalhos da acadêmica abordam a telenovela como uma narrativa hegemônica capaz de moldar valores sociais, hábitos culturais e imaginários coletivos. A partir do diálogo entre ficção e audiências, a pesquisadora analisa como as narrativas televisivas articulam discursos sobre a nação e refletem mudanças
socioculturais. Ela coordena hoje, na USP, o Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação (CECOM), e é fundadora da rede internacional OBITEL – Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva.

Ao lado da pesquisadora, o roteirista Ricardo Linhares, com 42 anos de carreira na TV Globo, traz para a aula inaugural sua experiência como autor de novelas emblemáticas como “Tieta” (1989), “Anos Rebeldes” (1992) e “Babilônia” (2015). Ele vai discutir os processos criativos e produtivos da teledramaturgia a partir de uma perspectiva histórica e revelar como os elementos ficcionais dialogam com os contextos sociais do país.

A programação começa com um coffee break às 9h30, seguida da palestra de Maria Immacolata, às 10h, e de Ricardo Linhares, às 11h30.