Malu Carvalho

A palestra “Aliados em ação: a diversidade como potência criativa em um Brasil não branco” foi o pontapé inicial para a elaboração de projetos de alunos da professora Elaine Vidal, da disciplina Produção de Conteúdo Publicitário, com dois profissionais da empresa L’Oréal. A Gerente de Marketing, Ingra Gomes, e o Corporate Affairs and Engagement, Bryan Leonardo, estiveram na PUC-Rio para representar a marca de cosméticos francesa em uma conversa no dia 7 de abril sobre diversidade e inclusão em campanhas.

A Gerente de Marketing, Ingra Gomes, e o Corporate Affairs and Engagement, Bryan Leonardo. Crédito: Malu Carvalho

Na presença dos estudantes de Estudos de Mídia, os palestrantes contaram a história da Publicidade e exibiram exemplos de como a comunicação mudou ao longo do tempo. Com campanhas viralizadas e pensadas para refletir a cultura e os valores de quem pretende atingir, os palestrantes reforçaram a necessidade de integrar um público diverso de consumidores.

A palestra faz parte da colaboração entre a disciplina e a L’Oréal. Os estudantes deverão produzir um lançamento publicitário para o segmento Cachos Definição Prolongada, da linha Niely Gold. Ingra Gomes explicou que a turma receberá um briefing e deverá elaborar o projeto a partir da identificação com o público, identidade da marca e pluralidade, temas que foram abordados no bate-papo.

– Nós apresentamos o lançamento de 2023 e um cenário muito atualizado de mercado. Isto acontece muito, em alguns momentos relançamos produtos e mudamos a forma de comunicar. Muda o que queremos passar. É exatamente uma visão criativa e diversa que esperamos ver no resultado do trabalho.

Palestra “Aliados em ação: a diversidade como potência criativa em um Brasil não branco”. Crédito: Malu Carvalho

A disciplina propõe, junto aos colaboradores, um olhar mais plural e diverso, voltado a incluir e angariar o consumidor a partir do marketing de comunidade. Bryan Leonardo comentou que, por muito tempo, parte do público era excluído de campanhas e do acesso aos produtos. Pessoas não brancas e LGBTQIAP+, por exemplo, não tinham papel de destaque na publicidade, portanto não se viam como público consumidor de determinadas marcas. Para ele, a lógica agora é reverter o jogo, e os futuros profissionais têm papel central nisso.

– Nossas campanhas e tudo o que temos feito para incluir consumidores diversos permitem que tenhamos uma conversa franca com o público. É importante virmos à Universidade para podermos comunicar e trocar com futuros profissionais, porque a partir da representação de formatos de carreira, com interseccionalidade, diversidade e inclusão, conseguimos impactar e ampliar as mentalidades para a construção de negócios, campanhas e marketing mais assertivos.