Brenda Gusmão, Enzo Krieger e Malu Carvalho

Os jornalistas Pedro Bassan, Nilson Klava, Mariana Gross e Fátima Baptista no auditório do RDC. Crédito: Brenda Gusmão

Os jornalistas Pedro Bassan, Nilson Klava, Mariana Gross e Fátima Baptista no auditório do RDC. Crédito: Brenda Gusmão

Um encontro entre jornalistas da TV Globo e alunos do Departamento de Comunicação selou a colaboração da PUC-Rio com a Academia Luz na Educação (LED), no dia 11 de abril. Durante a aula aberta, Mariana Gross, Pedro Bassan e Nilson Klava, ex-aluno de Jornalismo da Universidade, compartilharam vivências do mercado de trabalho com detalhes sobre a rotina de apuração e dicas para seguir na profissão. A conversa lançou a Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade, que vai selecionar cinco alunos para produzir conteúdo para as plataformas Globo.

O bate-papo começou com o discurso do Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso S. J., e do Diretor do Departamento de Comunicação, Professor Arthur Ituassu. A conversa foi mediada pela gerente de inovação e projetos especiais da TV Globo, Fátima Baptista. O diretor de jornalismo, Ricardo Villela, também ex-aluno do Departamento de Comunicação, valorizou o jornalismo profissional e deu detalhes sobre a criação da Academia LED. Na sequência, a gerente de Valor Social Globo, Viridiana Bertolini, ressaltou a importância de fortalecer o relacionamento entre a Globo e o meio acadêmico. 

– O movimento (Academia LED) tem uma essência muito simples, que é iluminar, reconhecer e impulsionar as iniciativas que já estão acontecendo no Brasil e inovam a educação. Entendemos que o nosso papel ali poderia ser de promovê-las. Sentíamos falta de reforçar a nossa conexão com o meio acadêmico, e aí entra a Academia LED. Não imaginamos outra possibilidade de transformação se não pela educação – declarou. 

Estudantes da PUC-Rio e outras 12 universidades lotaram o auditório do RDC. Crédito: Enzo Krieger

Estudantes da PUC-Rio e outras 12 universidades lotaram o auditório do RDC. Crédito: Enzo Krieger

Mariana Gross, Pedro Bassan e Nilson Klava contaram para a plateia que lotou o auditório do RDC as próprias trajetórias no jornalismo. Eles exibiram fotos do início da jornada profissional, as reportagens mais relevantes que produziram até o momento e forneceram dicas para os estudantes. Ao mostrarem o lado humano da profissão, eles emocionaram e divertiram a plateia. Klava destacou a importância da experimentação durante o período de universidade. Ele lembrou da vivência em sala de aula e do Politique, uma página no Facebook criada com amigos, inspirada pela disciplina Jornalismo e as Eleições Presidenciais. Também ressaltou como ser estagiário do Projeto Comunicar foi fundamental para os primeiros passos na carreira. 

– Fiz um ano de rádio no Comunicar, depois um ano de TV. Ali descobri a minha vocação. Foi com a oportunidade de experimentar que identifiquei qual era o meu sonho. Isto é o jornalismo: experimentar, fazer, colocar a mão na massa. Aqui vocês têm todos estes instrumentos. Confiem em vocês, este é o momento para isto – expressou. 

Durante a aula, os repórteres realizaram uma entrevista com o Coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da Universidade de São Paulo (USP), professor Paulo Artaxo. Os três jornalistas fizeram perguntas sobre a emergência climática nas cidades brasileiras, tema do edital da Academia LED, para incentivar os estudantes a pensarem possíveis tópicos para abordar nas propostas. O físico discorreu sobre o significado da COP30 e as expectativas do evento em um contexto de crise climática que urge por ações a longo prazo no modelo econômico mundial. Ele ainda reforçou o papel do jornalista como comunicador na transição para uma sociedade mais sustentável. 

A ciência já fez o seu trabalho com a descoberta de uma série de questões. Vocês como jornalistas têm um papel muito mais importante, que é levar esses achados para dona Maria e seu João. Não minimizem o seu papel. Cada um fazendo a sua parte no rádio, na televisão, no artigo de jornal, numa entrevista. É isto que vai transformar a sociedade – reiterou. 

Os jornalistas convidados entrevistaram o professor da USP Paulo Artaxo. Crédito: Malu Carvalho

Os jornalistas convidados entrevistaram o professor da USP Paulo Artaxo (à esquerda). Crédito: Malu Carvalho

De acordo com a Coordenadora de Graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Professora Bruna Aucar, a colaboração da Universidade com a TV Globo e a Academia LED une ensino, prática e experiência. Ela defende que a importância desta nova etapa é oferecer uma formação mais ampla aos estudantes.

– Acredito que é o melhor caminho. Temos interlocutores qualificados que estão interessados em refletir criticamente as mudanças no campo da Comunicação e que podem oferecer um subsídio material aos nossos alunos, para que eles possam depositar na sociedade o que aprendem na Universidade. Eles podem sair daqui com um contato, um estágio, uma possibilidade. Acho que esta troca os entusiasma muito – afirmou.

O diretor-executivo de jornalismo da Globo, Miguel Athayde, se formou, há 30 anos, em Jornalismo na PUC-Rio. Ele enfatizou a intenção do novo projeto da Globo com universidades. Para Athayde, a proximidade entre reitores, professores, alunos e o mercado é um ponto estratégico que dá chance a projetos serem escutados.

– É uma profissão linda, extremamente necessária, ainda mais hoje que o jornalismo profissional precisa reafirmar os próprios valores, se legitimar pela transparência e pluralidade. Eu estou muito feliz de estar na PUC tanto tempo depois. Nossa intenção é ficar próximo das universidades para pensar a democracia juntos – pontuou.

A aluna do período Maria Clara Pieper se encantou com a atividade. Para ela, ver jornalistas que são referências no campo e acompanhar de perto a coletiva sobre clima enriqueceu o aprendizado.

– É muito incrível em todos os aspectos. A Universidade sempre nos aproxima do mercado de trabalho. Foi uma super oportunidade, nos fez conhecer tudo isto. Foi a melhor experiência que eu tive até agora na PUC, e olha que já foram muitas – relatou.

O estudante do 7º período Pedro Nunes Meirelles se inspirou no discurso dos jornalistas da TV Globo. Para Pedro, a troca com os repórteres desenvolveu perspectivas sobre os caminhos na vida profissional.

– São três pessoas riquíssimas em conhecimento. Isto mostra que as oportunidades surgem e temos que abraçar; as próprias carreiras deles nos mostraram isto – disse.

O desafio proposto pela Academia LED é realizado no Rio de Janeiro, em colaboração com a PUC-Rio, e em São Paulo, junto à USP. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 30 de abril. Os estudantes deverão enviar pautas com o tema “Emergência da Crise Climática nas Cidades Brasileiras”. Além da proposta escrita em até 2 mil caracteres, que deve detalhar formato, dados, fontes e locais de gravação, eles precisam fazer um vídeo informativo de um minuto para explicar a ideia. Os cinco alunos selecionados terão uma imersão nas redações da Globo com mentoria dos profissionais da emissora e participarão do Festival LED no Rio de Janeiro, em junho. Cada um receberá R$10 mil para a produção do conteúdo, que será publicado nas plataformas da Globo.