Brenda Gusmão, Enzo Krieger e Malu Carvalho

Pedro Bassan, Mariana Gross e Nilson Klava no lançamento da Academia LED na PUC-Rio. Crédito: Brenda Gusmão
O futuro do planeta passa pelo Jornalismo – e pela Universidade. É com este propósito que o edital lançado pela Academia LED na PUC-Rio desafia estudantes a propor pautas sobre a “Emergência Climática nas Cidades Brasileiras”. O objetivo é, a partir desta provocação, colocá-los em contato com uma prática recorrente na rotina do jornalista – a produção de conteúdo. Mariana Gross, Pedro Bassan e Nilson Klava, ex-aluno de Jornalismo do DCOM, participaram da Aula Aberta, no dia 11 de abril, que selou a colaboração entre a Academia LED Jornalismo Globo e a Universidade.
Para apresentar referências e lançar ideias aos alunos, foi organizada uma entrevista com o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP. Parte da Aula Aberta, a atividade também teve como finalidade mostrar como é realizada uma entrevista coletiva. O trio de jornalistas fez perguntas sobre a questão climática com a intenção de apontar alguns temas que podem ser abordados nas propostas dos universitários.
A defesa e o incentivo à cidadania é uma das várias missões do jornalista, e o intuito da Academia LED é incentivar os estudantes a desenvolverem esta competência. A gerente de Valor Social Globo, Viridiana Bertolini, ressaltou a relevância de estabelecer um relacionamento entre o mercado e o ambiente acadêmico. Para ela, as vozes dos jovens têm muito a contribuir, e o projeto ajuda potencializá-las.
– Queremos ouvir o que os estudantes estão pensando sobre os temas atuais e, ao mesmo tempo, disponibilizar para este campo de formação o nosso conhecimento em uma criação conjunta. Estamos em um momento de valorizar o jornalismo profissional. Existem muitas possibilidades e muitos formatos, mas acreditamos que é muito importante conversar sobre fundamentos e premissas da profissão.
Diretor do Departamento de Comunicação, o professor Arthur Ituassu observou que a colaboração da Universidade com o projeto da Globo ilumina a trajetória dos alunos, ao mesmo tempo que alia academia e mercado de trabalho. Segundo ele, o projeto une jornalismo, educação, inovação e reafirma o papel transformador da informação qualificada para o fortalecimento da democracia.
– Para a Universidade, é fundamental ter estas relações com empresas e mercado. Hoje, no campo do jornalismo, temos muitas pautas comuns, como a defesa da profissão, de um discurso moderado, de uma comunicação benéfica para o país, temos que trabalhar juntos mesmo. Ter contato, conhecer as histórias e receber dicas desses profissionais também é imprescindível para a formação dos estudantes. Ilumina a esperança na profissão e no desenvolvimento profissional. É um ganha-ganha, todo mundo está feliz – declarou.
Ex-aluno do Departamento de Comunicação, o diretor de jornalismo da Globo, Ricardo Villela, afirmou que retornar à Universidade trouxe memórias do tempo em que era estudante. Segundo ele, foi gratificante apresentar o ambiente profissional aos jornalistas em formação.
– Foi no Jornalismo, no curso de Comunicação da PUC-Rio, que descobri o que eu queria fazer da minha vida. Tudo ganha um sentido maior, para mim, por ser aqui na PUC. O impacto da Academia LED nesta conversa entre mercado de trabalho e universidade é fundamental, porque se consegue apresentar caminhos futuros aos alunos. A graduação se aproxima da carreira – disse.
Formado há 30 anos em Jornalismo na PUC-Rio, o diretor-executivo de jornalismo da Globo, Miguel Athayde, enfatizou o propósito do novo projeto da emissora com instituições de ensino. Para Athayde, a proximidade entre reitores, professores, alunos e o mercado é um ponto estratégico que dá chance a projetos serem escutados.
– É uma profissão linda, extremamente necessária, ainda mais hoje que o jornalismo profissional precisa reafirmar os próprios valores, se legitimar pela transparência e pluralidade. Eu estou muito feliz de estar na PUC tanto tempo depois. Nossa intenção é ficar próximo das universidades para pensar a democracia juntos – pontuou.
Confira as dicas dos jornalistas convidados:
Mariana Gross
“Instiguem-se, desafiem-se, mergulhem em temas que talvez não sejam do interesse de vocês. Se desafiem sempre, porque o jornalista é desafiado todos os dias. Nós não sabemos o script do dia, então é importante estar preparado para tudo.”
Pedro Bassan
“Leiam muito. Leiam o máximo que vocês puderem, quanto maior e mais velho o livro, geralmente é melhor. Como jornalistas, construímos histórias, e a matéria prima é a palavra. Quando lemos, nós absorvemos as palavras. Leiam
muito, leiam sempre, leiam todos os dias.”
Nilson Klava
“Experimentem e se movimentem sempre, porque o jornalista precisa estar muito bem posicionado. O jornalismo é fazer e colocar a mão na massa. Confiem em vocês e nas ideias de vocês, esta é a hora de fazer isto.”