Enzo Krieger

Walter Carvalho explica conceitos na K102. Crédito: Enzo Krieger

Walter Carvalho explica conceitos na K102. Crédito: Enzo Krieger

Durante quatro horas e meia, o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho conversou com alunos da disciplina Estéticas da Imagem sobre “transcinema”, televisão e fotografia. O também diretor transformou o bate-papo em uma verdadeira aula para aprofundar uma série de conteúdos. Para isto, respondeu a perguntas da plateia e exibiu trechos de filmes e novelas das quais participou. Carvalho deu dicas para aqueles que almejam ser fotógrafos e disse que ninguém aprende a “voar voando”. A palestra foi mediada pela professora Denise Lopes.

Para a plateia que lotou a sala K102, ele citou alguns nomes que o inspiram, como o escultor cearense Nino (1920-2002) e o pintor italiano Giotto di Bondone (1266-1337), que exploraram a questão da perspectiva em suas obras. A fim de ilustrar, ele desenhou no quadro um cubo de seis lados e explicou que, a partir do vértice, só é possível ver três faces. Ele ainda apresentou um conceito que criou, o “enquadradar”, uma forma de utilizar a câmera para captar ângulos diferenciados a partir de uma perspectiva que pareça surgir de uma imagem específica ou de uma pessoa. Sobre o uso de luz, ele indicou que uma bela imagem da chuva deve ser obtida com o uso de contraluz.

Carvalho é responsável pela direção de fotografia de filmes como “Central do Brasil”, “Abril Despedaçado” e “Lavoura Arcaica”, entre outros títulos importantes do cinema brasileiro, além de diversas novelas e minisséries. Ele ressaltou que o homem nasceu com a comunicação e que a estética deveria ser ensinada desde a infância. Também fez questão de pontuar que a Inteligência Artificial não é mais que um instrumento para a criação humana.

– Estética deveria ser uma atividade apresentada logo após a alfabetização das crianças. Tenho certeza que se isto fosse obrigatório nos currículos escolares, a gente melhoraria a compreensão da vida de cada um de nós. O homem, antes de falar, pintou nas cavernas. Tudo o que for feito de imagem, existe, por trás, 2.000 anos de história. Por isto, a Inteligência Artificial não passa de uma ferramenta que vai atrapalhar um pouco, também.

A palestra “O ‘transcinema’ de Walter Carvalho” lotou a sala. Crédito: Enzo Krieger

A palestra “O ‘transcinema’ de Walter Carvalho” lotou a sala. Crédito: Enzo Krieger

A aluna do 5º período de Estudos de Mídia e atriz, Duda Batsow trabalhou com Carvalho nas produções “Amor de Mãe” e “Mania de Você”, da TV Globo. Ela uniu o olhar profissional com o acadêmico para aproveitar ao máximo os aprendizados do diretor.

– O Waltinho é essa pessoa incrível que a gente viu aqui na palestra. É uma felicidade ver uma pessoa deste porte aqui na PUC, e eu não pude deixar de vir. Cada minuto valeu a pena. Com ele me dirigindo, eu consigo perceber o que explicou tanto aqui quanto no trabalho. Ele tem esse olhar sensível, dirige os atores muito bem; é um ótimo diretor para se trabalhar – declarou.

No fim, cinco exemplares do livro “Territórios”, sobre fotografia, foram sorteados para os estudantes presentes, com direito a autógrafos e desenhos feitos pelo autor no momento da entrega