Professora Luciana Pereira (à direita) recebe editora-chefe da Revista ELA (ao centro) em conversa com mediação de doutoranda do PPGCOM/PUC-Rio. Crédito: Carolina Bottino

Professora Luciana Pereira (à direita) recebe editora-chefe da Revista ELA (ao centro) em conversa com mediação de doutoranda do PPGCOM/PUC-Rio. Crédito: Carolina Bottino

O papel do jornalismo de moda nos veículos tradicionais e as mudanças na área nos últimos anos foram assuntos abordados pela editora-chefe da Revista ELA, do jornal O Globo, Marina Caruso, em um bate-papo com alunos do DCOM, no dia 26 de junho. O encontro fez parte da série de palestras organizadas pela professora Luciana Pereira, e a doutoranda Alexandra Santo Anastácio (PPGCOM/PUC-Rio) fez a mediação da conversa. Durante a dinâmica, que funcionou como uma entrevista, a jornalista explicou o funcionamento da revista semanal e deu dicas sobre como trabalhar em uma editoria de moda.

Marina destacou a importância da realização de eventos para uma comunicação que está centrada na experiência de consumo e gera engajamento e receita para a revista, que busca atingir públicos diversos, sem limitação de gerações. Sobre o papel do jornalista no atual contexto das redes sociais, ela ressaltou que o profissional de qualidade não separa o impresso do digital e deve ter a capacidade de equilibrar o prestígio do veículo de comunicação com influenciadores e anunciantes.

– O jornalista de moda precisa estar de olho no que é produzido, não só pelas grandes maisons mas pelos novos talentos. Tem que ir ao cinema, entender o que está sendo produzido culturalmente no Brasil e no mundo. O que o diferencia de um influenciador digital é a capacidade de curadoria e crítica. Se eu colocar uma bolsa na ELA é porque houve um pensamento crítico por trás da escolha da peça.