Padre Anderson Antonio Pedroso passa a fazer parte do PPGCOM/PUC-Rio.

Padre Anderson Antonio Pedroso passa a fazer parte do PPGCOM/PUC-Rio.

O Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., é o mais novo integrante do grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio). Traz na bagagem o estudo sobre fotografia e imagem baseado na teoria do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. Ele está animado com a nova experiência, especialmente porque será uma oportunidade de construir pontes entre saberes e departamentos – Padre Anderson é professor do Departamento de Artes & Design, no qual, inclusive, orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Para ele, a comunicação é “irrenunciável” e fundamental para manter a democracia.

No seu doutorado, o senhor trabalha com o pensamento do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. Como as suas reflexões podem contribuir para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação?

A minha linha de pesquisa é em torno da imagem, que é uma das linhas de pesquisa do departamento no momento. Eu me sinto muito à vontade, porque o meu trabalho no doutorado se baseia na obra de Vilém Flusser, um pensador da imagem. Ele usa a fotografia como uma grande metáfora do que é a imagem no mundo contemporâneo. O Flusser era um filósofo, então, naturalmente, uma pessoa que tinha o sentido da liberdade e unia muito a comunicação com a ontologia, com a epistemologia, e também com o poético, o prático e o ético. Ele trabalha com sociologia, pedagogia e o que ele define como comunicologia. Perfeito para o estudo da Comunicação.

O senhor gosta de ressaltar a importância da transdisciplinaridade no processo pedagógico da Universidade. A sua chegada ao PPGCOM/PUC-Rio pode ser um exemplo desta troca de saberes?

O saber tem que ser interdisciplinar, não dá mais para viver o ensino e a aprendizagem de maneira isolada. Todos os departamentos têm caminhado nesta direção e acolhem pesquisadores de outras áreas. Eu quis caminhar junto neste sentido e dizer que acredito tanto neste modelo que também quero participar. São vários professores construindo pontes, e eu também quero fazer. Eu posso contribuir um pouco com a reflexão, mas a reflexão dos colegas também vai me ajudar a compreender mais sobre a comunicação.

A Comunicação tem passado por uma série de transformações nos últimos anos. Qual é o papel da Comunicação no mundo de hoje?

É uma busca ontológica, a Comunicação fala do nosso ser, não é? No mundo de hoje, precisamos de pensamento mais profundo. Falta-nos uma poética da liberdade, uma densidade de pensamento, de ação, de gestualidade a respeito da liberdade e um compromisso com a transformação da sociedade. A Comunicação é esse lugar, eu acho, irrenunciável. Estamos em uma universidade, alguém que passa pelo curso de Comunicação e pela pós-graduação nesta área tem que ser alguém versado em literatura, em diversas áreas, ter várias visões, perspectivas, cultura.