O 2º Encontro de Montagem Cinematográfica provocará discussões sobre a prática da montagem de 9 a 11 de setembro, com o objetivo de produzir trocas de saberes. Organizado pelos professores do DCOM Andréa França (PPGCOM/PUC-Rio), Isabel Veiga, Marcia Antabi, Pedro Henrique Ferreira, Nicholas Andueza e Patrícia Machado (PPGCOM/PUC-Rio), o evento reforça a importância da montagem não apenas como técnica, mas também como ferramenta de leitura crítica. A programação conta com exibições de três filmes, seguidas por debates com os respectivos montadores, diretores e professores convidados.
Confira a programação:
Dia 9, terça-feira
- 9h às 11h – Exibição de O couro do Te-Ato (Dir. Stella Oswaldo Cruz Penido. Doc. 80min. 2023);
- 11h às 13h – Debate com Joana Collier (montadora) e Prof. Pedro Henrique Ferreira (Panorama do Cinema Mundial I, Panorama do Cinema Mundial II e Imagem e Som), com mediação do Prof. Nicholas Andueza (Teorias do Cinema, Cinema Experimental e Introdução a Equipamentos e Práticas de Filmagem);
Dia 10, quarta-feira
- 9h às 11h – Exibição de Um dia Antes de Todos os Outros (direção de Fernanda Bond, Fic. 73 min. 2024);
- 11h às 13h – Debate com Fernanda Bond (diretora do filme e coordenadora de Graduação em Artes Cênicas da PUC-Rio) e Alice Furtado (montadora), com mediação da Profª Marcia Antabi (Edição e Montagem);
Dia 11, quinta-feira
- 9h às 11h – Exibição de Salão de Baile: This Is Ballroom (direção de Juru e Vitã. Doc. 94 min. 2024);
- 11h às 13h – Debate com Vitã (diretora), Peterkino (montador) e Profª Carol Amaral (Roteiro e Oficina de Roteiro II) e mediação da Profª Isabel Veiga (Edição e Montagem e Cinema, Território e Cultura Periférica);
Saiba quem são os convidados:
Joana Collier
Montadora com 40 longas metragens e 19 curtas, se dedica a um cinema plural de pesquisa de linguagem com parcerias no Brasil e na América Latina. Em 2022, montou o longa documentário “O Filho da Mãe”, sobre o artista Paulo Gustavo, para o Prime Vídeo.
Vitã
Criadora e editora da Revista Moventes. Mestra em Estudos do Cinema e do Audiovisual pelo PPGCOM UFF. Em atividade no mercado audiovisual carioca há mais de dez anos, trabalhou em projetos para Globoplay, Globosat+ e Multishow.
Peterkino
Montador e realizador audiovisual com mais de 12 anos de carreira. Na pós-produção, fez assistência de edição e montou peças e programas de TV em canais como Globo, Multishow, GNT e Canal Futura. Trabalhou por 4 anos no Intercept Brasil, onde criou, produziu e editou pautas em vídeo.
Fernanda Bond
Coordenadora e professora do curso de artes cênicas da PUC-Rio. Psicóloga, possui mestrado e doutorado em artes cênicas pela UNIRIO e fez um doutorado sanduíche na Columbia University. Tem como principal objeto de pesquisa o trabalho do ator/performer e a escrita da cena contemporânea. Desde 2015, ministra workshops de narrativa e roteiro audiovisual nos Estúdios Globo.
Alice Furtado
Montadora, realizadora e pesquisadora. É pós-graduada pelo Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, na França, e Mestre em Comunicação Social pela UFRJ (2024). Em 2019, estreou seu primeiro longa-metragem, “Sem seu sangue”, na Quinzena dos Realizadores, em Cannes. Como montadora, trabalhou em mais de 20 filmes e editou séries de TV. Em 2021, foi professora de direção e montagem no curso de Filmmaking da Academia Internacional de Cinema.