Em sala de aula, Caroline Pecoraro discute diferentes formatos de produção jornalística. Crédito: Arquivo pessoal.

Em sala de aula, Caroline Pecoraro discute diferentes formatos de produção jornalística. Crédito: Arquivo pessoal.

Depois de cumprir uma trajetória como aluna no Departamento de Comunicação, a pesquisadora Caroline Pecoraro agora experimenta uma nova posição no DCOM: o de professora. Neste semestre, ela ministra as disciplinas Iniciação à Pesquisa I, do 1º ciclo, e  Gêneros e Formatos Jornalísticos, do 2º ciclo. Formada em Jornalismo, ela é doutora e mestre pelo PPGCOM/PUC-Rio. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Política (PPGCOM/PUC-Rio), ela integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Caroline é Coordenadora de Produtos Digitais do Instituto Democracia em Xeque (DX), de pesquisa independente de combate à desinformação por meio do monitoramento do debate público digital. Segundo ela, o mapeamento que faz no DX como pesquisadora gera uma bagagem de diferentes formatos de produção de conteúdo jornalístico disponíveis hoje. Para a professora, este entendimento é valioso nas duas disciplinas, especialmente por causa do perfil dos estudantes, que estão sempre conectados e antenados às tendências. 

– Eles são de uma nova geração imersa em um tipo de consumo jornalístico diferente das outras gerações. Meu desafio em sala de aula é mostrar as oportunidades que existem dentro das formas de consumo da informação que eles já fazem. O objetivo é fazer com que eles pensem em novos formatos jornalísticos além do consumo tradicional.