
Professores Arthur Dapieve e Luiz Leo durante o lançamento do Programa de Educação Continuada. Crédito: Alessandra Cruz.
Uma conversa sobre rock brasileiro e democratização com o jornalista, crítico musical e professor Arthur Dapieve marcou o lançamento do Programa de Educação Continuada do DCOM no dia 30 de setembro. O diretor do Departamento de Comunicação, professor Arthur Ituassu, afirmou que o programa é uma forma de reduzir os muros entre a Universidade e a sociedade e de aprimoramento profissional em uma área em constante mudança. O coordenador de Educação Continuada, professor Luiz Leo, ressaltou o leque de oportunidades oferecidas, que pode promover diversidade de pensamento com pessoas de dentro e fora da PUC-Rio. O primeiro curso, Roteiro de série e telenovela, com o autor e roteirista da Rede Globo Emanuel Jacobina, já está em andamento.
Durante a palestra, Dapieve abordou a história e os impactos do rock no contexto da ditadura militar brasileira, especialmente durante a redemocratização do país na década de 1980, que foi pano de fundo para o surgimento da geração Rock Brasil. O professor do DCOM fez um retrospecto do gênero, desde a chegada ao país, nos anos 1950, quando era visto como música estrangeira e criticado por diferentes correntes políticas. Ele contou que, a partir do movimento punk, o rock passou a ter mensagens mais diretas e atrair o público jovem. Neste período, se inseriu no debate público com músicas de protesto, inclusive na campanha das Diretas Já.