
Lucas Peçanha Muniz foi premiado por trabalho sobre a experiência de mulheres no mercado audiovisual. Crédito: Gabriel Darriba.
Dois alunos do curso de Estudos de Mídia do DCOM foram premiados na cerimônia de encerramento do XXXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, no dia 3 de outubro. “Agora você é uma de nós: experiências de mulheres nos bastidores do audiovisual”, de Lucas Peçanha Muniz, foi escolhido como melhor trabalho de iniciação científica da categoria PIBIC do Centro de Ciências Sociais (CCS). O projeto “As desgraçadas: uma investigação ficcional a partir de arquivos policiais do Rio de Janeiro”, de Marcelo Augusto Souza Oliveira, recebeu o prêmio como melhor pesquisa na categoria PIBITI do CCS.
Orientada pela professora e pesquisadora Tatiana Siciliano (PPGCOM/PUC Rio), a pesquisa de Lucas é resultado da análise de quatro entrevistas do projeto Mulheres no Audiovisual (apoiado pelo edital APQ1 da Faperj), que discute a experiência feminina no mercado de ficção audiovisual. O trabalho de Marcelo foi orientado pela professora e pesquisadora Andrea França (PPGCOM/PUC-Rio) e revisita o modo como mulheres de diferentes classes e contextos foram representadas em documentos oficiais da Velha República.
Responsável pelo Programa de Iniciação Científica do DCOM, a professora e pesquisadora Cláudia Pereira (PPGCOM/PUC-Rio) destaca que a premiação recompensa o esforço que Graduação, Pós-Graduação e PIBIC têm feito para incentivar a integração de discentes dos cursos de Estudos de Mídia e de Jornalismo com os de Mestrado e Doutorado. Sobre os projetos da Iniciação Científica do Departamento, Cláudia comenta que agregam uma visão crítica e aprofundada sobre “temas pulsantes da cultura midiática contemporânea”.