A ex-aluna do DCOM Matheus Baldi ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria Literatura/Contos, com “Os Anos de Vidro” (Editora Nós). São 11 textos, escritos a partir de 2021, transpassados por duas narrativas que se cruzam: um grande roubo no sábado de carnaval e o processo de transição de gênero de uma jovem. Neste momento, a escritora trabalha em um romance e outro livro de contos. A cerimônia de premiação será em maio, no Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo.
Formada em jornalismo em 2018, a jornalista é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, no qual atualmente é doutoranda. Pesquisou o disco “Transa”, de Caetano Veloso, para a dissertação de mestrado, em que analisa a concepção do trabalho e como o Brasil é retratado nas canções. No doutorado, previsto para ser concluído em 2027, Matheus usa como base o livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, com a proposta de pensar a leitura da obra como um romance policial.
– Espero que o prêmio seja a confirmação de um caminho que tem dado muitas alegrias. Temos livros excelentes escritos por outras pessoas trans, torço para que os leitores procurem e leiam. E, ainda, há pessoas interessadas em livros de contos, por isto, insistamos nos contos.

