
A jornalista Andréia Coutinho Louback entre a Embaixadora da Alemanha, Bettina Cadenbach, e o Embaixador da França, Emmanuel Lenain, na Embaixada da Alemanha em Brasília.
A jornalista Andréia Coutinho Louback recebeu o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e do Estado de Direito, no dia 5 de fevereiro, na Embaixada da Alemanha em Brasília. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, a ex-aluna do DCOM foi a única brasileira entre os 14 homenageados da edição de 2025. Andréia é diretora-executiva do Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), organização que tem como missão influenciar políticas públicas e ampliar a centralidade da população negra na agenda climática.
O prêmio é concedido anualmente pelos governos da França e da Alemanha e nesta edição o tema foi a justiça climática como proteção dos direitos humanos. Durante a cerimônia, que reuniu autoridades do governo federal e representantes de movimentos sociais, Andreia foi elogiada pela deputada federal Érika Hilton. Em seu discurso, a parlamentar reconheceu o papel emblemático da jornalista ao representar mulheres negras na transformação da agenda mundial climática.

