LabCOM JORNALISMO

A iniciativa integra conhecimentos e práticas multidisciplinares para enriquecer a formação profissional no âmbito da comunicação contemporânea. Promove a experimentação de linguagens e formatos potencializados pelas tecnologias digitais. Sem abdicar das reflexões sobre as dinâmicas comunicacionais contemporâneas, o laboratório promove uma qualificação híbrida e aberta à experimentação por meio do desenvolvimento de produtos online e transmídia, em compasso com os rumos do mercado. Estreita, assim, as relações entre jornalismo, audiovisual e tecnologia digital.

Supervisionadas por professores(as) da universidade, com o suporte de disciplinas do curso de Jornalismo, tais experiências desenvolvem conteúdos transmidiáticos – planejados, produzidos e distribuídos de forma integrada e continuada em variados meios e formatos: livro, revista, jornal, canal de vídeo e de áudio, podcast, blog, vlog, websérie, social film, HQs, graphic novel, game, slide show etc. Essas práticas qualificam os estudantes para as oportunidades cada vez mais influenciadas pela convergência de mídia. As reflexões e experimentações os preparam para empreenderem, a partir de uma formação híbrida, linguagens inovadoras em consonância às demandas crescentes das narrativas transmidiáticas.

Editoras: Profªs. Adriana Ferreira e Itala Maduell
Responsável técnica Profª.Cristina Matos
Professores orientadores: Profs. Alexandre Carauta, Arthur Dapieve, Chico Otavio, Creso Soares e Luis Nachbin
Estagiária(o)s: Brenda Gusmão, Enzo Krieger e Maria Luiza Carvalho

Chiquitanos buscam demarcação em Mato Grosso

Aluna Ana Tonelli, com orientação do professor Chico Otavio, relata como tráfico, queimadas, expulsão por fazendeiros e omissão de governantes locais ameaçam povo indígena na fronteira com a Bolívia.