
A roteirista Mariana Torres (centro) com as professoras do DCOM Alessandra Cruz (à esquerda), Carla Siqueira, Tatiana Siciliano e Bruna Aucar. Crédito: LabCOM Criação e Produção
A convite das professoras Carla Siqueira, da disciplina Narrativas Seriadas, e Tatiana Siciliano (PPGCOM/PUC-Rio), a roteirista Mariana Torres compartilhou com alunos de Comunicação sua trajetória profissional e as particularidades de escrever para diferentes formatos audiovisuais. Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, a ex-aluna voltou à Universidade para contar os desafios de criar histórias que dialoguem com públicos e plataformas distintas, além de destacar os impactos das novas formas de consumo. Com mais de uma década de experiência, Mariana é autora da terceira temporada de “Bom Dia, Verônica” (Netflix) e da novela “Beleza Fatal” (HBO Max).
Durante o bate-papo, Mariana explicou a dinâmica das salas de roteiro e a importância do trabalho coletivo. Ela comentou ainda a construção de personagens e vilões marcantes, e a necessidade de manter a coerência narrativa em longas tramas. Para a televisão, a roteirista assinou “Maysa: Quando Fala o Coração”, indicada ao Emmy em 2009, e outras produções como “Os Dias Eram Assim”, “Ilha de Ferro” e “Quanto Mais Vida, Melhor!”, todas da TV Globo. A autora adaptou com Ângela Chaves o romance “Véspera”, best-seller de Carla Madeira, com previsão de lançamento ainda em 2025.