
Ex-aluna de Jornalismo encontrou caminho na economia e dará aula em universidade na Austrália. Crédito: Arquivo pessoal.
Comunicação e economia andam juntas no trabalho da ex-aluna e pesquisadora Renata Almeida, que assumirá o cargo de professora assistente de finanças na University of Western Australia, em Perth, no próximo ano. Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, Renata migrou para a economia após a graduação, quando ingressou no mestrado em finanças também na Universidade. Ela diz que a formação em jornalismo possibilita uma compreensão mais ampla dos aspectos técnicos da economia.
Em 2011, ela se mudou com o marido para a Noruega, onde cursou uma segunda graduação em Economia e Administração pela Universidade de Stavanger. Em 2024, Renata concluiu o doutorado em Finanças na BI Norwegian Business School, em Oslo, e uniu os tópicos de economia à possibilidade de contar histórias. Com o título, ela aplicou para ser professora em diferentes universidades ao redor do mundo.
A escolhida foi a University of Western Australia, uma instituição tradicional e premiada com o Nobel de Medicina em 2015. Com o marido e os dois filhos, Renata se mudará para Perth em janeiro. A economista foi atraída pela possibilidade de desenvolver a carreira acadêmica e espera colaborar com pesquisadores locais. Pelo programa, ela deve lecionar duas disciplinas por ano, e as primeiras serão Finanças Pessoais e Educação Financeira.
Seja para dar aula ou escrever artigos, Renata acredita que um diferencial no seu trabalho é a formação como jornalista, que começou nas salas de aula e no projeto Comunicar da PUC-Rio. Para ela, a essência é a mesma: contar histórias.
– Escrever requer uma técnica, e a técnica de reportagem me auxilia. Apesar de seguir certas regras, o texto acadêmico também é criativo. As publicações dos big journals da área têm introduções criativas, porque é extremamente relevante fazer um resumo eficiente do trabalho. O jornalismo é imprescindível neste processo e me ajuda muito a fazer esta seleção e depois unir tudo de forma eficiente.