Tatiana Dourado e o professor Miguel Jost debatem sobre os impactos da desinformação. Crédito: LabCOM Criação e Produção. 

Tatiana Dourado e o professor Miguel Jost debatem sobre os impactos da desinformação. Crédito: LabCOM Criação e Produção. 

A quinta aula do Seminário Academia LED Jornalismo Globo na Universidade/DCOM PUC-Rio, ministrada pela professora e pesquisadora Tatiana Dourado (PPGCOM/PUC-Rio), teve como foco os desafios enfrentados pelo jornalismo no cenário informacional contemporâneo. Tatiana discutiu a queda da confiança pública no jornalismo e o aumento da desinformação na era digital no encontro com os alunos no dia 19 de setembro. Na aula anterior houve a participação dos jornalistas Flávio Fachel e Silvana Ramiro.

A pesquisadora analisou as causas e consequências dos ataques sistemáticos de líderes radicais aos meios de comunicação para deslegitimar o jornalismo. Ela apresentou dados que refletem esse movimento de desconfiança, como pesquisas que apontam as redes sociais como principal fonte de notícias dos brasileiros. Neste contexto, Tatiana abordou o crescimento de uma mídia hiper-partidária, que tem papel de propagar notícias segmentadas para consumidores radicalizados. A iniciativa é uma realização da Coordenação de Graduação, da professora Bruna Aucar (PPGCOM/PUC-Rio) e a organização é do professor Miguel Jost.