
Professores Miguel Jost e Marcelo Alves conversam sobre dinâmicas da comunicação conectadas à IA. Crédito: Malu Carvalho.
Alunos do DCOM tiveram a oportunidade de conhecer melhor as oportunidades e desafios que a comunicação enfrenta a partir do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) com o professor e pesquisador Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio). Durante a sexta aula do Seminário Academia LED Jornalismo Globo na Universidade/DCOM PUC-Rio, no dia 26 de setembro, ele debateu a introdução desta tecnologia na produção jornalística e audiovisual, com aceleração de processos que podem levar à precarização e reconfiguração das rotinas. O Seminário é uma realização da Coordenação de Graduação, da professora Bruna Aucar (PPGCOM/PUC-Rio).
No encontro organizado e mediado pelo professor Miguel Jost, Marcelo destacou que a comunicação não pode depender só desta ferramenta e que a qualificação do profissional da área é fundamental neste contexto. Nesse sentido, ele reforçou a importância de uma formação não só técnica, mas que valorize diferentes dimensões da profissão, como a ética jornalística, e outros conjuntos de habilidades que a IA não pode substituir. Na semana anterior, a professora e pesquisadora Tatiana Dourado (PPGCOM/PUC-Rio) ministrou para os estudantes matriculados no Seminário, a aula sobre os desafios enfrentados pelo jornalismo no cenário informacional contemporâneo.