Vivian Mannheimer pesquisa sobre democracia e meio ambiente. Foto: Arquivo pessoal.

Para a sala de aula, Vivian mostra aos alunos um olhar mais completo para a Comunicação. Foto: Arquivo pessoal.

Para a pesquisadora Vivian Mannheimer, a teoria e a prática sempre devem caminhar juntas. E foi justamente com este equilíbrio que ela construiu toda a sua trajetória. Agora como professora do quadro complementar, ela ministra a matéria de Carreiras Profissionais em Jornalismo, uma optativa do 3º ciclo. A jornalista tem como proposta levar para a sala de aula sua experiência como repórter, em institutos de pesquisa, como assessora de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz e a vida acadêmica. Mestre e doutora pela PUC-Rio em Comunicação, com estágio de pós-doutorado no PPGCOM/PUC-Rio, Vivian construiu um percurso que une prática profissional e rigor científico.

Desde 2021, ela colabora com o Instituto Democracia em Xeque, no qual mapeia narrativas e desinformação em debates digitais sobre eleições, vacinas e meio ambiente. Durante dez anos, ela foi correspondente da Deutsche Welle no Rio de Janeiro, o que fez com que desenvolvesse um “olhar internacional” sobre democracia, direitos humanos e meio ambiente. No meio acadêmico, a jornalista integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (PPGCOM/PUC-Rio) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

– Eu acredito que uma formação sólida, robusta e com uma base teórica cria um jornalista cuidadoso, com um olhar apurado e consciência do mundo.