CURSOS

ESTUDOS DE MÍDIA

Em um cenário de intensas transformações tecnológicas e midiáticas, a graduação em Estudos de Mídia atende às novas demandas socioeconômicas e padrões internacionais relacionados ao ensino e à prática na área comunicacional. O curso incorpora os campos da Publicidade e Comunicação Corporativa e do Cinema e Audiovisual à Tecnologia. Assim integra conhecimentos, reflexões e dinâmicas voltados à formação de profissionais polivalentes, com domínio das múltiplas linguagens e formatos midiáticos, abertos à experimentação inovadora e qualificados para contemplar as mudanças dos modelos de produção e de negócios decorrentes das tecnologias digitais.  

Trata-se, portanto, de um curso centrado em inovação, criatividade e gestão, dedicado a formar um profissional inventivo, aberto à experimentação, qualificado para as demandas e oportunidades derivadas da reconfiguração midiática e capaz de gerir a carreira de forma autônoma.

JORNALISMO

Conciliar uma tradição de quase 70 anos com as exigências de um mundo em transformação é o objetivo do curso de Jornalismo da PUC-Rio, que juntamente com o curso de Estudos de Mídia coloca-se sob a gestão do Departamento de Comunicação da Universidade. Ao tornar a formação em jornalismo uma especificidade, o projeto pedagógico do Departamento segue rigorosamente as determinações contidas na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES) do Ministério da Educação (MEC), de 27 de setembro de 2013, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Jornalismo (DCNs JOR) no país.

As mudanças tornaram-se necessárias também por conta das mutações tecnológicas no mercado de trabalho jornalístico, que já havia se transformado em função dos processos de informatização e digitalização capitaneados pela rede mundial dos computadores – a internet – radicalizados agora pela consolidação das mídias sociais e seu modelo de negócios. Desta forma, as transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas precisam ser compreendidas pelos alunos e alunas da graduação para que possam desenvolver uma capacidade crítica em relação ao contexto em que seu trabalho será realizado. Para que possa acompanhar os novos processos produtivos que afetam a forma de distribuição e o modo de transmissão do conteúdo jornalístico, a nova grade precisa ser flexível. Ela deve acompanhar as intermitentes mutações no campo do saber, assim como as mudanças estruturais que a profissão atravessa.