NUTEC
O Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) foi criado para realizar atividades de ensino e pesquisa unindo tecnologia e comunicação, e para desenvolver projetos inovadores de interesse da sociedade, em sintonia com os propósitos da Universidade.
2025
Coordenador do NuTec concede entrevista para O Globo
Estudo realizado pelo Laboratório NuTeC (PPGCOM/PUC-Rio) foi utilizado como uma das fontes na reportagem “Vitrine do governo no combate ao desmatamento, estados da Amazônia têm mais parlamentares à direita no Congresso”, publicada no dia 18 de junho no Globo on-line....
2024
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Balanço das campanhas de vereadores eleitos
O 5° e último relatório do projeto Hubs Regionais – Rio de Janeiro, uma parceria entre o Departamento de Comunicação da PUC-Rio e o Instituto Democracia em Xeque, apresenta o balanço final da atuação dos candidatos eleitos a vereador no TikTok durante as eleições…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Balanço das campanhas de Alexandre Ramagem e Eduardo Paes
Este relatório apresenta um balanço das campanhas dos dois primeiros candidatos em número de votos, Alexandre Ramagem e o prefeito reeleito, Eduardo Paes. A pesquisa passa por dois momentos específicos de análise, são eles a reta final e pós eleição e o último debate,…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Análise Temática dos Candidatos à Prefeitura no TikTok
Este relatório analisa temáticas abordadas no TikTok por candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro. Os Hubs Regionais são uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por várias regiões do Brasil dedicada a monitorar as dinâmicas de campanhas de desinformação e a…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Cobertura Eleitoral dos Candidatos a Vereador no TikTok
Nesta segunda edição, analisamos os perfis de candidatos à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Os Hubs Regionais são uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por várias regiões do Brasil dedicada a monitorar as dinâmicas de campanhas de desinformação e a construção…
Comunidade ASMR no YouTube Brasil: uma análise de imagem e redes sociais
Este relatório tem como objetivo avaliar como se estabelece a rede de canais produtores de conteúdos em vídeo sobre ASMR no YouTube Brasil e quais são os padrões visuais do nicho. A sigla corresponde a Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR), expressão que é…
Pesquisa do NuTec Lab (PUC-Rio) em colaboração com Instituto Democracia em Xeque é fonte do O Globo
Análise realizada pelo NuTecLab em colaboração com Instituto Democracia em Xeque foi a fonte utilizada para uma matéria publicada em O Globo. O resultado da análise realizada pelo NuTecLab, o laboratório do Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais de 2024 Cobertura Eleitoral no TikTok – Agosto 2024
Os Hubs Regionais são uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por várias regiões do Brasil dedicada a monitorar as dinâmicas de campanhas de desinformação e a construção de narrativas nocivas sobre eleições e questões climáticas nas plataformas digitais. Na…
2022
Deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro (RJ) investiram mais de R$ 1 milhão em impulsionamentos na Meta
Destaques: Dentre os deputados eleitos, o investimento total em anúncio na plataforma Meta foi de R$1.094.380,5 no período de 16 de agosto a 1 de outubro. O número de anúncios foi 1.939 e o número de impressões foi 91.251.000. Embora o PL tenha sido o partido a…
Jair Bolsonaro foi o presidenciável que mais gastou em impulsionamento no Google
O candidato à reeleição derrotado Jair Bolsonaro (PL) foi o presidenciável que mais gastou em impulsionamento de conteúdos de campanha no Google nas eleições de 2022. Ele investiu R$ 28,6 milhões em 1.067 anúncios (Gráfico 1). Por sua vez, Luiz Inácio Lula da Silva…
Divulgação dos resultados do Observatório PUC-Rio das eleições
Na quarta-feira, dia 16 de novembro, os alunos e professores que participaram do Observatório Puc-Rio das eleições 2022 vão apresentar os resultados e aprendizados alcançados com a experiência. Levando em conta o peso crescente das dinâmicas online no processo…
Às vésperas das eleições, Lula e Bolsonaro descumprem Lei Eleitoral ao impulsionar ataques um ao outro
Na reta final da campanha presidencial, Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), trocam ataques entre si em peças publicitárias impulsionadas no Google. Os dois primeiros colocados nas pesquisas sustentavam uma retórica defensiva…
Youtube foi a plataforma que mais recebeu anúncios na campanha para governador do Rio
No último dia 03 de outubro, o governador Cláudio Castro, do PL, conseguiu a reeleição para o cargo que ocupava desde maio do ano passado. O saldo total de sua campanha foi de mais de R$ 15,2 milhões de reais, sendo que mais de R$ 263 mil reais foram discriminados…
Na disputa pelo Senado, Romário liderou em votos e também no investimento em propaganda digital
No último dia três de outubro, o senador Romário (PL) conseguiu a reeleição para o cargo que ocupava desde 2014. De acordo com a prestação de contas no portal da transparência do TSE, o total de gastos da sua campanha foi de mais de R $5 milhões de reais. Analisando…
Ciro Gomes é o segundo presidenciável que mais gastou com impulsionamento em setembro
O candidato à presidência pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, foi o segundo que mais gastou em publicidade digital no Google e na Meta em setembro. No Google, foram R$ 2,6 milhões, atrás apenas de Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), com R$ 3,6…