Brenda Gusmão, Enzo Krieger e Malu Carvalho

Calouros lotaram a K-102. Crédito: Enzo Krieger
Curiosidade e expectativa marcaram a chegada dos novos alunos de Jornalismo e Estudos de Mídia à PUC-Rio na sexta-feira (7). Os calouros da Universidade foram recebidos no “Meu Primeiro Dia na PUC”, um momento de acolhimento e integração organizado no campus da Gávea. A cerimônia teve início nos pilotis do Edifício da Amizade e foi conduzida pelo Reitor, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. Após o encontro geral, os estudantes seguiram para uma apresentação do Departamento de Comunicação, quando puderam conhecer melhor os cursos, trocar experiências e compartilhar informações para a nova fase.
A transição do ensino médio para o superior é um dos principais desafios enfrentados pelos jovens universitários. Para a caloura Ana Beatriz Martins, de 18 anos, a entrada na graduação significa um novo ritmo de vida, com mais autonomia e abertura para o mundo. Interessada em fotografia e esporte, Ana escolheu o curso de Jornalismo pela interdisciplinaridade e a possibilidade de unir hobbies e trabalho.
– A PUC foi a universidade mais indicada, espero que o meu conhecimento na área da Comunicação seja muito amplo. Espero ter muitos aprendizados e trocas com colegas de sala e professores. Gosto muito da área de fotografia e de esporte. O jornalismo é um meio de juntar os dois – conta.
A adaptação a outra rotina foi destacada por Caio Gavião, de 17 anos, que se mudou de Barra Mansa, município no sul do estado, para o Rio de Janeiro. Calouro de Jornalismo, Caio vê esta fase como “o primeiro passo da vida adulta”.
– O jornalismo é o que eu queria fazer desde pequeno, estar aqui agora e realizar este sonho é incrível. É uma mudança gigante, mas estou animado. O jornalismo sempre foi a minha escolha, principalmente o esportivo – relata.
Natural de Volta Redonda, Elisa Andrade veio ao Rio para cursar Estudos de Mídia. Assim como Caio, ela está empolgada com a perspectiva de viver em uma nova cidade e estar em um ambiente acadêmico.
– A PUC é muito tradicional e me dá muito orgulho estar aqui hoje. É uma nova experiência, as expectativas são muito altas, mas sempre com o pé no chão e humildade. Ainda é só o começo e a gente tem muita coisa para aprender – diz.

Elisa Andrade e Caio Gavião. Crédito: Enzo Krieger
Enquanto alguns estão animados, outros ainda não sabem o que esperar da mudança de fase que viverão. É o caso da caloura de Estudos de Mídia Giovanna Gomes, que confia na graduação escolhida, mas ainda está apreensiva com as perspectivas guardadas pelo futuro.
– A PUC é uma boa universidade e oferece uma boa formação, acho que vai ser bom para o meu currículo. É um curso que vai me ajudar e abrir vários caminhos. Eu estava nervosa para vir. Estou ansiosa mesmo, não sei o que esperar, mas acho que vai ser bom – relata.
Entre os estudantes da Comunicação, a chance de frequentar uma instituição de excelência e ter um conhecimento diverso foram os maiores atrativos. Moradora da Tijuca, Maria Fernanda Lima, de 19 anos, confessa que está ansiosa para o início das aulas. Ela destaca que escolheu o curso de Jornalismo por se identificar com as matérias da grade.
– As minhas expectativas são muito altas porque a PUC é muito bem falada, ainda mais em Comunicação. É basicamente uma mudança de vida, de ciclo. É um meio de novas vivências, e a escola acaba ficando um pouco para trás, mas também me deu muita base – afirma.
Já Sabrina Yumi, de 18 anos, optou por Estudos de Mídia porque se interessa por arte, cinema e diferentes mídias. Ela aponta as mudanças que o ambiente universitário oferece, sem se esquecer da importância da sala de aula.
– Estou animada pelas matérias mais voltadas para cinema, que acho mais interessante. O curso vai ser bom porque a estrutura parece ser muito boa. O ambiente vai ser diferente, mas ao mesmo tempo um pouco parecido com a escola – ressalta.
As atrações do “Meu Primeiro Dia na PUC” também incluíram uma apresentação do Coral da PUC-Rio, com músicas de Tim Maia, Alceu Valença e Gonzaguinha; vídeos explicativos sobre o campus e a rotina de estudante.
Depois da recepção inicial aos calouros de todos os cursos, os alunos do Departamento de Comunicação Social foram guiados à sala K-102. A Coordenadora de Graduação, professora Bruna Aucar, deu boas-vindas aos jovens. Os Coordenadores Adjuntos de Graduação, professores Mauro Silveira e Luciana Pereira, e a Coordenadora do LabCom, professora Cristina Bravo, explicaram como funciona a rotina acadêmica e introduziram as atividades da Semana de Acolhimento, que terá início na terça-feira.

Ana Beatriz Martins ganhou em sorteio o livro “Comunicação Estratégica no Esporte”. Crédito: Enzo Krieger
Durante o bate-papo, Ana Beatriz Martins ganhou um dos dez livros sorteados para os alunos que lotaram o auditório. Ela saiu do “Meu Primeiro Dia na PUC” animada para o início das aulas e mais tranquila depois de conhecer colegas e professores.
– Foi importante para conhecermos os professores com quem vamos ter aula, os veteranos e as pessoas que vão estar na nossa sala. Isto também traz um pouquinho mais de conforto para a semana que vai começar.