
Sergio Mota conversa com Thiago Pimentel e Marcelo Gomes sobre o processo de produção da série ‘Máscaras de Oxigênio não Cairão Automaticamente’.
O ex-aluno Thiago Pimentel e o cineasta Marcelo Gomes participaram, no dia 1º de outubro, de uma exibição especial do primeiro episódio da nova série “Máscaras de Oxigênio não Cairão Automaticamente”, em que são produtor e diretor, respectivamente. Após a exibição, organizada pelo professor Sergio Mota, houve um bate-papo sobre a produção da obra com estudantes da disciplina Cinema Brasileiro. A série é baseada na história real de três comissários de voo que, na década de 1980, durante a epidemia de AIDS no Brasil, contrabandeavam o único remédio disponível para tratar a doença.
Os convidados revelaram as escolhas estéticas da produção, como o uso de câmeras VHS e Ikegami para recriar a textura das imagens anos 1980, e a relevância de cenas de sexo e afetividade para representar a desinformação, o preconceito e a intimidade da época. Idealizador da série, Thiago Pimentel comentou que a pandemia de Covid-19 abriu espaço para novas reflexões sobre a Aids, antes vista como “epidemia do outro” e hoje compreendida como parte da nossa história coletiva. O produtor e o diretor de “Máscaras de Oxigênio não Cairão Automaticamente” ressaltaram os desafios do processo de mais de cinco anos de desenvolvimento do projeto e a importância de trazer um olhar contemporâneo sobre a epidemia de AIDS.