Departamento de Comunicação
Cumprindo com o que determina o edital referente ao Processo Seletivo para Professor/a de Tempo Integral do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, a banca examinadora avaliou, na fase eliminatória, o preenchimento dos requisitos obrigatórios e a documentação apresentada pelas candidatas e pelos candidatos.
No total, o processo seletivo contou com o número expressivo de 42 candidaturas, todas de alto nível.
A banca considerou a combinação de três critérios, além da titulação de Doutorado e de uma formação em programa de pós-graduação na área de Comunicação associado à Compós (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação). São eles:
1 – Pesquisa de alto nível, verificável principalmente, mas não exclusivamente, por publicações em periódicos de relevância nas áreas de Comunicação e Ciências Sociais em quantidade compatível com seu tempo de titulação.
2 – Publicações e/ou projetos de pesquisa desenvolvidos no Mestrado e/ou Doutorado com temática predominante voltada para a interlocução entre a Comunicação e a Antropologia do Consumo.
3 – Teor, temática e abordagem do projeto de pesquisa apresentado como requisito para o processo seletivo, considerando a aderência às investigações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio, explorando, principalmente, questões e bibliografia relacionadas à Antropologia do Consumo e/ou aos estudos da Publicidade.
A segunda fase do processo seletivo será ao longo do primeiro semestre de 2026.
A seguir, a lista dos 11 aprovados na primeira fase, por ordem alfabética.
Cinthya Pires Oliveira
Daniela Mazur
Eduardo Miranda
Enoe Lopes Pontes de Marques Tavares
Guilherme B. Libardi
Julia dos Anjos
Lucas de V. Teixeira
Marcella Azevedo
Pedro Henrique Conceição dos Santos
Ribamar Oliveira
Tatiana Cioni Couto