Crédito: Manuel Falcão, Viridiana Bertolini e a professora Cristina Bravo com alunos. Crédito: LabCOM Criação e Produção.

Manuel Falcão, Viridiana Bertolini e a professora Cristina Bravo com os alunos. Crédito: LabCOM Criação e Produção.

O diretor de Marca e Comunicação da Globo, Manuel Falcão, e a gerente de Educação da área de Valor Social da empresa, Viridiana Bertolini, participaram de uma palestra organizada pela professora Cristina Bravo no dia 5 de novembro. Manuel apresentou o percurso de construção da marca Globo, desde o início, há 100 anos, como jornal, até a consolidação como rede de informação e entretenimento.

Durante a conversa, ele destacou que uma marca é formada pela percepção das pessoas e como ela se relaciona com o público. Também abordou a importância de construir uma comunicação acessível e explicou como elementos visuais e sonoros traduzem os princípios e o propósito da empresa.

– O maior desafio de uma marca é ter a capacidade de se comportar de maneira fluida e orgânica. Focar nas pessoas e se conectar com elas é a melhor forma de uma marca ter sucesso.

Viridiana Bertolini mostrou o trabalho desenvolvido pela área de Valor Social, cujo objetivo é fortalecer o compromisso da empresa com a sociedade por meio de projetos voltados à cidadania e educação. Ela destacou o Movimento LED – Luz na Educação, iniciativa que valoriza práticas inovadoras no campo educacional, e o projeto Academia LED, que aproxima o jornalismo das universidades e estimula o diálogo entre profissionais e estudantes.

– É importante repensar a educação como um assunto que pertence a toda a sociedade e entender que a educação é a jornada de conhecimento da vida de uma pessoa.