
Alunas da disciplina Brazilian Culture, Sage Jones e Rosa Moons, durante a produção do documentário. Foto: Arquivo pessoal.
No encerramento do semestre, os alunos da disciplina Brazilian Culture exibiram, no dia 4 de novembro, os documentários desenvolvidos ao longo do período. A disciplina foi ministrada em inglês pelo professor Luís Nachbin, que durante as aulas procurou desmistificar estereótipos relacionados ao Brasil, comuns e populares no exterior. Os 50 alunos – 49 intercambistas e um brasileiro – produziram materiais audiovisuais que buscaram desconstruir clichês, como “o país do futebol” ou “o país do samba”. Ao todo, 19 documentários foram produzidos, a maioria procurou investigar o cotidiano nas favelas.
De acordo com o professor, a proposta da disciplina é estimular alunos a saírem das zonas de conforto e aproximá-los de setores da sociedade com os quais dificilmente teriam contato. Nachbin destacou dois projetos que mais chamaram a atenção: um que apresenta a favela do Chapadão, na Zona Norte, e outro que aborda a cultura do brasileiro de consumir bolo tanto em celebrações quanto no dia a dia. Ao final da exibição, estudantes como Celeste Lucie Carmen Simon, da França, e Maddi Alegria, da Espanha, destacaram que a liberdade criativa e as experiências vividas trouxeram muitos aprendizados. A disciplina será oferecida em 2026.1, para alunos estrangeiros e também para os alunos de Estudos de Média e Jornalismo.

