NUTEC
O Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) foi criado para realizar atividades de ensino e pesquisa unindo tecnologia e comunicação, e para desenvolver projetos inovadores de interesse da sociedade, em sintonia com os propósitos da Universidade.
2025
Coordenador do NuTec concede entrevista para O Globo
Estudo realizado pelo Laboratório NuTeC (PPGCOM/PUC-Rio) foi utilizado como uma das fontes na reportagem “Vitrine do governo no combate ao desmatamento, estados da Amazônia têm mais parlamentares à direita no Congresso”, publicada no dia 18 de junho no Globo on-line....
2024
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Balanço das campanhas de vereadores eleitos
O 5° e último relatório do projeto Hubs Regionais – Rio de Janeiro, uma parceria entre o Departamento de Comunicação da PUC-Rio e o Instituto Democracia em Xeque, apresenta o balanço final da atuação dos candidatos eleitos a vereador no TikTok durante as eleições…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Balanço das campanhas de Alexandre Ramagem e Eduardo Paes
Este relatório apresenta um balanço das campanhas dos dois primeiros candidatos em número de votos, Alexandre Ramagem e o prefeito reeleito, Eduardo Paes. A pesquisa passa por dois momentos específicos de análise, são eles a reta final e pós eleição e o último debate,…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Análise Temática dos Candidatos à Prefeitura no TikTok
Este relatório analisa temáticas abordadas no TikTok por candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro. Os Hubs Regionais são uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por várias regiões do Brasil dedicada a monitorar as dinâmicas de campanhas de desinformação e a…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais: Cobertura Eleitoral dos Candidatos a Vereador no TikTok
Nesta segunda edição, analisamos os perfis de candidatos à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Os Hubs Regionais são uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por várias regiões do Brasil dedicada a monitorar as dinâmicas de campanhas de desinformação e a construção…
Comunidade ASMR no YouTube Brasil: uma análise de imagem e redes sociais
Este relatório tem como objetivo avaliar como se estabelece a rede de canais produtores de conteúdos em vídeo sobre ASMR no YouTube Brasil e quais são os padrões visuais do nicho. A sigla corresponde a Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR), expressão que é…
Pesquisa do NuTec Lab (PUC-Rio) em colaboração com Instituto Democracia em Xeque é fonte do O Globo
Análise realizada pelo NuTecLab em colaboração com Instituto Democracia em Xeque foi a fonte utilizada para uma matéria publicada em O Globo. O resultado da análise realizada pelo NuTecLab, o laboratório do Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da…
Hubs regionais (RJ) | Eleições Municipais de 2024 Cobertura Eleitoral no TikTok – Agosto 2024
Os Hubs Regionais são uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por várias regiões do Brasil dedicada a monitorar as dinâmicas de campanhas de desinformação e a construção de narrativas nocivas sobre eleições e questões climáticas nas plataformas digitais. Na…
2023
O debate sobre Inteligência Artificial no YouTube
Este relatório analisa o fenômeno da IA na contemporaneidade, buscando entender seus impactos com base nos dados do YouTube. A análise demonstrou receio e animação quanto à nova tecnologia, mas é importante ressaltar que essas tecnologias são uma tendência e já estão…
Javier Milei, o candidato TikTok
Este relatório busca analisar os discursos do candidato Javier Milei no seu perfil oficial do TikTok, mídia social de grande crescimento e amplo uso entre os jovens, faixa etária importante para o candidato. As eleições presidenciais argentinas ocorrem em um período…
Pesquisa do Departamento de Comunicação é fonte de Miriam Leitão
Análise realizada pelo NuTecLab foi a fonte utilizada pela colunista Míriam Leitão, em coluna publicada em O Globo. O resultado da análise realizada pelo NuTecLab, o laboratório do Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, foi a fonte utilizada…
Discursos e comunidades de The Last of Us no Youtube
Este relatório busca analisar a repercussão do seriado de televisão The Last of Us no YouTube durante o ano de 2023. O show foi um dos grandes sucessos de audiência da HBO, sendo avaliado pela crítica como uma das melhores adaptações de roteiros de videogame para o…
2022
Deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro (RJ) investiram mais de R$ 1 milhão em impulsionamentos na Meta
Destaques: Dentre os deputados eleitos, o investimento total em anúncio na plataforma Meta foi de R$1.094.380,5 no período de 16 de agosto a 1 de outubro. O número de anúncios foi 1.939 e o número de impressões foi 91.251.000. Embora o PL tenha sido o partido a…
Jair Bolsonaro foi o presidenciável que mais gastou em impulsionamento no Google
O candidato à reeleição derrotado Jair Bolsonaro (PL) foi o presidenciável que mais gastou em impulsionamento de conteúdos de campanha no Google nas eleições de 2022. Ele investiu R$ 28,6 milhões em 1.067 anúncios (Gráfico 1). Por sua vez, Luiz Inácio Lula da Silva…
Divulgação dos resultados do Observatório PUC-Rio das eleições
Na quarta-feira, dia 16 de novembro, os alunos e professores que participaram do Observatório Puc-Rio das eleições 2022 vão apresentar os resultados e aprendizados alcançados com a experiência. Levando em conta o peso crescente das dinâmicas online no processo…
Às vésperas das eleições, Lula e Bolsonaro descumprem Lei Eleitoral ao impulsionar ataques um ao outro
Na reta final da campanha presidencial, Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), trocam ataques entre si em peças publicitárias impulsionadas no Google. Os dois primeiros colocados nas pesquisas sustentavam uma retórica defensiva…
Youtube foi a plataforma que mais recebeu anúncios na campanha para governador do Rio
No último dia 03 de outubro, o governador Cláudio Castro, do PL, conseguiu a reeleição para o cargo que ocupava desde maio do ano passado. O saldo total de sua campanha foi de mais de R$ 15,2 milhões de reais, sendo que mais de R$ 263 mil reais foram discriminados…
Na disputa pelo Senado, Romário liderou em votos e também no investimento em propaganda digital
No último dia três de outubro, o senador Romário (PL) conseguiu a reeleição para o cargo que ocupava desde 2014. De acordo com a prestação de contas no portal da transparência do TSE, o total de gastos da sua campanha foi de mais de R $5 milhões de reais. Analisando…
Ciro Gomes é o segundo presidenciável que mais gastou com impulsionamento em setembro
O candidato à presidência pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, foi o segundo que mais gastou em publicidade digital no Google e na Meta em setembro. No Google, foram R$ 2,6 milhões, atrás apenas de Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), com R$ 3,6…