
Instituto Democracia em Xeque e PPGCOM/PUC-Rio lançam Report Semanal Informa. Crédito: Instituto Democracia em Xeque.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e o Instituto Democracia em Xeque firmaram uma parceria cujo resultado é o Report Semanal Informa, relatório que analisa o que repercute na discussão pública digital sobre temas climáticos e ambientais. O relatório foi lançado no dia 6 de junho, e as informações são publicadas todas as sextas-feiras com o objetivo de fornecer elementos que contribuam para elaboração de políticas públicas e criação de ações de comunicação.
A equipe envolvida no projeto Informa é composta por pesquisadores de pós-doutorado e por professores do PPGCOM/PUC-Rio. O grupo examina cerca de 20 mil postagens para identificar opiniões, tendências, narrativas de desinformação e negacionismo climático. Diretora de Pesquisa do Instituto Democracia em Xeque, Letícia Capone ressalta que ter o PPGCOM/PUC-Rio neste projeto é algo valioso, uma vez que o Programa desenvolve pesquisas importantes na área de comunicação.
– Para o Instituto Democracia em Xeque, a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio fortalece o projeto Informa ao adicionar uma robusta base acadêmica e de pesquisa à análise da repercussão de temas climáticos e ambientais no debate público digital, já que se trata de uma universidade que é referência no Brasil.
Coordenadora de produtos digitais de pautas socioambientais, a pesquisadora Caroline Pecoraro acredita que o trabalho de análise e divulgação de temas climáticos realizado no Informa pode solidificar as discussões no debate público brasileiro. Integrante do DX desde 2022 e Pós-doutoranda no PPGCOM/PUC-Rio, ela afirma que o relatório ainda pretende inspirar debates em outros segmentos, especialmente em ano de COP30.
– O Informa tem uma característica muito importante que é a questão dos dados abertos. O acesso à informação é uma oportunidade de fazer um agendamento da discussão pública a respeito das pautas socioambientais. Temos o papel de contribuir para este debate em um ano em que temos, no Brasil, uma das principais conferências mundiais sobre o assunto. Este é um produto capaz de gerar outras discussões, inclusive sobre democracia, quando tratamos de discursos desinformativos.
A pesquisadora Vivian Mannheimer é também pós-doutoranda no PPGCOM/PUC-Rio e integra o DX desde a criação dele, em 2021. No início, contribuía com os estudos voltados para a integridade da informação no processo eleitoral de 2022. Hoje, ela produz relatórios e pesquisas sobre o debate público digital em torno de temas da área de meio ambiente e saúde, com foco em vacinas. Vivian explica que um painel de dados foi desenvolvido especialmente para o projeto, assim como a metodologia de análise que torna a proposta mais próxima da atividade acadêmica.
– O grande diferencial do nosso trabalho é que ele é fundamentado em dados, o que confere uma maior credibilidade ao Informa. A transparência e o acesso à informação são valores fundamentais da democracia e essenciais para que sociedade civil e imprensa fiscalizem ações e cobrem responsabilidade dos gestores públicos. Nossa contribuição está em informar o debate público com base em dados, fortalecendo a discussão, que pode influenciar diretamente a formulação de políticas públicas.