DOCENTES

Adriana Andrade Braga - professora associada

Linha de pesquisa: Comunicação e Experiência

Graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC-MG, Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos-RS. Atualmente, é Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Presidenta da Media Ecology Association – MEA (2020-2023). Professora Visitante na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e bolsista de Pós-Doutorado Sênior (PDS/CNPq) na UFRJ. Foi Professora Visitante na University of Macau, China (2018-2019). Coordena o Laboratório de Mídias Digitais – LabMiD e o Grupo de Pesquisa em Interações Digitais – GRID/CNPq. Autora dos livros “AI and the Singularity: A fallacy or a great opportunity?” (MDPI, Suíça, 2020); “Introdução à Ecologia das Mídias” (com Levinson e Strate. Ed. Loyola, 2019); “Personas Materno-Eletrônicas” (Ed. Sulina, 2008); “Corpo-Verão: jornalismo e discurso na imprensa feminina” (Ed. PUC-Rio, 2016); e “CMC, Identidades e Género” (Ed. UBI/Portugal, 2005). Tese de Doutorado vencedora dos prêmios Prêmio CAPES de Tese 2007 e The Harold Innis Award 2007 (MEA/EUA).

Foi vencedora do Prêmio Louis Forsdale para “Outstanding Educator in the Field of Media Ecology” (2022). Realizou Pós-Doutorado Sênior na UFMG (PDS/CNPq) e Pós-Doutorado Junior (PDJ/CNPq) na PUC/RS. É membra do conselho editoral dos periódicos MDPI Information, Explorations in Media Ecology – EME, SCI Journal, New Explorations – NExJ entre outros. Atuou como editora da Revista E-Compós e como coordenadora do GT Recepção da COMPÓS. Produtora e Diretora do documentário longa-metragem “Howie Os Outsiders: a Escola de Chicago e os Estudos de Comunicação no Brasil” (Brasil/França/EUA/Portugal, 2020, 62min). O filme foi premiado na ANPOCS 2022. Tem produção na área da Comunicação, Informação, Linguística, Sociologia, Filosofia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interação social em ambientes digitais, telefonia móvel, Inteligência Artificial, Ecologia das Mídias, representações sociais, etnografia, discurso, Tecnologias da Informação e Comunicação, teorias e metodologias de pesquisa, cultura, gênero, jornalismo, corpo e imprensa feminina.

     |     

 

Andréa França Martins - professora associada

Linha de pesquisa: Comunicação e Experiência

PProfessora Associada do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura na ECO/UFRJ e pós-doutorado na Universidade de Reading (Inglaterra). Coordena o IMADIS – Laboratório de Pesquisa de Imagens em disputa no Cinema e Audiovisual (CNPq).

É editora da ALCEU – Revista de Comunicação, Cultura e Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Tem artigos e livros publicados na área de Comunicação com ênfase em cinema, documentário e produção audiovisual, sob a perspectiva das disputas de sentido da imagem e da construção da memória (Imagens em Disputa, ed. 7 Letras, 2018, co-organizadora; On Women’s films – across worlds and generations, ed. Bloomsbury Academic, 2019). Realiza pequenos filmes de arquivo e é curadora da galeria Rio Cinético do museu virtual Rio Memórias.

     |     

 

Arthur Cézar de Araujo Ituassu Filho - professor associado

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Professor Associado de Comunicação Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Visitante no Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade do Arizona (CLAS/UA). Pesquisador Associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Membro do Conselho do Instituto Democracia em Xeque (DX). Dr. em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio), foi Presidente (2017-2019) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) e é membro associado da World Association for Public Opinion Research (WAPOR) e da Latin American Studies Association (LASA). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP). Atualmente, é diretor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

     |     

 

Bruna Sant'Ana Aucar - professora assistente

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

PProfessora da graduação e do Programa de Pós-graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ (2023 – 2026). Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (2016), com tese indicada ao Prêmio Compós de Melhor Tese 2017, com trabalho sobre História da Publicidade no Brasil. Possui mestrado em Comunicação (2012) pela mesma instituição.

Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Audiovisual e Consumo da PUC-Rio (LACON/PUC-Rio) e Vice-líder do Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo (LAC/PUC-Rio). Coordenadora do Projeto Narrativas Consumo da PUC-Rio. Atua na área da Comunicação, com ênfase nos seguintes temas: relações entre cultura e consumo; representações sociais da Cultura de Massa; narrativas audiovisuais e história dos meios de comunicação no Brasil. Desde agosto de 2024, atua como coordenadora dos cursos de graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. É coautora da obra “Comunicação e Consumo”, indicada ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.

     |     

 

Cláudia da Silva Pereira - professora associada

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ 2). Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Doutora (2008) e Mestre (2003) em Antropologia pelo PPGSA – IFCS/UFRJ. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, concentra suas pesquisas nos estudos das representações sociais das juventudes na mídia. Interessam as relações entre a construção social da juventude, os espaços e lugares por onde se conferem significados às suas práticas e expressões culturais, desde a publicidade até as ruas da cidade, com especial dedicação ao Rio de Janeiro. São privilegiadas as abordagens teóricas que passam pelos estudos culturais urbanos, pelas materialidades e pelas subculturas.

Teve projeto contemplado em 2015 para a Bolsa do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj. Teve projeto contemplado em 2022 para a Bolsa do Programa Cientista do Nosso Estado, da Faperj. Teve projeto contemplado no edital de Auxílio Básico à Pesquisa em 2022 da Faperj. Teve projeto contemplado em 2022 na Chamada Universal do CNPq. Teve projeto contemplado em 2023 na Chamada Universal do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa “Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas” (2015). Coordena o LabJuX – Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes. Coordena o projeto de extensão Projeto Rodas. Idealizou e coordenou o projeto de criação e produção do aplicativo RODAS App, disponível mas lojas Play Store (Androide) e App Store (IOS).

Coordenou o GT Consumos e Processos de Comunicação, da Compós – Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, entre 2016 e 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio entre 2015 e 2018. De Agosto de 2018 até Janeiro de 2019, permaneceu como Investigadora Visitante no ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do sociólogo Professor Dr. José Machado Pais. A partir de setembro de 2020, passou a coordenar o curso de graduação Estudos de Mídia, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Participou, como Consultora Ad Hoc, da Avaliação Quadrienal 2017-2022 da Capes. Entre dezenas de publicações, destaca-se a organização do livro Brazilian Youth: Global Trends and Local Perspectives (Routledge, 2021).

     |     

 

Everardo Pereira Guimarães Rocha - professor titular

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Professor Titular da PUC-Rio, atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do “Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo: Tempo Presente e História Cultural (LAC)” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Publicou mais de 20 livros e dezenas de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de 100 itens de produção técnica. Orientou 50 Dissertações de Mestrado,16 Teses de Doutorado, 21 monografias de cursos de Especialização, além de diversos trabalhos de iniciação científica e mais de duas centenas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Comunicação, com ênfase no estudo da Narrativa Publicitária e das relações entre Cultura e Consumo.

É Professor Colaborador do Instituto de Administração e Gerência (IAG) da PUC-Rio. Em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 60 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação e Representação; Cultura de Massa e Representações Sociais; Comunicação e Práticas de Consumo; Narrativa Publicitária; História da Publicidade; Antropologia do Consumo; História Cultural do Consumo; Comunicação e Cultura; Cultura Brasileira; Teoria da Cultura; Etnocentrismo; Marketing.

     |     

 

Leonel Azevedo de Aguiar - professor associado

Linha de pesquisa: Comunicação e Experiência

Líder do grupo de pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (CNPq/PUC-Rio), recebeu o Prêmio Compós de Teses e Dissertações (Orientador Mestrado 2013), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, e o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (Orientador Doutorado 2018), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e graduação em Comunicação/Jornalismo (UFF).

Exerceu o cargo de coordenador do grupo de pesquisa Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2021-2023 e 2013-2016), integrou o Conselho Científico (2015-2017) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e foi Diretor Científico (2008-2010) da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, além de participar do Conselho Editorial da revista E-Compós (2017-2021). Integrou o Conselho de Ética da Agência de fact-checking Lupa (2019-2022) e recebeu convite da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre fake news para apresentar pesquisa sobre jornalismo e democracia no Congresso Nacional (dez./2019).

     |     

 

Marcelo Alves - professor assistente

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Professor do quadro principal do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde leciona disciplinas na Graduação de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Coordena a Ênfase de Comunicação e Tecnologia de Estudo de Mídia da PUC-Rio e o Núcleo de Tecnologia e Comunicação (NuTeC/PUC-Rio). Pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI), ao INCT CPCT da Fiocruz. Diretor de metodologia do Instituto de Ciência e Tecnologia Democracia em Xeque. Membro do International Panel on the Information Environment (IPIE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Mídia, Tecnologia e Dados.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. Pesquisa temas na interface entre comunicação, cultura digital e política, investigando problemas como plataformização, datificação, analytics, desinformação e polarização e possui diversos artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Publicou também o livro #vaipracuba – A gênese das redes de direita no Facebook. Recebeu o Prêmio Compós de Teses Professor Eduardo Peñuela Cañizal da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, categoria Melhor Tese de 2020; e o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado da Categoria Humanidades da UFF.

     |     

 

Patricia Furtado Mendes Machado - professora assistente

Linha de pesquisa: Comunicação e Experiência

Professora do PPGCOM, pesquisadora de arquivos audiovisuais e autora do livro Cinema de Arquivo: Imagens e Memórias da Ditadura Militar (Sagarana, 2024). Desde 2023, atua como Jovem Cientista FAPERJ com o projeto “Práticas do Contra-Arquivo” e coordena o grupo de pesquisa do CNPq “A pesquisa das imagens de arquivo e o desenvolvimento de um método (PUC-Rio)“. Co-fundadora da REPIA- Rede de pesquisa de imagens de arquivo, promove estudos sobre registros audiovisuais não canônicos e atua em conselhos como o da Cinemateca e o CPDOC da FGV. Organizou o Seminário Internacional ‘Arquivo e Contra-Arquivo’ (2024).

     |         |      Google Acadêmico

 

Patrícia Maurício Carvalho - professora adjunta

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

PProfessora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre (2001) e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (1985) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde 1998, foi coordenadora-adjunta de Graduação de setembro de 2018 a setembro de 2020, foi coordenadora do curso de Jornalismo de abril de 2016 a setembro de 2018, foi coordenadora de Inclusão e hoje é coordenadora de Iniciação Científica. É líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação da PUC-Rio/CNPq (EPC PUC-Rio/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação do Intercom.

É membro da equipe editorial da revista acadêmica internacional Eptic. Foi diretora de Relações Institucionais da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura Capítulo Brasil (Ulepicc/BR) na gestão 2018-2020. Publicou o livro Conflitos na TV digital brasileira (Editora PUC-Rio/Apicuri, 2012) e organizou o livro Regulação das Comunicações e o Interesse Público (2024). Sua pesquisa no mestrado foi sobre jornalismo, tema que permanece estudando. Ao pesquisar sobre TV digital no doutorado, ampliou seu campo de estudos para os embates políticos envolvendo as mídias e, a seguir, as plataformas digitais e a inteligência artificial em seus modelos de negócios, contexto socioeconômico, concentração, regulação e a relação com o jornalismo. Dirigiu sua carreira para a área acadêmica após trabalhar como jornalista em algumas das principais redações de jornal (O Globo e O Dia), rádio (Jornal do Brasil AM) e televisão (Bandeirantes) do Rio de Janeiro, tendo atuado neste período como repórter especial, chefe de pauta e chefe de reportagem. É membro da Comissão de Educação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

     |     

 

Tatiana de Oliveira Siciliano - professora adjunta

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

PProfessora Adjunta do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutora em Sociologia pela UFRJ-IFCS. Líder do grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais (NARFIC) e é uma das coordenadoras do grupo Narrativas & Consumo. É atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Pesquisa temas dentro da cultura das mídias, com ênfase nas narrativas ficcionais e processos de autoria e estilo na ficção audiovisual. Desenvolve o projeto “As trabalhadoras do audiovisual fluminense: trajetória de mulheres por trás das câmeras na TV e no streaming” apoiado pelo edital APQ1/2023 – FAPERJ. Atuou como coordenadora do GT Cultura das Mídias na Compós (2022 e 2023). É autora do livro O Rio de Janeiro de Artur Azevedo: Cenas de um teatro urbano (2014), resultado de tese de doutorado e publicado com apoio do Edital APQ3 – FAPERJ.

     |     

 

Vera Figueiredo - professora associada

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Possui graduação em Letras Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Letras pela mesma instituição (1993). Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde se aposentou, e atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora 1B do CNPq, atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, e na área de Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: narrativa e cultura das mídias, ficção literária e cinematográfica brasileira e latino-americana contemporâneas.

Além de capítulos de livros, artigos publicados em periódicos especializados e da organização de coletâneas, é autora dos seguintes livros: A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política, Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana contemporânea. É consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da FAPESP, da CAPES e da FAPERJ – nesta última instituição, foi coordenadora da área de Linguística, Letras e Artes e de Comunicação. De 2020 a 2024, foi editora da Alceu – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

     |