LINHAS DE PESQUISA

Estudo da comunicação como produção de sentido, elaboração de subjetividades e materialização de experiências em seus aspectos sociais e estéticos. Os modos de recepção das narrativas midiáticas, das linguagens artísticas e audiovisuais como recortes e vivências subjetivas e culturais.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

 

Ansiedade e depressão: O mal estar nas mídias digitais
Docente: Adriana Braga

Descrição: Estudos recentes da Royal Society for Public Health apontam que as taxas de ansiedade e depressão entre jovens de 14 a 24 anos aumentaram 70% nos últimos 25 anos. Os resultados indicam que postagens e compartilhamento de fotos pelo Instagram tem consequências negativas e comprometedoras na qualidade do sono, na autoestima e na insegurança de jovens no mundo todo. Cerca de 70% dos jovens afirmam que o Instagram promoveu baixa autoestima e insatisfação com relação à própria autoimagem. No caso de mulheres jovens, esta porcentagem sobe para 90%. O cyberbullying é apontado como uma das causas de ansiedade e depressão principalmente em jovens. Nos ambientes de mídias digitais. a temática da depressão e da ansiedade vem ganhando espaço em contas, perfis e comunidades criadas especificamente para este fim, com forte engajamento nas caixas de mensagens. No entrecruzamento de pressupostos culturais, cultura de consumo, saberes sobre saúde mental e definições de realidade são propostas, negociadas e transformadas no âmbito da constituição desses discursos.

 

Imagens e sentidos em disputa: o documental e o arquivo no cinema e no audiovisual
Docente: Andrea França

Descrição: Essa pesquisa visa ampliar e sistematizar estudos no campo das metodologias e práticas documentais, investigando as lacunas entre acontecimento histórico e imagem. Sustentando-se no domínio analítico das teorias estética e cinematográfica, interessa ao projeto pensar os sentidos políticos que entram em disputa na origem, no circuito e no consumo de imagens documentais. De um lado, o acontecimento histórico como rede discursiva que convoca uma reorganização da compreensão do mundo – guerras, ditaduras, revoluções, massacres, migração em massa, catástrofes; de outro, a imagem documental como portadora de tensões e não expressão de uma verdade. A pesquisa concentra-se nessa estreita relação entre acontecimento e imagem, focando também no uso de documentos e de arquivos em produções audiovisuais, seja para atestar e legitimar algo do passado, seja para distender os referentes e abrir espaço para novas leituras e imersões. O projeto visa estudar a opacidade e as redes de temporalidade que constituem toda imagem, fortalecendo a leitura de que a imagem ativa em nós sentidos renovados e não constitui somente um conjunto de informações sobre o passado.

 

Jornalismo, produção de conhecimento e experiências contemporâneas: uma pesquisa sobre newsmaking 
Docente: Leonel Aguiar

Descrição: O projeto de pesquisa visa examinar, a partir das Teorias do Jornalismo, as transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas e como as experiências profissionais se remodelam em decorrência das disputas narrativas sobre a produção de sentido dos acontecimentos. Ao tomar, como premissa, a compreensão do jornalismo como dispositivo de produção de conhecimentos singulares sobre a dinâmica imediata da realidade social e campo de mediação discursiva entre os interesses, conflitos e opiniões que disputam o acesso à esfera pública, busca-se analisar os processos de produção da informação jornalística e produtos jornalísticos. Desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (TeJor), o projeto privilegia as análises baseadas nas teorias construcionistas, estruturalistas e interacionistas que abordam o jornalismo como uma dimensão da cultura que engendra mapas de significados, contribuindo assim com o processo de construção social da realidade. A perspectiva metodológica da pesquisa privilegia os estudos de newsmaking que utilizam a técnica da observação participante, de inspiração etnográfica, e as entrevistas em profundidade, já que estes procedimentos tornam possível reunir e obter, sistematicamente, os dados fundamentais sobre as rotinas produtivas operadas nas organizações e nos coletivos que produzem os mais diversos e diversificados modos de fazer jornalismo.

 

As histórias das imagens e as imagens da história: produção, circulação e retomada de imagens de arquivo no cinema e audiovisual
Docente: Patricia Machado

Descrição: Este projeto reúne duas iniciativas que investigam o papel das imagens de arquivo como veículos de memória e reflexão histórica. O primeiro eixo, intitulado “Práticas do Contra-Arquivo” (FAPERJ), dedica-se ao mapeamento e análise de imagens não canônicas da ditadura militar brasileira, incluindo filmes amadores, registros clandestinos e produções militantes. Essas imagens, muitas vezes dispersas em acervos públicos e privados no Brasil e no exterior, são exploradas como práticas de contra-arquivo, que buscam resgatar histórias e sujeitos marginalizados, frequentemente ausentes das narrativas oficiais. O conceito de contra-arquivo amplia a noção de arquivo tradicional, estabelecendo-o como um espaço de disputa de memórias reconfiguradas e destacando sua importância na resistência política e cultural.

O segundo eixo, “A pesquisa das imagens de arquivo e o desenvolvimento de um método” (CNPq), propõe a criação de um método inovador de análise de imagens de arquivo, inspirado pela historiadora Sylvie Lindeperg. Esse método considera a complexidade das imagens audiovisuais, suas condições de captação e reapropriação, além de seu papel na construção de memórias em produções audiovisuais, como filmes e séries. A pesquisa busca identificar as especificidades dos acervos brasileiros, marcados pela fragilidade e escassez de informações contextuais, e investiga como fragmentos de filmes podem atuar como portas de entrada para histórias sensíveis, conectando-se intimamente aos corpos e às experiências dos sujeitos que vivenciaram esses momentos.

Estudo das relações entre produções midiáticas e atividades socioculturais, privilegiando as interações e sistemas de poder implicados nos processos de construção das narrativas de comunicação. Os usos das tecnologias de comunicação, as negociações políticas, as mídias sociais e as disputas pelo controle da produção midiática.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

 

Comunicação política comparada: mídias digitais e democracia na América Latina
Docente: Arthur Ituassu

Descrição: Este é um projeto de Comunicação Política Comparada que analisa as consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina. Trata-se de uma pesquisa colaborativa de cunho qualitativo e interpretativo que pergunta, de forma mais geral, como a internet afeta o desenvolvimento democrático na região. A investigação procura analisar percepções e representações em torno do tema proposto, privilegiando o estudo de caso, como estratégia de pesquisa, e metodologias como as entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa de conteúdo. A partir dessa concepção mais ampla, são desenvolvidas três questões específicas: 1) como as mídias digitais afetam os processos eleitorais na América Latina?; 2) que significados temas políticos como democracia, transparência e populismo ganham nas mídias digitais?; e 3) como levar em conta as especificidades da região nos modelos de análise de Comunicação Política Comparada?

 

Estudos de plataformas e integridade da informação: moderação, monetização e memória
Docente: Marcelo Alves

Descrição: Essa agenda de pesquisa investiga o problema da desinformação e da integridade da informação por meio da abordagem teórica multidisciplinar dos estudos de plataforma. Nesse sentido, procura compreender criticamente a relação entre a expansão da lógica das plataformas digitais para a web e suas implicações políticas, culturais, econômicas e tecnológicas para os estudos de desinformação. O aprofundamento das análises leva em consideração os seguintes temas de pesquisa: a) a governança das plataformas e suas políticas de moderação de conteúdo, relacionadas, sobretudo, à integridade democrático-eleitoral; b) a economia da atenção e as estratégias de monetização das indústrias da desinformação; e c) as disputas pela memória do oito de janeiro de 2023 e os discursos revisionistas e negacionistas elaborados para ressignificar as ações antidemocráticas e de violência política. Essa agenda de pesquisa explora perspectivas metodológicas combinadas da escola de métodos digitais e das ciências sociais computacionais.

Jornalismo, Mídias Digitais e Economia Política da Comunicação
Docente: Patrícia Maurício

Descrição: A pesquisa analisa a disrupção do modelo de negócios das mídias tradicionais pela internet. A publicidade está se transferindo cada vez mais para a internet, onde a concorrência pela verba dos anunciantes é muito maior, fazendo com que o financiamento do jornalismo online pela publicidade se torne um enorme desafio. Estas mudanças no jornalismo estão dentro de um contexto maior de transformações trazidas pelas novas tecnologias da informação. Isso tem levado a mudanças no modo de produção, distribuição e consumo do jornalismo, e também a disputas judiciais entre a grande imprensa, tanto do Brasil quanto do mundo, contra empresas de tecnologia que ganham dinheiro sobre conteúdo produzido por ela. As novas experiências de jornalismo e o fluxo de notícias (reais ou falsas) nas redes também são estudados.

Produção e criação das narrativas ficcionais: dos folhetins às series audiovisuais no streaming
Docente: Tatiana Siciliano

Descrição: O projeto se insere na agenda de pesquisa sobre “culturas das mídias” e busca refletir sobre as matrizes estéticas, convenções narrativas e lógicas de produção das obras que circulam nas mídias, desde os folhetins do século XIX às séries ficcionais contemporâneas exibidas nas múltiplas telas, plataformas e ambientes midiáticos (televisão linear, streaming). Propõe-se tanto uma reflexão a partir da perspectiva sócio-histórica – ao buscar as transformações desses meios, que plasmam novos modos de fazer, modelos de negócio, estruturas de organização do trabalho, apropriações por parte da recepção e diversas formas de consumo espectatoriais – como uma investigação sobre o formato narrativo, o processo criativo e a construção da autoria de tais produções.

Narrativas ficcionais na era da convergência de mídias: continuidades e desvios do paradigma estético modernista
Docente: Vera Figueiredo

Descrição: Literatura e cinema vêm atravessando grandes transformações em função não só das tecnologias digitais, mas também pela vasta expansão da cultura midiática de mercado, que, diluindo as fronteiras entre alta e baixa cultura, põe em xeque os paradigmas estéticos da modernidade. Considerando esse contexto, o projeto concentra-se na análise do fenômeno de deslizamento das narrativas ficcionais por suportes e meios diversos, isto é, no processo contínuo de reciclagem das intrigas para circulação por diferentes plataformas. Trata-se de pensar as alterações na hierarquia cultural provocadas pela intensificação, na era eletrônica, desse movimento de intercâmbio, tanto no que diz respeito à literatura, cujo prestígio esteve sempre estreitamente relacionado à aura do suporte livro, quanto no que se refere ao cinema, em decorrência da multiplicação de narrativas transmidiáticas, cujo conteúdo se desdobra em filmes veiculados nas salas de cinema, em videojogos, histórias em quadrinhos e seriados televisivos.

Estudo das representações sociais tais como se configuram nas linguagens, narrativas e produtos da comunicação e da cultura midiática, enquanto formas de materialização do imaginário contemporâneo. A dimensão simbólica do mercado, como arena de negociação de representações, identidades e relações de poder.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

Narrativas audiovisuais e consumo: representações, tecnologia e modelos de negócios
Docente: Bruna Aucar

Descrição: Este projeto propõe variadas reflexões sobre continuidades e rupturas das televisualidades e do estatuto da experiência do espectador em estruturas forjadas por um ecossistema midiático caracterizado pela hegemonia de redes telemáticas. Tem como ênfase, a análise de narrativas audiovisuais produzidas e distribuídas em interfaces digitais, mais especificamente através das plataformas de streaming. Parte do pressuposto de que as mensagens televisuais participam dos processos de construção de sentido, elaboração de subjetividades e materialização do imaginário contemporâneo, assim como atuam diretamente nas escolhas e práticas de consumo interceptadas por contextos multitelas e multimídias. Nesse sentido, o projeto procura investigar a ubiquidade do visível na contemporaneidade, ponderando a televisão como tela e como mídia presente em diversos meios e linguagens, bem como o papel do espectador nessa dinâmica comunicativa, que aciona, inclusive, comportamentos e nomenclaturas particulares em sua relação com o universo digital.

 

Culturas midiáticas, memória e histórias de vida: estudos sobre representações e produções simbólicas das juventudes
Docente: Claudia Pereira

Descrição: Este projeto de pesquisa explora os processos culturais e simbólicos decorrentes das relações que se estabelecem entre, de um lado, os jovens e, de outro, os ambientes midiáticos e de transformação social. Cabem no escopo de nossos interesses de investigação as questões voltadas para memória, representações, produções midiáticas, práticas de lazer, formações culturais e diversos modos de participação política não-convencional das juventudes na sociedade. Parte-se do pressuposto de que os jovens, para além de serem mera representação, ocupam o lugar de atores sociais e que devem ser observados como tal, por meio de suas trajetórias de vida e de suas produções culturais, na contemporaneidade e em tempos passados.

Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultural
Docente: Everardo Rocha

Descrição: O presente projeto trata da investigação da narrativa publicitária e do consumo e das formas pelas quais esses fenômenos elaboram representações e legitimam práticas sociais que se transformam em algo central em nossa cultura. Entendo o consumo como um recurso ideológico, intelectual e emocional. Um instrumento da cultura para conceber e operacionalizar modos de classificação, identificação, diferenciação e distinção social. O consumo é tanto sistema de comunicação quanto prática instauradora de diferenças. A publicidade é a narrativa que dá sustentação ao consumo como processo de comunicação, dispositivo de poder e sistema cultural. As imagens, valores e representações expressas nos anúncios são as formas pelas quais se traduzem publicamente e traduziram ao longo de sua história cultural as experiências e práticas de consumo dos atores sociais. O projeto visa, portanto, inventariar, classificar e analisar conteúdos e formas dos anúncios publicitários que, através de sua veiculação em larga escala e múltiplos meios, ocupam nosso imaginário assim como sustentam práticas de consumo da modernidade ao tempo presente. É, sobretudo, através do dispositivo publicitário, como instância produtora de sentido, que os bens de consumo ganham suas identidades e, com elas, uma existência concreta em nossas vidas. Dessa forma, o projeto Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultural trata da investigação sistemática das estratégias, artifícios e competências da narrativa publicitária no processo de elaboração de conteúdos e construção permanente de um sistema de valores através do qual representações e práticas de consumo circulam e são experimentadas. O consumo é um fenômeno que transforma produtos e serviços em um sistema cultural através do qual podem ser elaborados aspectos da subjetividade, traduzidas relações sociais e supridas diversas necessidades simbólicas, tornando-se um dos modos centrais de interpretação do mundo que nos cerca. O consumo é um código capaz de atribuir sentido à sentimentos e relações sociais inserindo-as em um sistema que permeia a relação entre coisas e pessoas, bens de consumo e identidades, indivíduos e grupos. Esse código é sempre inclusivo tanto de novos produtos e serviços que se articulam aos demais quanto de novas identidades e relações sociais. Assim, uns e outros, acabam por ter seus significados negociados e definidos, em larga medida, a partir dessa inclusão no próprio sistema de consumo. Os bens de consumo expressam dilemas, admitem o trânsito entre identidades singulares e relações sociais, entre semelhanças e diferenças, entre distância e proximidade. O consumo permite classificar os objetos e os seres humanos. É um modo básico de orientação social, uma bússola que, independente de nossa vontade, é necessário para viver a experiência da cultura moderno-contemporânea. Portanto, estes estudos tanto derivam quanto expressam a permanência de um processo de investigação e pesquisa das relações entre a comunicação, a narrativa publicitária, o consumo e seus efeitos na cultura.