DISSERTAÇÕES
2023
Temporalidade e política na ficção latino americana do século XXI a presença do passado (2023)
NEVES, Breno Abi Chahin
Orientador: Profª Drª Vera Lucia Follain de Figueiredo
Resumo: As ficções latino-americanas, sejam elas literárias ou cinematográficas, produzidas na segunda década do século XXI, têm sido palco de produções sobre uma questão não resolvida coletivamente, e que ainda assombra diversas esferas da vida pública e privada da sociedade: o “passado insepulto” das ditaduras militares no subcontinente. Nessas obras, percebe-se que o passado, enquanto dimensão temporal, se impõe ao presente e teima em não passar. As diversas formas de perpetração da violência de Estado, que não foram trabalhadas de maneira coletiva, fizeram com que o horror praticado nos anos de exceção, fosse confinado no subterrâneo da história oficial. Isso possibilitou que diferentes narrativas sobre fatos históricos, sobre o passado recente da América Latina, pudessem ser contestadas, abrindo portas para movimentos que soterram verdades, para o negacionismo e revisionismo histórico. Sendo assim, esta dissertação propõe uma reflexão sobre as soluções formais que essas ficções contemporâneas utilizam para dar conta das feridas ainda abertas, causadas pelas ditaduras civis-militares e da permanência da violência institucional, ao longo do tempo. A partir do estudo de algumas ficções latino-americanas, parte-se da hipótese de que, nessas narrativas, o deslocamento de enunciação, a banalidade do mal e uma estética fantasmática, que aponta para a utilização do corpo como ruína/alegoria, são artifícios narrativos que colocam a temporalidade no centro do debate.
Tem mãe no meio comédia e melodrama em A Grande Família (2023)
JACOBINA, Emanuel
Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano
Resumo: Esta dissertação irá discutir a série de televisão A Grande Família, exibida na TV Globo em dois períodos distintos, 1972-1975 e 2001-2014. O objetivo é avaliar como se relacionam os elementos cômicos e melodramáticos na série e o quanto estes são afetados pela ideologia individualista e pelo sentido atribuído à maternidade na sociedade ocidental moderna e contemporânea. Para esse fim, vou examinar a personagem Nenê, que representa na série a mítica mãe de uma grande família, sempre agindo para o bem comum em detrimento de seus desejos individuais. No percurso de análise foram separados seis roteiros, um do primeiro período e cinco do segundo período da série, que permitem um aprofundamento da questão enunciada. (EM PROCESSAMENTO – Acesso restrito à dissertação até 18 de maio de 2024)
A rádio all news no podcast e mudanças nas rotinas produtivas do jornalismo um estudo de caso do Panorama CBN (2023)
SANTOS, Christiane Alves da Costa Carvalho
Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar
Resumo: Este trabalho teve como objetivo pesquisar as transformações provocadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação nas rotinas produtivas do noticiário radiojornalístico, a partir da inserção de um podcast de notícias em uma rádio all news. O trabalho discute a aparente contradição em produzir conteúdo gravado para um modelo fundamentado no conteúdo ao vivo. Através do estudo de caso e análise de conteúdo, observamos a construção do “Panorama CBN”, podcast da emissora que se autointitula como “um resumo das principais notícias do dia em menos de meia hora”. Com entrevistas em profundidade, foi possível entender como novos meios foram incorporados ao cotidiano de uma mídia tradicional. Na fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa para aprofundar a reflexão sobre as transformações do rádio. Recorremos às teorias do jornalismo para relacionar o conteúdo das plataformas digitais com a linguagem no dial, os critérios de noticiabilidade e o infotenimento. Através de critérios metodológicos, selecionamos seis edições do “Panorama CBN” desde a sua criação, em 2017. Para embasar a trajetória do radiojornalismo, fizemos um breve relato da história deste meio. Concluímos que a entrada do podcast em uma redação tradicional foi, simultaneamente, uma adaptação e uma ruptura. A associação entre ampliação do acesso à internet e crescimento do on demand nos leva a crer que os podcasts têm um cenário favorável, com experiências distintas do rádio. Ambos têm espaço e funções específicas, e podem conviver sem que o conteúdo do “ao vivo” anule o produto veiculado pelas plataformas digitais.
A complexidade narrativa nas séries audiovisuais contemporâneas analisando This is us, Euphoria, I may destroy you, Unorthodox e The crown (2023)
GALVÃO, Malena Mantina Almeida
Orientador: Profª Drª Andréa França Martins
Resumo: As séries contemporâneas se caracterizam, principalmente, por roteiros narrativamente complexos, cujos elementos essenciais se constituem em arcos narrativos longos, múltiplas tramas, anacronias temporais e personagens complexos. Consolidada nos Estados Unidos, em torno dos anos de 1990, a complexidade narrativa rompeu com os modos tradicionais de se construir o enredo, na televisão americana, combinando elementos de modo não convencional. Essa dissertação tem como objetivo analisar a origem e o desenvolvimento dos elementos que constituem o formato da complexidade narrativa. Por meio da análise das séries This is us (2016-2021), Euphoria (2019-), I may destroy you (2020), Unorthodox (2020) e The crown (2016-), a pesquisa examina os elementos constituidores das narrativas complexas, bem como o modo em que são utilizados em cada uma delas. Para tanto, as análises recorrem aos estudos de Jason Mittell (2012), Sílvio Anaz (2018), entre outros estudiosos, focando nas narrativas que são forjadas em cada proposta. Por fim, a pesquisa entende que a complexidade narrativa se apropria de elementos amplamente consolidados no cinema, na televisão, no teatro e na literatura, originando um novo formato narrativo.
[en] A major characteristic of contemporary TV series is their narratively complex scripts. These scripts include a number of elements such as long narrative arcs, multiple plots, temporal anachronisms and complex characters. Around the 1990s, American television consolidated narrative complexity, breaking away from traditional plot construction, combining these elements in an unconventional way. This dissertation aims to analyze the origin and development of the elements that make up the narrative complexity format. Through the analysis of the television series das séries This is us (2016-2021), Euphoria (2019-), I may destroy you (2020), Unorthodox (2020) and The crown (2016-), this research examines the constituent elements of complex narratives, as well as their applications in each television show. In this regard, the analyses rely on the works of Jason Mittell (2012), Silvio Anaz (2018), among other authors, focusing on the narratives that are woven throughout each series. It is concluded that narrative complexity incorporates elements that have been widely assimilated in cinema, television, theater, and literature, thereby originating a narrative format of its own.
2022
Videogames, violência e o processo civilizador uma análise da representação da violência nos videogames (2022)
MOURA, Alef Albuquerque Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Jose Carlos Souza Rodrigues
Resumo: O presente trabalho estuda de que maneira a representação da violência se dá no ambiente dos videogames, utilizando-se das bases científicas de Norbet Elias, das teorias dos Game Studies e das definições teóricas de violência de acordo com vários pensadores. Para tanto, observou-se de maneira qualitativa como é representada a violência em um jogo cujas características eram típicas do seu gênero. O jogo escolhido foi World of Warcraft um representando típico de MMORPG. Os resultados apontam para uma flexibilização do significado da violência, com uma possibilidade de reinterpretá-la segundo regras próprias, em uma negociação de sentidos e reelaboração de objetivos na função do jogar.
Jornalismo de qualidade na terceira revolução industrial narrativas do livro-reportagem (2022)
VILARDO, Beatriz Ostwald Luz
Orientador: Profª Drª Patrícia Maurício Carvalho
Resumo: Livros e jornais são importantes objetos de conhecimento, que moldam nossa maneira de enxergar o mundo. Graças ao avanço das tecnologias digitais e ao aumento da concorrência pelo bolo publicitário, identifica-se, atualmente, uma crise da imprensa – chamando atenção para a disrupção do modelo de negócios do jornalismo, no contexto do que César Bolaño denomina Terceira Revolução Industrial. Enxugamento das redações, acúmulo de funções e pressão por publicações imediatas nas plataformas e redes sociais são realidade recorrente. Como se produzirá um jornalismo de boa qualidade em meio a tal conjuntura de dificuldades financeiras das redações tradicionais e de tempo escasso para o aprofundamento da escrita? Diferentes possibilidades foram e estão sendo pensadas. Aqui, propomos analisar uma dessas tentativas que, apesar de não ter sido originada neste contexto, encontra espaço no presente cenário: o livro-reportagem. Neste trabalho procuramos entender se o livro-reportagem seria uma saída para a manutenção de um jornalismo de qualidade ou se apenas mais uma possibilidade de jornalismo. Adotamos dois principais procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e entrevistas em profundidade, realizadas com quatro jornalistas- autores e uma autora de livro de repórter. As principais referências bibliográficas utilizadas foram Pereira Lima, pioneiro nos estudos sobre livro-reportagem no Brasil; Zarate Maciel, cuja principal subárea de pesquisa é o livro-reportagem; e Catalão Jr. Esta dissertação constata a falta de tempo, no cotidiano das redações, para a produção de reportagens aprofundadas e contextualizadas, que encontram espaço no livro-reportagem. Este formato, entretanto, apresenta obstáculos próprios, dos quais destacamos o exíguo retorno financeiro com o produto editorial.
Filmes para mudar o mundo produção e distribuição de documentários de impacto social (2022)
FERREIRA, Joana Guedes Nin
Orientador: Profª Drª Andrea França Martins
Resumo: Na dissertação Filmes para mudar o mundo – produção e distribuição de documentários de impacto social, investigamos uma nova metodologia de realização de obras do gênero a partir da associação da narrativa documental com um projeto de comunicação estratégica. O documentário de impacto social é construído para ser o centro de um projeto maior, com vistas a propor transformações objetivas na sociedade, ou mesmo ações no intuito de contribuir com mudanças de mentalidade a respeito de problemas específicos. Ativistas, organizações da sociedade civil e simpatizantes engajados atuam em parceria com a equipe do filme, basicamente por meio de práticas crossmídia e advocacy, ampliando seu alcance de público e potencial persuasivo. Da mesma forma, podem dispor do documentário para fomentar debates em seus grupos de origem, num jogo de ganha-ganha. Em termos metodológicos, partimos dos primórdios do documentário social britânico, com seu projeto de educação cívica através do cinema, até a abordagem de iniciativas contemporâneas, dialogando com autores como Brian Winston, Thomas Austin e Jane Chapman, com pesquisas que ajudam a entender as principais questões em torno das condições de existência e do desenvolvimento das formas de produção do cinema documentário. Tratamos também dos problemas da distribuição e da audiência em seu sentido mais amplo, considerando os contextos históricos ditados por questões tecnológicas, de mercado e de comportamentos do público. Veremos ainda como é organizada a campanha de impacto de documentários a partir de dois estudos de caso brasileiros: Menino 23 – infâncias perdidas no Brasil (BRASIL, 2016), e Paratodos (BRASIL, 2016).
Entre peças e dados os jogos de tabuleiro como bens, consumo de experiência e mídia (2022)
BRAGA, Annie Laurie Lattari Ferreira
Orientador: Profª Drª Claudia da Silva Pereira
Resumo: Os jogos de tabuleiro, também chamados de board games, são comumente associados a jogos como Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, entre outros. Contudo, nos últimos anos, a indústria mundial se diversificou e atualmente pode- se observar uma grande inovação nos títulos, além do crescente interesse do público por novos jogos analógicos. Em uma sociedade cada vez mais individualista e tecnológica, os board games proporcionam interações comunicacionais presenciais entre indivíduos, movimento reverso às relações virtuais. Dessa forma, esta pesquisa pretende abordar os jogos de tabuleiro em um contexto comunicacional e cultural, tendo como objetivo a compreensão do momento significativo (e repleto de significado) que o retorno do interesse por esse tipo de jogo pode vir a refletir. Para isso, analisamos o jogo de tabuleiro sob três dimensões: objeto (sob a ótica das teorias do consumo); atividade (a ideia de “Círculo Mágico”, a imersão do jogador e seu provável “consumo de experiência”) e mídia (a possibilidade da leitura dos jogos de tabuleiro como textos de mídia e sua ressonância cultural). Como metodologia, adotamos entrevistas qualitativas semiestruturadas e entrevistas quantitativas (aplicação de survey junto a um público praticante), além da revisão bibliográfica que percorreu obras de Paul Booth, Jesper Juul, Stewart Woods, Emmanoel Ferreira (na área dos Games Studies); Mary Douglas, Jean Baudrillard (na área do consumo); Cláudia Pereira, Tatiana Siciliano e Everardo Rocha (na ideia de “consumo de experiência”); e Jesús Martín-Barbero, Ana Carolina Escosteguy, Douglas Kellner (sob a ótica da mídia e dos Estudos Culturais), entre outros autores.
Curar com curta a programação, curadoria e aura de curtas-metragens selecionados em três festivais de cinema brasileiro entre 2017 – 2021 (2022)
SILVA, Leonardo Rocha Martinelli
Orientador: Profª Drª Andréa França Martins
Resumo: Este trabalho discute a ascensão do cinema digital e o papel da curadoria na programação e seleção de curtas-metragens brasileiros contemporâneos em três festivais de cinema: Cine PE – Festival do Audiovisual, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra de Cinema de Tiradentes. O recorte temporal se dá entre os anos de 2017 e 2021 por conta do encontro entre uma progressiva popularização ao acesso dos sensores digitais e a imersão do Brasil em uma severa e polarizante crise político-social. O trabalho retoma e analisa a noção de aura, tal como proposta por Walter Benjamin em seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; retoma igualmente a ideia de programação e curadoria como formas de pós-produção, tal como proposta por Thomas Elsaesser. Um dos objetivos é analisar a mudança de cenário – favorecida pela entrada da tecnologia do digital – onde o curta-metragem brasileiro passa a ter um valor simbólico e cultural gradativamente mais significativo. Os três festivais de cinema, já citados, foram escolhidos porque suas curadorias ou condições de acontecimento sofreram grandes reviravoltas em função dos diferentes contextos político-sociais do país. Por fim, interessa discutir o papel da curadoria e dos festivais dentro do processo de legitimação histórica e artística de filmes assim como a relação entre os realizadores e a construção de um imaginário sobre o cinema nacional.
A algema do infinito indústria cultural, mundos paralelos, e o filme “Homem- Aranha no Aranhaverso” (2022)
FERREIRA, Leonardo Rego
Orientador: Profª Drª Bruna Sant’Ana Aucar
Resumo: Esta dissertação consiste em uma investigação sobre o desenvolvimento da indústria cultural durante o século 20 e o começo do século 21, problematizando em específico o objeto do super-herói, que nasce nas histórias em quadrinhos como uma interseção de tensões sociais e desejos utópicos, para posteriormente se tornar uma forma narrativa resiliente e ubíqua em toda a cultura de massa contemporânea. A pesquisa destaca os recursos narrativos utilizados nesta forma, em especial a ideia de multiverso – a presença canônica de variações potencialmente infinitas dos mesmos personagens, – e seu papel na renovação da forma para novas gerações de consumidores. Realizamos uma análise do filme “Homem-Aranha: No Aranhaverso”, de modo a destacar seus aspectos sociopolíticos, bem como sua aderência a fórmulas míticas decupadas pelos processos da indústria cultural. Concluímos apontando as consequências psicológicas e políticas da expansão da forma, bem como modos de subversão e recuperação desta.
2021
Comunidades carentes e a comunicação audiovisual: Técnicas de edição como forma de expressão de comunidades oprimidas e oportunidade de vida para jovens moradores de favelas (2021)
ALVES, Carlos Roberto Cerqueira
Orientador: Profª Patrícia Maurício Carvalho
Resumo: Esta é uma pesquisa nos campos da Comunicação Comunitária e da Economia Política da Comunicação. Procuramos entender como as favelas são representadas nos telejornais locais, com estudo de caso no telejornal carioca de maior audiência. A partir disso, pesquisamos algumas iniciativas de Comunicação Social para descobrir se cursos de audiovisual podem contribuir para que jovens moradores de favelas criem projetos que deem voz às comunidades, e ainda possam dar a eles uma profissão que contribua para o seu crescimento. Este trabalho se insere nos campos supracitados por lidar com todas as mazelas e benefícios que o uso das novas tecnologias possui, além de mostrar novos horizontes no campo do audiovisual. Nossos objetos de estudo foram o jornal local RJTV primeira edição, da Rede Globo, a plataforma de vídeos online YouTube e quatro projetos comunitários com sede no Rio de Janeiro. A metodologia utilizada partiu de um levantamento bibliográfico e se estendeu para a análise de conteúdo e estudos de caso. Também utilizamos questionários do tipo entrevista fechada e fizemos entrevistas semi-abertas. Chegamos à conclusão de que a criação de cursos de capacitação em audiovisual comunitários, como edição e produção, podem contribuir e muito para a democratização da comunicação e ajudar na formação profissional de jovens moradores de favelas.
A Rocinha e a Cidade: território, memória e visibilidade em disputa (2021)
CRUZ, Alessandra Silveira da
Orientador: Prof.ª Tatiana Oliveira Siciliano
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as estratégias desenvolvidas pelo Museu Sankofa Memória e História da Rocinha na construção, preservação e visibilidade das memórias dos moradores da favela, através de fotografias e recursos audiovisuais que compõem a página de internet do Projeto Memória Rocinha. Para isso, a pesquisa foi dividida em três partes. Na primeira, buscou-se contextualizar a Rocinha na cidade do Rio de Janeiro e compreender como o bairro operário, situado nos arrabaldes da Gávea no início do século XX, tornou-se a maior favela do Brasil, passando a sofrer os estereótipos relacionados a esses territórios. Na segunda parte, é apresentada a agência dos moradores da favela que resolveram contar a sua própria história e, através da memória, reafirmar a presença da Rocinha no espaço citadino. Deste modo eles buscam, nas palavras de Walter Benjamin, contar a história a contrapelo. Por fim, foi feita uma análise do website do Projeto Memória Rocinha, desenvolvido em parceria entre o Museu e o Instituto Moreira Salles. Tomando como base fotografias de Marc Ferrez, Augusto Malta e outros fotógrafos, a página mostra as transformações na paisagem onde está situada a Rocinha desde 1885 até 2015 e traz depoimentos de moradores da comunidade e dos bairros vizinhos sobre os impactos do crescimento da favela e as disputas por sua permanência.
Jornalismo de esgotamento: A Precarização do Trabalho Jornalístico na Pandemia (2021)
FERNANDES, Gabriela Matos Ferreira
Orientador: Prof.ª Patrícia Maurício Carvalho
Resumo: Esta é uma pesquisa do campo da Economia Política da Comunicação, Informação e Cultura (EPC) que dialoga com os estudos que analisam o processo de produção de notícias pensado a partir da categoria trabalho, dentro de uma perspectiva marxista. As empresas de comunicação, no Brasil e em quase todo o mundo, se encontram no contexto capitalista e, por isso, buscam em primeiro lugar o lucro, o qual vem sendo abalado pela disrupção do modelo de negócios dessas empresas, com a chegada da internet e das plataformas digitais. A investigação busca compreender de que maneira as rotinas produtivas do jornalismo dentro deste contexto favorecem a precarização do trabalho e afetam não só a produção, mas as condições físicas e psicológicas dos profissionais da área, principalmente após a chegada da pandemia de covid-19. A pesquisa tem como base métodos quantitativos e qualitativos aplicados sobre uma amostra de 218 respostas de um questionário enviado a jornalistas de todo país e entrevistas em profundidade com 21 repórteres que atuam no Rio de Janeiro no noticiário diário de empresas de comunicação de relevância nacional. Esta dissertação constata forte instabilidade na profissão, crescimento da precarização do fazer jornalístico e desqualificação dos trabalhadores, além do aumento dos sinais de esgotamento entre os jornalistas.
Desinformação: a intencionalidade de enganar como forma de obtenção de lucro (2021)
GABRIG, Patrícia Souza
Orientador: Prof.ª Patrícia Maurício Carvalho
Resumo: A internet se tornou um vasto terreno de pesquisa e fonte de informação e também uma poderosa ferramenta de lucrativa desinformação e propaganda. Silverman (2016) verificou que três meses antes das eleições americanas de 2016, as 20 informações falsas mais compartilhadas somaram um total de 8.711.00 de compartilhamentos em contraponto às 20 notícias mais compartilhadas publicadas por jornais como The New York Times, NBC News e outros, que tiveram 7.367.00 compartilhamentos. Segundo o Índice Global de Desinformação (GDI, na sigla em inglês) a desinformação é um mercado de pelo menos 235 milhões de dólares em publicidade online. É o que estima estudo de 2019, que acompanha o alcance e os efeitos da desinformação no mundo. Esta é a receita estimada dos 20 mil sites de diversos países classificados como desinformadores pelo GDI. Essa receita com publicidade foi auferida por meio de uma tecnologia chamada propaganda computacional ou mídia programática, que automatiza leilões de espaços publicitários em sites em tempo real. O presente trabalho procura, a partir do método dialético de Marx, tecer considerações sobre desinformação, esclarecendo termos como fake news, pós-verdade, misinformation e disinformation para compreender os impactos do fenômeno e buscar compreender a quem interessa desinformar. Compreendemos que a desinformação, em muitos casos, tem o objetivo de trazer lucro a quem a dissemina. Com base no estudo publicado pelo Oxford Internet Institute, da Universidade Oxford, procuramos mensurar a lucratividade dos sites de desinformação brasileiros, indicados pelo site jornalístico independente de verificação de fatos Aos fatos, e utilizando a mesma plataforma de gestão de visibilidade online, SemRush, que o instituto usou para mensurar os dados, e comparamos com sites de jornalismo de referência (Aguiar, 2018). Dissertamos também sobre a legislação que começa a ser construída no Brasil em relação à desinformação.
Luxo, consumo e cidade: O VillageMall e as mulheres da Barra da Tijuca (2021)
MARIANO, Marianna Caldas
Orientador: Prof. Everardo Pereira Guimarães Rocha e Prof,ª Bruna Aucar
Resumo: Este estudo pretende identificar e compreender o consumo e os significados do luxo associados ao shopping VillageMall com base no discurso de consumidoras do empreendimento. Oito mulheres com mais de 30 anos, moradoras da Barra da Tijuca e que consomem produtos e serviços de luxo frequentemente foram entrevistadas para cumprir com os objetivos da pesquisa. Foi perguntado o que pensam essas informantes sobre luxo, sua associação com o bairro da Barra e de que forma as práticas de consumo no shopping se diferenciam de outros da cidade do Rio de Janeiro. Partimos da compreensão de que o consumo é um fenômeno que cria significados na cultura através da posse, uso e trocas de bens e, a partir disso, constitui-se como um importante sistema de classificação, capaz de criar muros e pontes. Logo, a pesquisa evidencia abordagens que atestam diferenças entre as lógicas mercadológicas e culturais sobre a noção de luxo. Dessa forma, há a necessidade de relativizar o luxo em diferentes contextos culturais. Ainda assim, essa pesquisa estará embasada em perspectivas teóricas propostas por Veblen (1965 [1899]), Simmel (2008 [1905]), Rocha (2010), Lipovetsky e Roux (2005) e Rocha, Frid e Corbo (2016, 2016b).
Expression Opinions About Hong Kong Protests on Facebook: A Study of the Spiral of Silence Theory in Social Media (2021)
PAN, Luodan
Orientador: Prof. Arthur Ituassu Filho
Resumo: This political communication research analyzed the impact of digital media on public opinion. This is a qualitative and interpretive study that observes how users participate in political discussions through social media. The survey aims to analyze the opinions and expressions surrounding the proposed theme, using case study as a research strategy, and adopting methods such as frame methods and qualitative content analysis. Starting from this concept, question are raised: In the 2019 Hong Kong protests, existed a Spiral of silence phenomenon on social media? This research has important scientific and innovative contributions. In order to understand these issue, based on the Spiral of silence hypothesis, this study manually analyzed 76 posts on the Facebook website of the South China Morning Post and 2,000 public comments. The development of the theory Spiral of silence (Noelle-Neumann, 1974) pointed out that people retain their opinions when they think that the climate of opinion is contrary to their own opinions, and this silence will increase over time. The analysis of this research shows that on the Facebook platform, a minority of opinion holders tend to retain their opinions, but as time goes by, a minority of determined people begin to express their opinions, which shows an intermittent Spiral of silence in time, probably motivated by factors exogenous to the observed discussion environment. The research aims to contribute to the advancement of the environment for public political participation on the current social media, through the study of the media environment and media content. The background of the research is the Hong Kong Anti-Extradition Law Amendment Bill movement. This special background has innovative significance, enriching empirical research on Eastern countries, and providing new ideas for non-campaigns political participation research
O príncipe que virou sapo: O feminino e as relações abusivas na adolescência em Areia Movediça (2021)
PINTO, Júlia Pinheiro
Orientador: Prof.ª Tatiana Oliveira Siciliano
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre a construção e o desenvolvimento dos relacionamentos afetivos heterossexuais entre os jovens, tendo como base ilustrativa a série da Netflix Areia Movediça. A partir da representação do relacionamento amoroso entre os personagens principais da série, Maja e Sebastian, foi proposto um debate sobre as transformações sofridas pelo amor romântico na contemporaneidade, a forma como as juventudes lidam com essa área da vida e, por fim, como a interlocução desses dois aspectos pode resultar em uma relação abusiva. Para isso, a pesquisa é dividida em três partes. Na primeira, discutem-se as juventudes e a importância da prática de se assistir a séries na perspectiva dos jovens. Na segunda, há uma breve introdução a Areia Movediça, com o objetivo de contextualizar o leitor. Por meio da análise das cenas, são debatidas temáticas intrínsecas ao universo juvenil consideradas tabus, até se chegar ao tema dos relacionamentos amorosos. Na terceira parte, discutem-se a desigualdade entre gêneros e como ela atua na construção dos relacionamentos abusivos, a partir da história sobre o amor vivido pelos protagonistas de Areia Movediça.
Um novo momento para narrativas plurais: impactos do empoderamento negro feminino contemporâneo no mercado editorial (2021)
SANTANA, Camila Mendes
Orientador: Prof.ª Vera Lúcia Follain de Figueiredo
Resumo: O título desta dissertação Um novo momento para narrativas plurais é inspirado nas questões que envolvem a obra literária da autora nigeriana Chimamanda Adichie “O perigo de uma história única”. O livro surgiu de uma palestra dada pela autora nigeriana que viralizou em plataformas digitais de vídeo, em redes sociais do mundo inteiro e se transformou em obra literária traduzida para diversos idiomas. Esse fenômeno guiou a temática desta pesquisa que busca entender como as narrativas do feminismo negro contemporâneo repercutem na construção social da realidade, provocando uma aproximação dos discursos de empoderamento nas mídias sociais, dando maior visibilidade para mulheres negras no mercado editorial. Este estudo traz considerações sobre o movimento feminista negro e propõe uma reflexão sobre o mercado editorial a partir desta perspectiva. Para isso, coloca em diálogo os conceitos de violência, necropolítica, biopoder e sociedade de rede com as questões que permeiam as lutas contra o machismo e o racismo. Tendo como conteúdo de pesquisa as trajetórias profissionais de Chimamanda Adichie, Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro. A pesquisa também aponta questões sobre a diáspora africana, as tecnologias digitais no campo da arte e da literatura, apresentando eixos do mercado editorial, empreendedorismos possíveis e reflexões acerca das oportunidades para a diversidade.
A renovação do cinema de horror no Brasil: permanências e mutações do gênero a partir de 2008 (2021)
SILVA, Gabriel Cardoso Borges
Orientador: Prof.ª Vera Lúcia Follain de Figueiredo
Resumo: A dissertação analisa o cinema de horror brasileiro a partir de 2008, momento em que José Mojica Marins, criador do icônico Zé do Caixão, lança sua última obra, Encarnação do Demônio. A produção que segue daí é bastante heterogênea e diversa, além de crescente em número de filmes. Para se ter uma ideia, em 2008 foram lançados três filmes, incluindo o de Mojica, já em 2018, foram lançadas nove obras. Do conjunto me interessa e destaco aquelas que, de alguma forma, mobilizam o gênero narrativo enquanto crítica ou comentário social. Discuto na dissertação, além de Encarnação do Demônio, os filmes Trabalhar Cansa (2011), As Boas Maneiras (2017), Mormaço (2018) e Bacurau (2019). Partindo desse corpus, desenvolvo uma reflexão sobre os usos dos gêneros narrativos no cinema brasileiro das primeiras décadas do século XXI.
Mídia e populismo na América Latina: as campanhas presidenciais de Jair Bolsonaro e Andrés Manuel López Obrador no Twitter (2021)
SILVEIRA, Yago Cury
Orientador: Prof. Arthur Ituassu Filho
Resumo: Este projeto se insere no campo da Comunicação Política e tem como objetivo realizar uma análise comparada das mensagens veiculadas no Twitter por Jair Bolsonaro e Andrés Manuel López Obrador durante as últimas eleições presidenciais do Brasil e do México. Espera-se, assim, contribuir com os estudos do populismo na América Latina e com a discussão sobre como atores políticos populistas fazem campanhas eleitorais no contexto das regiões estudadas, se atentando, em especial, aos usos dados às oportunidades comunicacionais oferecidas pelos ambientes digitais. Primeiro, será apresentada uma contextualização teórica sobre o populismo, passando pela definição do conceito, pelo desenvolvimento histórico do populismo latino-americano e pela compreensão do populismo enquanto fenômeno comunicacional. Na sequência, o método de análise qualitativa de conteúdo informado pela teoria dos enquadramentos e utilizado neste trabalho será apresentado. Por fim, os resultados encontrados serão discutidos a partir de seus contextos e da teoria do populismo
A gente também nasceu para brilhar: O projeto favelagrafia e uma outra representação social das juventudes cariocas (2021)
TAVORA, Aline Pereira Pimenta
Orientador: Profª Cláudia da Silva Pereira
Resumo: O presente trabalho tem como questão central a representação social dos jovens das favelas cariocas a partir do Estudo de Caso do Projeto Favelagrafia, formado por nove fotógrafos, moradores de nove diferentes favelas do Rio de Janeiro, buscando compreender como as imagens midiáticas carregam sentidos e criam realidades a respeito desses jovens. Para tanto, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica que retoma a história da formação das favelas cariocas como produto do processo de estratificação espacial da Cidade, acompanhado pela construção social da favela como o lugar do outro, definida pelo o que ela não é ou não tem: espaço do caos, da ausência e do perigo. Tal percepção do senso comum a respeito das favelas, estendida também a seus jovens moradores, será analisada a partir de uma pesquisa quantitativa exploratória com integrantes das camadas médias urbanas. Em seguida, a reflexão sobre as representações midiáticas que reforçam estereótipos será feita por meio de resultados da busca de imagens no Google, analisados à luz das ideias de representação, estereotipagem, diferença e poder. Por fim, a partir de entrevistas em profundidade com os integrantes do Projeto Favelagrafia, serão analisadas quarenta fotografias por eles produzidas, bem como suas visões sobre cidade, favela e jovens das favelas. O trabalho se encerra com a proposta de reflexão sobre uma outra possibilidade de representação social dos jovens das favelas cariocas a partir do Projeto Favelagrafia, privilegiando o olhar da potência e das múltiplas juventudes que ali podem ser encontradas.
2020
Emancipar o espectador? Distâncias e intervalos no cinema de Michael Haneke (2020)
BAEZ, Luiz Severiano Ribeiro de Paula
Orientador: Prof. Gustavo Chataignier Gadelha da Costa
Resumo: A partir dos movimentos de maio de 1968, a figura intelectual da emancipação toma conta da filosofia francesa: enquanto Jacques Rancière aposta na radical hipótese da igualdade das inteligências, Alain Badiou desenvolve uma teoria do acontecimento. Em comum, concernem a ambos processos de subjetivação, dentre os quais Badiou destaca quatro: amorosos, científicos, políticos e artísticos. Neste âmbito, o regime estético rancièriano e a inestética badiousiana oferecem aporte teórico para reformular as categorias segundo as quais se compreende a criação artística – em geral – e o cinema – em particular. No entendimento comum de uma arte contemporânea das relações, este trabalho aproxima os autores com o objetivo de pensar a obra do diretor austríaco Michael Haneke. Dividindo seus filmes em blocos temáticos – entre cinema e amor, entre cinema e ciência, entre cinema e política e entre cinema e outras artes –, investigam-se distâncias e intervalos pelos quais podem passar ideias e nos quais se formam espectadores como sujeitos igualitários.
Abolição: Escavações e memórias sobre o Cinema Negro de Zózimo Bulbul (2020)
CARRASCO, Marcell
Orientador: Profª. Andrea França Martins
Resumo: Em 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição.
Jornalismo, Infotenimento e legitimação da opinião: estudo de caso sobre o programa Greg News (2020)
CRUZ, Julia Fatima de Jesus
Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar
Resumo: Esta dissertação visa discutir as relações entre jornalismo e entretenimento na sociedade contemporânea. Realizamos um estudo de caso sobre um programa televisivo autodenominado noticioso humorístico com o objetivo de analisar, a partir de autores dos estudos em jornalismo, a estratégia de infotenimento utilizada. O estudo foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica que descortina uma contradição histórica constitutiva do campo jornalístico na Modernidade – a polaridade entre cumprir uma função educativa ou uma função de entretenimento – apontando que o infotenimento é compreendido como um formato híbrido contemporâneo que funde informação jornalística com entretenimento. Tivemos como recorte os 14 episódios da segunda temporada do programa Greg News, exibidos em 2018 no canal por assinatura HBO Brasil e reproduzidos no Youtube.
Dilemas do envelhecimento feminino: Evitação e celebração em anúncios da revista Claudia (2020)
CUNHA, Luísa Cristina Araujo de Salles
Orientador: Prof. Everardo Pereira Guimarães Rocha
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as representações do envelhecimento feminino na narrativa publicitária. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que tem como corpus anúncios publicados na revista Claudia, entre junho de 2014 e maio de 2019. Este estudo está inserido em uma tradição das ciências sociais que investiga a dimensão simbólica do consumo e da publicidade, considerando sua importância na estrutura econômica do capitalismo, na construção de identidades e no estabelecimento e sustentação de relações sociais. Diante do material coletado nesta pesquisa, destacam-se duas importantes representações, aqui chamadas de envelhecimento evitado e envelhecimento celebrado. A primeira ressalta aspectos negativos do envelhecimento e apresenta os produtos como soluções para impedir ou ao menos retardar o aparecimento de seus sinais. A segunda, por sua vez, exalta o envelhecimento como algo a ser vivido e celebrado em aliança com o mundo dos bens. Nesse sentido, por meio do diálogo entre ideias e conceitos da Antropologia e da Comunicação, examinamos imagens e discursos sobre o envelhecimento feminino na narrativa publicitária, revelando importantes aspectos da forma como experimentamos o fenômeno na sociedade brasileira.
Global e Digital: Dilemas e desafios para o jornalismo local (2020)
FIGUEIREDO NETO, Natanael Damasceno de
Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar
Resumo: Em meio a um cenário de dificuldades e desafios para o jornalismo, sobretudo para o jornalismo local, jornalistas e empresas de comunicação apostam em ferramentas e plataformas disponibilizadas pela internet e pelas novas tecnologias digitais para engajar e manter seu público. Um exemplo é a editoria de hiperlocal dos jornais da empresa de notícias carioca Infoglobo, criada em 2017. Este trabalho parte da análise das reportagens produzidas pela editoria para fazer uma reflexão, em termos conceituais, sobre a eficácia dessa estratégia. A partir de uma revisão bibliográfica para definir os conceitos de jornalismo local e de jornalismo hiperlocal, relaciona os pontos de contato e as diferenças entre eles e aplica os conceitos ao trabalho feito pelos jornais da Infoglobo. Faz ainda uma reflexão acerca dos dilemas e dos desafios impostos ao jornalismo local em um mundo interligado pela tecnologia.
Sociabilidade mediada por mensagens efêmeras: Uso dos stories em experiências de aproximação e distanciamento (2020)
LACERDA, Bruna Neves
Orientador: Prof. Gustavo Chataignier Gadelha da Costa
Resumo: Esta dissertação sobre a sociabilidade mediada por mensagens efêmeras buscou estudar novas possibilidades comunicativas e interacionais, no que tangencia as comunicações momentâneas, denominado Stories, mediadas por dispositivos com acesso à internet. Para isso, foram pesquisados usuários das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, totalizando 88 questionários respondidos ao longo dos anos de 2018 e 2019. Os formulários de pesquisa foram aplicados à pessoas com idade entre 18 e 24 anos, que trabalham, tem acesso à internet via smarthphones, moram na cidade do Rio de Janeiro e usam o Stories de, pelo menos, uma das três redes sociais mencionadas. Autores como Georg Simmel, Erving Goffman, Daniel Miller, Yochai Benkler e Robert Kozinets serviram como base teórica para a redação do estudo. Entre as conclusões encontradas, destaca-se que para gerenciar as impressões adequadas podem ser criadas segmentações entre as conexões de amizades que tem permissão de visualizar o que é publicado. Assim, cria-se uma dialética de aproximação distanciada e, às vezes, um distanciamento aproximado.
As emoções nas telas e narrativas da Netflix: os casos de crimes reais em Amanda Knox, Alias Grace e Making a Murderer (2020)
LOPES, Tatiana Helich
Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano
Resumo: O mistério envolvendo o crime pode ser visto na literatura através dos romances policiais, que tiveram seu advento com os folhetins no século XIX. Se antes procurava-se achar o culpado para restaurar a ordem, nas narrativas criminais contemporâneas acentua-se a dúvida sobre a culpa dos protagonistas acusados de assassinatos em detrimento do crime em si. Nesta dissertação, busca-se identificar as emoções que perpassam os casos reais de crimes de assassinato, tendo como objetos de estudo três produções originais Netflix: o documentário Amanda Knox (2016), a série documental Making a Murderer (2015) e a série baseada em fatos reais Alias Grace (2017). Parte-se da reflexão sobre o papel da Netflix como tecnologia do século XXI, produzindo conteúdo para sua plataforma de streaming e compartilhando opiniões e emoções em suas redes sociais, fazendo um jogo de telas com o telespectador/usuário. Discussões sobre Netflix e narrativas criminais contemporâneas têm sido pautas de estudos no campo da comunicação levando em conta o engajamento junto ao público. Aqui, pretende-se pensar a narrativa criminal em sua origem para entender suas variações contadas pela Netflix, e as emoções dos protagonistas que podem induzir o julgamento ao gerar o envolvimento do espectador com o drama. Resta-nos a indagação: essas emoções representariam as angústias do indivíduo atual?
Qual o lugar da justiça? Uma análise das séries Justiça e La Casa de Papel (2020)
MACHADO, Natalia dos Santos
Orientador: Profª. Vera Lucia Follain de Figueiredo
Resumo: As narrativas criminais, que se expandem pelo campo da ficção seriada televisiva, têm sido pautas de debates acadêmicos contemporâneos, visto o êxito obtido pelo subgênero. Na dissertação, tomamos como objeto de estudo as séries Justiça, de 2016, e La Casa de Papel, de 2017, cujas tramas vão além da narrativa dos crimes em si. Vingança ou justiça? Esta é, em síntese, a indagação em torno da qual se estruturam ambas as histórias que abordamos. Partimos da análise da construção dos personagens e de seus percursos para colocar em diálogo os procedimentos narrativos das duas séries diante da complexidade da questão trabalhada isto é, a relação entre crime e justiça vista numa perspectiva transversal às normas institucionais. Nas obras, a justiça social afasta-se da justiça criminal, gerando o envolvimento do espectador com os dramas dos personagens através da compreensão do que há por trás da ação de cada um.
“Too big to boycott”: Jornalismo e as disputas pelo poder de informar (2020)
MONTENEGRO, Cláudia Maria Monteiro
Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar o impacto das redes sociais no jornalismo. Constatamos o processo de transformação do jornalismo em rede para a jornalismo plataformizado, com a transposição da notícia para o sistema de funcionamento das plataformas que, por sua vez, se apropriam, desagregam e redistribuem as notícias de maneira personalizada para os usuários pelo uso de algoritmos. Ainda sem conseguir encontrar uma solução financeira para se inserir neste novo ecossistema midiático, os jornais se adaptam ao domínio das plataformas digitais, assumindo uma posição resumida pelo presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, como Too Big to Boycott (grande demais para boicotar). A expressão foi tão representativa do que observamos que escolhemos como título desta dissertação. Apresentamos os diversos desafios pelos quais passam as organizações jornalísticas, em suas diversas camadas. A sociedade, impactada pelas novas tecnologias, passa por mudanças estruturais e o jornalismo, como uma instituição social, também se transforma. O objeto empírico foi o jornal O Globo. Fizemos um percurso pelo processo de digitalização do jornal desde a estreia do site em 1996 até 2019. Com foco na atuação nas redes sociais, realizamos uma observação participante das rotinas produtivas na redação. Utilizamos as técnicas de pesquisas qualitativa e quantitativa, para levantarmos e analisarmos os critérios de noticiabilidade utilizados pelos jornalistas na seleção das notícias para o Facebook e o Instagram. Exploramos tanto os elementos intrínsecos – os valores-notícia – quanto os valores extrínsecos aqueles que estavam presentes no processo escolha.
Vozes da reforma: uma análise da cobertura da reforma da Previdência Social no telejornalismo (2020)
OLAZ, Flávia de Oliveira Moreira
Orientador: Profª. Patrícia Maurício Carvalho
Resumo: Esta pesquisa analisa a cobertura da reforma da Previdência Social no telejornalismo brasileiro, especificamente investigando se o Jornal Nacional (JN) e o Jornal da Record (JR) pluralizaram e diversificaram vozes na veiculação das reportagens sobre a reforma, na medida em que estes precisam cumprir princípios jornalísticos como imparcialidade e objetividade em razão do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Realizou-se pesquisa bibliográfica para compreender a função social da televisão brasileira por meio de um breve percurso histórico (BARBOSA, 2013), que pode dirimir as relações intrínsecas entre esse aparato, o modelo de negócios (BOLAÑO, 2004), a concentração dos meios de comunicação (BRITTOS, 2004; LIMA, 2011) e a função do telejornalismo em nossa sociedade, considerados de forma conceitual, nesta pesquisa, sob a ótica de Alfredo Vizeu (2000; 2009) e Beatriz Becker (2005; 2016). A fim de atender o objetivo de identificar as vozes ouvidas pelo JN e JR, realizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), e após a análise de 36 edições com foco no tema, constatou-se que esses telejornais privilegiaram determinadas vozes em detrimento de outras. Nos resultados, todas as vozes ouvidas se apresentaram como favoráveis à aprovação da reforma, uma vez que tanto um telejornal quanto o outro não mostraram, em nenhuma das edições, diferentes pontos de vista, impedindo a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de ideias.
Comunidades de cinema e adolescência em três filmes brasileiros contemporâneos (2020)
SILVA, Lucas Coimbra da
Orientador: Prof.ª Andrea França Martins
Resumo: O cinema brasileiro contemporâneo tem produzido comunidades de cinema, segundo pesquisadores que abordaremos no trabalho. Essas comunidades de cinema organizam diversos processos de constituição da visibilidade cinematográfica daqueles que se encontram desfavorecidos nas lutas nos sistemas de representações. De acordo com o teórico Jean-Louis Comolli, tais lutas são a própria forma das lutas sociais e políticas, e são responsáveis por estabelecer sua visibilidade. Assim, esta dissertação busca indagar como o documentário recente tem dado voz e imagem aos adolescentes – seu rosto, seus gestos, corpos e falas. Esses meninos e meninas adquirem, através do cinema, uma inesperada posição, que lhes permite tornar visível o que não era visto. Para desenvolver o estudo, este trabalho analisa os filmes A Vizinhança do Tigre (2014), de Affonso Uchôa, Um Filme de Verão (2019), de Jô Serfaty, e Espero Tua (Re)volta (2019), de Eliza Capai.
Relatos de Parto no Facebook: interação social e gênero no grupo Parto Natural (2020)
SILVA, Tainá Amorim
Orientador: Profª. Adriana Andrade Braga
Resumo: Esta dissertação analisa a interação social observada no ambiente de um grupo de mulheres dedicado à temática e experiência do parto no Facebook. Tomo como ponto de partida os relatos de parto publicados pelas participantes no grupo Parto Natural – da rede social Facebook -, utilizando técnicas etnográficas, como entrevista e observação participante. As teorias da antropologia das emoções e da microssociologia ajudaram a compreender as narrativas construídas nos – e a partir dos – relatos. Nesse ambiente, os relatos de partos publicados introduzem tópicos que são interpretados e questionados na interação que promovem, evidenciando uma complexa negociação de sentidos sobre as práticas e valores que envolvem o evento do nascimento. Os dados evidenciam que se por um lado aquele ambiente proporciona um local de expressão, acolhimento e apoio às mães que fazem a opção pelo parto natural, por outro, é também local de indicação de produtos e serviços relacionados ao tema. Apesar de serem frequentes os posicionamentos contra práticas caracterizadas como violência obstétrica e favoráveis àquelas relacionadas às práticas do parto natural, a intenção do grupo não parece ser a de fazer militância ou qualquer intervenção política, mas a de ajudar as que já estão nessa busca por meio de informações baseadas em evidências científicas e também com a troca de experiências entre as mães que já passaram pelo processo. Ou seja, almeja-se uma transformação social, mas no compasso das ações e escolhas individuais. Assim, o ambiente se caracteriza principalmente como local de encontro, acolhimento e troca de saberes entre pares.
Expansão da vida: narrativas imersivas em jogos eletrônicos e o consumo de experiência em mundos virtuais (2020)
VALLEJOS, Pablo de Macedo Silveira
Orientador: Profª Drª Claudia da Silva Pereira
Resumo: Há longa data jogos têm sido estudados por teóricos, em uma tentativa de compreender de que modo essa prática movimenta a imaginação do indivíduo, as relações sociais, os hábitos de consumo, as configurações de uma cultura, os valores, as crenças, e até os modos de fazer política. Desde que os meios convergiram dentro da Internet, nos séculos XX e XXI, e a sociedade da informação penetra o chamado ciberespaço, observa-se que organizações alcançam lucros multimilionários com os jogos eletrônicos à medida que gráficos são aprimorados, mecanismos de conversação e interação social são ampliados, e narrativas lúdicas e complexas são apresentadas com a premissa de imersão. Gamers, assim, destinam horas conectados às plataformas digitais, vivendo enredos fictícios, atravessando jornadas, fazendo amigos e engajando em universos e personagens confeccionados com tecnologias modernas que têm a declarada ambição de simular a realidade. Logo, o problema do estudo reside nas fronteiras do real, da simulação, dos lugares e do virtual, que ficam mais borradas considerando os investimentos de uma indústria que desenha produtos que emulam a sensação de estar em um mundo ou com personagens e tramas que soem críveis. Refletindo acerca desses conceitos, a presente pesquisa tem o objetivo central de investigar quais são os métodos utilizados por empresas para atrair jovens ao consumo dos mundos virtuais nos quais ocorrem as tramas dos jogos eletrônicos. Refletir, também, por meio de casos, sobre como títulos de sucesso de mercado são construídos e promovidos pela publicidade para atrair e conquistar indivíduos à frequente jogabilidade. Pela aplicação de questionário, entrevistas e observações, por fim, compreender de que modo fãs se conectam aos mapas, lugares e avatares como se fossem uma “nova” e “melhor” realidade. A revisão bibliográfica percorreu obras de Marshall McLuhan, Manuel Castells, Pierre Lévy, Johan Huizinga, Jean Baudrillard, entre outros.