TESES

2023

Jornalismo, cão de guarda na pandemia de covid-19 uma análise do jornal O Globo (2023)

FALCÃO, Roberto Jose Marinho

Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo: Esta tese verifica que o jornalismo continua capaz de cumprir um papel de “cão de guarda” da sociedade a partir da hipótese de que foi fundamental para informar a população e combater a desinformação durante a fase crítica da pandemia de covid-19. Para examinar esta questão, a tese se debruça no exame minucioso do jornal diário O Globo, do Rio de Janeiro, entre 9 de março e 20 de setembro de 2020, em um total de 28 semanas, levando-se em conta a centralidade temporal da semana iniciada em 8 de junho, data da formação do Consórcio de Veículos de Imprensa. Com uso da técnica de semanas compostas, utiliza-se a metodologia de análise de conteúdo para verificar em profundidade o tratamento da pandemia pelo jornal em 28 edições (uma por semana), verificando a cobertura em 1.212 itens de informação (notas, matérias e reportagens) e de opinião (colunas, artigos e editoriais). É feita uma análise qualitativa da cobertura a partir de revisão bibliográfica das teorias da parcialidade jornalística e de estudos acadêmicos sobre credibilidade, além do exame de pesquisas desenvolvidas por instituições acadêmicas e entidades de classe sobre a reestruturação forçada do modo de produção do jornalismo em função da aceleração, pela pandemia, da adoção das modalidades de trabalho remoto e híbrido. Assim, a tese demonstra a permanência do papel social do jornalismo, principalmente em situações de emergência sanitária como uma pandemia que mudou a forma de produzir notícias em todo o mundo.

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Implicações do SEO e das métricas de audiência às rotinas produtivas em jornalismo (2023)

VARGAS, Greyce

Orientador: Profª Drª Patricia Mauricio

Resumo: Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO, foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLAÑO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google. Disponível apenas físicamente na estante da Biblioteca Central da PUC-Rio

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Funk ostentação e os anos Lula e Dilma cultura brasileira, políticas desenvolvimentistas e subjetividade neoliberal (2023)

BRAGA, Rafael Giurumaglia Zincone

Orientador: Profª Drª Cláudia da Silva Pereira

Resumo: O objetivo desta tese é contribuir para o debate da relação entre contexto socioeconômico e artes a partir da análise do fenômeno do funk ostentação. Surgido ao longo dos anos de crescimento econômico dos governos do Partido dos Trabalhadores, o funk ostentação foi entendido como uma representação do que se rotulou, à época, de nova classe média, um fenômeno socioeconômico que foi associado ao êxito das políticas econômicas e sociais do PT. À medida que ganhavam destaque na indústria da música, uma parte expressiva dos artistas do funk ostentação passou a defender um discurso explicitamente neoliberal, ressaltando a meritocracia e o empreendedorismo como fatores determinantes de seu êxito (individual), ignorando o papel das políticas para a formação do próprio subgênero. No campo da música, foi dada maior atenção à economia do funk e às inovações de um modelo de negócio engendrado pela produtora Kondzilla destacando a centralidade do audiovisual e das redes sociais digitais, notadamente o YouTube. A tese se detém justamente sobre essa aparente contradição entre os contextos socioeconômico e cultural realizando uma análise interpretativa de conteúdo de entrevistas de alguns personagens mais destacados dentro do subgênero musical postadas na plataforma YouTube entre 2011 e 2015. Ainda que as políticas neoliberais de consumo não produzam necessariamente impactos políticos lineares, totalizantes e homogêneos, verificou-se nas falas dos MCs a recorrência de um discurso marcado pelo individualismo e pela cultura motivacional, aparentemente antitéticos a um contexto econômico de maior socialização do poder de compra via políticas públicas de Estado.

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A democracia e seus significados no jornalismo brasileiro e argentino uma perspectiva comparada (2023)

MANNHEIMER, Vivian

Orientador: Prof. Dr. Arthur Cezar de Araujo Ituassu Filho

Resumo: Este trabalho do campo da Comunicação Política tem como objetivo analisar representações e significados compartilhados sobre democracia no jornalismo brasileiro e argentino. Considera-se que o jornalismo é capaz de criar significados e, desse modo, influenciar na constituição da realidade social e, inclusive, política. A escolha de Brasil e Argentina como objetos de estudo foi feita por se tratar de dois países latino-americanos que compartilham de semelhanças, como proximidade geográfica, histórico de crises políticas e econômicas recorrentes, um mesmo passado autoritário, e aberturas democráticas recentes e na mesma época. No entanto, de acordo com dados dos principais institutos de pesquisa sobre democracia, a Argentina apresenta índices maiores de apoio a essa forma de governo que o Brasil, que, por sua vez, parece apresentar maiores tensões em sua realidade democrática, tendo vivido um impeachment presidencial em 2016 e a eleição de um presidente de extrema-direita, que governou entre 2018 e 2022, com pouco apreço pelo jogo democrático. Realizou- se uma análise qualitativa e temática, a partir da teoria da democracia, para se avaliar o conteúdo dos principais jornais dos dois países. Espera-se, assim, contribuir para o campo dos estudos de comunicação da América Latina por meio de uma análise qualitativa, de conteúdo, regional e comparada, uma perspectiva ainda pouco explorada na área de comunicação, mas que vem crescendo nos últimos anos. Acredita-se que estudar os significados e representações de democracia no jornalismo desses dois países pode nos dar algumas pistas sobre a democracia na América Latina, de forma geral, e sobre a realidade democrática brasileira, de forma mais específica.

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2022

Televisão e ideologia uma análise das relações de dominação nas ficções seriadas (2022)

LEITE, Andrei Maurey de Musacchio

Orientador: Profª Drª Patrícia Maurício Carvalho

Resumo: Esta tese percebe a evidente força e o espaço ocupado pela mídia na vida social contemporânea. Uma vez que o imaginário sociocultural de uma sociedade é constituído através das interrelações entre os indivíduos, o papel da mídia e suas consequências para a vida material adquire complexa proeminência. Inseridos na lógica do lucro, os conglomerados de mídia elaboram os seus produtos conforme as demandas do mercado e com alto enfoque na acumulação de capital. No cerne deste debate, subjaz a questão de como a instituição midiática se apresenta frente à manutenção das estruturas de poder. Por isso, é crucial entender que sendo parte da superestrutura, ela tem por função a reprodução da ordem social, isto é, as suas sedutoras mensagens veiculam significados e valores que atuam para perpetuar a dominação de classe e a paralisação social. Desta forma, pode-se indagar: qual a relação da mídia com o atual modelo econômico e com o contexto histórico-social em que está inserida? Há interesses particulares desses conglomerados em atuar contra a manutenção do status quo? De que maneiras os seus conteúdos sustentam as relações de dominação e omitem as contradições? Para respondê-las, elaboro discussões sobre os processos de dominação, exploração, desigualdades sociais, estrutura de classes e ideologia, além de investigar a atividade midiática sob o ponto de vista da inversão dos interesses, da propaganda política e seus aspectos antidemocráticos, inserindo-os no contexto político-midiático brasileiro. Por fim, no intuito de investigar essa reprodução ideológica no campo das ficções seriadas, conduzo uma análise marxista procurando compreender de que maneiras elas retratam as contradições e como atuam na reprodução da ordem social capitalista pela distorção das relações de dominação e classe, pela promoção dos interesses das classes dominantes e pela omissão das causas das desigualdades como uma condição intrínseca do capital.

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O espetáculo das ruas as revistas ilustradas, o consumo e a construção de um ethos urbano (2022)

PORTER, Melba

Orientador: Profª Drª Tatiana de Oliveira Siciliano

Resumo: O presente estudo discute o papel das revistas ilustradas no processo de cons-trução da aspiração ao ethos urbano moderno, com o recorte de compreender como essas mídias impressas expressavam e como conformaram uma nova sociedade ca-rioca, nos primeiros anos do século XX. Através da análise de anúncios e crônicas, suportes documentais tradicionalmente estudados da época, busca-se alcançar en-tendimento sobre como a sociedade assimilou a modernização da Capital Federal, que efeitos produziram as reformas de calçadas e avenidas, novos parques e jardins, além da interação com carros, bondes elétricos, máquinas pesadas, e os modernis-mos que iam além das de ordem urbana, como os dos costumes dos habitantes do Rio de Janeiro e a própria imagem a ser construída do País. Para o estudo, foram analisadas todas as edições dos seis anos de publicação da revista Kósmos (de 1904 a 1909), apontando acontecimentos da época, por vezes lançando mão da compara-ção intertextual desse periódico com a narrativa de outros impressos, como a Re-vista da Semana e a FonFon. A hipótese é que, como “janelas” para o entendimento da cultura moderna, os flagrantes cotidianos das crônicas e a publicidade trouxeram mais que revelações de como se deu a reconfiguração do espaço público, as novas formas de ver e ser na relação com a modernidade. Com simbologias próprias, auxiliaram na aspiração e construção de um novo valor moral, seu caráter e um novo estilo de vida.

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O cinema yiddish na europa central e leste um passaporte desenterrado que resiste e remonta o imaginário da cultura yiddish (2022)

ANTABI, Marcia

Orientador: Profª Drª Andréa França Martins

Resumo: O cinema yiddish e´ brevemente mencionado na bibliografia sobre a histo´ria mundial do cinema. A partir da lacuna, a corrente pesquisa, realizada no contexto desta tese de doutorado, apresenta o cena´rio do surgimento do cinema falado em yiddish, proveniente do teatro yiddish, com o objetivo de incluir esta pra´tica cultural e arti´stica no campo dos estudos histo´ricos do cinema. O argumento é que o gesto de desenterramento do cinema yiddish, como parte do revigoramento contemporâneo da cultura yiddish, funciona como um passe para a transmissão e a resistência ao seu total apagamento. O cinema-passaporte atravessa diversas temporalidades e permite uma imersão na cultura, através da pesquisa nos arquivos de imagens do cotidiano das comunidades judaicas na Polo^nia no entreguerras. Para sustentar a questão da ausência do cinema yiddish na biografia da história mundial do cinema, são investigados quatro filmes: Mir Kumen On (Estamos Chegando, Aleksander Ford, 1936), Yidl mitn Fidl (Yidl e o Violino, Joseph Green e Jan Nowina-Przybylski, 1936), Der Dibuk (O Dibuk, Michal Waszynski, 1937) e Um dia em Varsóvia (A Day in Warsaw, Saul e Yitzhak Goskind, 1939). Além das narrativas, o objetivo é mostrar a história dos filmes e de seus diretores com o propósito, sempre necessário, de transmitir a importância da preservação da memória da cultura yiddish através do cinema, bem como dos fragmentos de filmes que sobreviveram ao genocídio da Shoah e dos aspectos centrais que emergem a partir das narrativas.

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Memórias da comunicação brasileira um estudo sobre representações do consumo entre idosos (2022)

FEIX, Isabel Cristina

Orientador: Prof Dr. Everardo Pereira Guimarães Rocha

Resumo: O objetivo central desta tese é realizar a análise de algumas transformações econômicas e sociais ocorridas no Brasil, em meados do século XX, com foco principal na consolidação da comunicação e do consumo de massa. Fundamentado em uma pesquisa etnográfica, o trabalho consiste em interpretar as narrativas sobre o passado de um grupo de idosos que mora em um residencial geriátrico de alto padrão localizado em um bairro nobre do Rio de Janeiro. Conjugando entrevistas e observação participante, proponho uma imersão nos relatos dos informantes com o objetivo de descobrir processos simbólicos que alicerçam as representações coletivas sobre esses temas. Assim, investigo as memórias de um conjunto de pessoas nascidas entre 1924 e 1952, enquadrando-as como um repositório de representações coletivas, em que se revelam ideias imaginadas sobre o período. Nesse sentido, se as décadas de 1930 a 1960 são retratadas pelos historiadores como de desenvolvimento econômico e avanço da industrialização, neste trabalho pretendo examiná-las a partir das lembranças desses informantes, que à época eram crianças e jovens curiosos com as novidades e atraídos por uma cada vez mais diversificada oferta de bens e serviços. Diante disso, percebo novas dinâmicas sociais se estabelecendo, entre elas hábitos de distinção e rituais de consumo que foram impulsionados por jornais, rádio, revistas, cinema e televisão. No período estudado, então, é possível identificar uma aliança intrínseca entre a expansão da comunicação de massa e do consumo, em que imagens idealizadas de desenvolvimento e de modernização contribuem para a consolidação de uma vida imaginada pelo capitalismo.

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Gramática do amor um estudo da comunicação sobre as representações e a expressão do sentimento no discurso emocional das culturas juvenis (2022)

GONÇALVES, João Vitor Rodrigues

Orientador: Profª Drª Cláudia da Silva Pereira

Resumo: Expressar o amor é também uma linguagem através da qual se comunica aos outros e a si mesmo sobre aquilo que se sente. Orientada pelos projetos teóricos de sociologia de Marcel Mauss e Gabriel Tarde, esta tese evidencia as linguagens da gramática do amor entre jovens mulheres de camadas médias na cidade do Rio de Janeiro, considerando tanto aspectos que são caros às culturas juvenis, quanto representações sociais que circulam na mídia. Recorrendo a Moscovici e à sua teoria das representações sociais, o discurso emocional é alcançado pela análise interpretativa de conteúdo e práticas de inspiração etnográfica para indicar, através de narrativas individuais, os sinais de estabilidade e os de possíveis rupturas nas linguagens das quais se apropriam nesse início da segunda década do século XXI. De enorme relevância são também as evidências de Gilberto Velho, Claudia Barcelos Rezende e Maria Cláudia Coelho e a micropolítica das emoções, contribuindo para revelar as linguagens apresentadas na conclusão da pesquisa, entre elas, a expressividade sentimental, a desromantização das relações e a afetividade mediada.

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Expectativa vs. realidade um jeito Google de trabalhar nas representações midiáticas dos “Millennials” (2022)

CRUZ, Elena Cristina Pinto

Orientador: Profª Drª Cláudia da Silva Pereira

Resumo: A geração “Millennials”, apontada como preguiçosa e narcisista ganha nesse estudo uma nova investigação midiática, jornalística, que busca observar metodologicamente quais são as representações desse jovem no cotidiano. Especificamente contempla o aprofundamento nas pesquisas entre a ideia de trabalho para tal geração atravessada por características de lazer configurando um “tipo ideal” da atividade laboral. Esta tese parte de uma premissa elaborada por meio de entrevistas em profundidade realizadas no mestrado. Durante o período de produção da dissertação foi observado que os “Millennials”, assim mercadologicamente categorizados, apontavam no âmbito do trabalho para um aspecto típico-ideal ao qual era delineado com características e ideias lúdicas. Peculiaridades estas muito próximas da proposta oferecida pela empresa Google, que tem um “jeito de trabalhar” bastante particular. As representações midiáticas da empresa, por sua vez, são atribuídas a um imaginário de experiências que podem ser vistas em documentários, filmes e reportagens em geral. Ao perceber a narrativa dos entrevistados no mestrado a pesquisa de doutorado buscou analisar as contribuições neoliberais que corroboram para as mudanças na subjetividade do indivíduo configurada através das influências de forças exteriores a ele, como grandes corporações e, claro, seu próprio trabalho. A juventude diante de tais intervenções anseia por um tipo específico de trabalho e atender expectativas sociais. Decorrências distintas que revelam um cotidiano marcado por desejos e frustrações. O título da tese “Realidade vs. Expectativa” revela indícios de que os dados encontrados na metodologia, Análise de Conteúdo, não seguem por caminhos demarcados pela régua geracional.

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Essa fez Socila narrativas sobre etiqueta, socialização feminina e aperfeiçoamento social da mulher (2022)

MEDEIROS, Maria Carolina El-Huaik

Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano

Resumo: Precursora na formação de manequins e candidatas a miss no Brasil, a Socila ficou conhecida por ser uma escola de etiqueta para mulheres, sinônimo de elegância no Brasil dos anos 1950 e 1960. “Fazer Socila” significava aprender sobre embelezamento, vestuário e educação do corpo, configurando um “aperfeiçoamento social”. A despeito do seu auge ter sido nos anos 1960, a Socila continua sendo mencionada na imprensa, sem nunca ter sido objeto de estudo. Nesta pesquisa se pretende contar a história da escola e de sua fundadora, Maria Augusta, que ensinou etiqueta para a família Kubitschek, circulou na alta roda mundial e inspirou personagem em série de TV, buscando compreender as narrativas de feminilidade e socialização ensinadas às mulheres dos anos 1950 e 1960, tomando a escola como partícipe da construção de um imaginário normatizador de feminilidade, de um habitus (BOURDIEU, 1983). A hipótese é que entre opressão e emancipação, Maria Augusta teria sido uma mediadora para mulheres, a partir de um capital feminino que lhes possibilitava participar da vida social, fora dos recônditos do lar. Com o tempo, entretanto, o aperfeiçoamento social se desloca do aprendizado da etiqueta para um aperfeiçoamento corporal, mediante intervenções estéticas no corpo. As narrativas na imprensa sobre a Socila, sobretudo nas revistas Manchete e O Cruzeiro e no jornal O Globo, ajudam a recontar a história, além do conteúdo de quatro apostilas com os ensinamentos ministrados por Maria Augusta, cotejado a entrevistas.

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Entre o “bandido” e o “trabalhador” mediação, ideologia e moral no telejornal policial vespertino (2022)

MIRANDA, Julia Lery

Orientador: Profª Drª Vera Lucia Follain de Figueiredo

Resumo: Partindo da noção amplamente aceita hoje de que o espectador é uma parte ativa no processo comunicacional (embora a relação entre uma mídia oligopolizada e seu público seja assimétrica), esta pesquisa tem como principal questionamento as razões da cumplicidade e do conluio da audiência com os discursos excludentes e violentos proferidos em telejornais policiais vespertinos. Estudamos, assim, a mediação do programa Brasil Urgente por um período prolongado, de 2003 a 2020, de forma a apreender continuidades e rupturas no discurso como partes de um processo de circulação de significados, que diz da conexão entre o produto televisivo e a sociedade que o cerca. A tese passa por uma investigação do gênero televisivo e suas matrizes culturais, em busca das tradições mantidas ou rompidas pelo programa; uma reflexão acerca da violência institucional, para compreender as origens dos discursos de violência defendidos em Brasil Urgente; e um exame das relações entre política e narrativa, de forma a entender a razão populista dos discursos, o papel da classe social na categorização dos indivíduos retratados e os critérios de verdade que sustentam os posicionamentos do programa e do apresentador – figura central no telejornal policial vespertino. A pesquisa desenvolve uma metodologia materialista de análise de discurso, que o coloca em perspectiva histórica, observa as disputas de poder e a interpelação do espectador pelo programa. Esta metodologia, somada ao uso do gênero televisivo como operador analítico, visa apreender, para além do texto, as relações sociais que ele propõe e estabelece.

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Dois Antônios, várias velhices representações sociais da masculinidade no audiovisual (2022)

CASSARO, Valmir Moratelli

Orientador: Profª Drª Tatiana Siciliano

Resumo: Nesta tese, o objeto de estudo são as representações imagéticas da velhice, categoria diversa, construída socialmente e adaptada para atender a interesses de organização, gestão e manutenção de poderes. Devido a sua amplitude, faz-se um recorte de gênero, com ênfase na velhice masculina e sua representação no audiovisual brasileiro. O objetivo foi analisar como processos comunicacionais contemporâneos aprofundam significados que promovem a manutenção de uma gerência masculinizada da sociedade, e como isso se configura na velhice. Para tanto, foram escolhidas duas trajetórias de reconhecidos atores com trabalhos no cinema e na televisão: Antônio Pitanga e Antônio Fagundes. Parte-se do pressuposto de que vivências particulares, acontecimentos profissionais e performances que compõem a trajetória dos dois Antônios permitem compreensões sobre manutenções ou reconfigurações de modos de legibilidade do homem idoso na vida social. A perspectiva teórico-analítica que norteou os percursos do trabalho aposta no entrelaçamento da perspectiva dos regimes de representação de Stuart Hall com a sociologia de Norbert Elias e a construção da historiografia social de Philippe Ariès. Outras perspectivas teóricas fundamentaram a análise, entre as quais: a “tirania do visível” de Didi-Huberman, a “representação do eu” de Erving Goffman, a ilusão biográfica proposta por Pierre Bourdieu, os dispositivos foucaultianos e a “arte de contar histórias” de Walter Benjamin, entre outros. O caminho metodológico foi composto por três eixos: 1) a proposta de compreender o termo “velhice” em sua amplitude, em diferentes registros de épocas e sociedades antes do aprofundamento da construção teórica; 2) o método do olhar etnográfico de Gilberto Velho, em pensar questões relativas às sociedades complexas tanto através da literatura, quanto nas trajetórias individuais; e 3) os dispositivos foucaultianos de controle e organização social na manutenção de um status quo que prioriza determinados grupos em detrimento de outros. A proposta partiu do cruzamento de “rastros” que auxiliam na busca por uma narrativa imagética através dos tempos. Tendo a imagem como suporte, os exemplos trazidos reforçam a importância da representação na perpetuação de valores sociais. Além disso, a análise explorou conceitos que elucidam discussões identitárias de gênero e cor. A pesquisa permitiu chegar ao entendimento de que significados do envelhecimento masculino no Ocidente se engendram no modelo neoliberal vigente, diante da valorização de uma super produtividade. É possível dizer que, com o advento da linguagem audiovisual, exacerbou- se, ao longo do século XX e começo do XXI, a promoção de representações que forjam processos de descarte de corpos ditos improdutivos no embate geracional. Por fim, foram apontados caminhos, sob a luz dos Estudos Culturais, para novas produções artísticas que incluam atores sociais invisibilizados – os idosos. O estudo sobre a construção da velhice e sua representação no audiovisual é relevante para se pensar a contemporaneidade, na qual há crescimento do número de idosos e diminuição na pirâmide etária da proporção de jovens. Esta tese pretende contribuir para a reflexão sobre o lugar da velhice visando a novos modelos de sua configuração.

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Assessoria de imprensa no Brasil história, memória e transformações (2022)

PEREIRA, Luciana Azevedo

Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano

Resumo: Em pouco mais de um século de história, o trabalho de relacionamento com a imprensa nas organizações privadas no Brasil se transformou, foi reivindicado por áreas distintas na comunicação e ganhou forma e força no mercado de trabalho. No entanto, a atividade ainda carece de embasamento legal e reflexão acadêmica, o que traz insegurança jurídica e parece impactar diretamente a formação dos profissionais que construirão suas carreiras nesta área. A fim de colaborar com esta discussão, o objetivo desta pesquisa é reconstruir o percurso da assessoria de imprensa no Brasil, recorrendo à memória e à oralidade de alguns dos personagens desta história. O trabalho busca entender como ser deu a “ação coletiva” (BECKER, 1977) dos profissionais da área, analisada em uma perspectiva desviante e do estigma, dentro do campo de possibilidades em que estavam inseridos. A partir deste entendimento, a investigação pretende estabelecer premissas para refletir sobre a comunicação nas organizações de forma ampla e conectada às necessidades do mercado, oferecendo um diagnóstico da área. Assim, propor caminhos de entendimento que visa unir as pontas que historicamente se desenvolveram afastadas: a legislação, o mercado e a academia em prol de uma contribuição efetiva para os estudos de Comunicação nos contextos organizacionais e para a formação mais adequada de profissionais para atuar no setor.

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Adaptação literária na cultura da convergência clássicos e memória cultural (2022)

CRUZ, Marcela Dutra de Oliveira Soalheiro

Orientador: Profª Drª Vera Lucia Follain de Figueiredo

Resumo: Esta tese se dedica à análise do fenômeno cultural de multiplicação, em inúmeras versões, de determinadas obras clássicas, adaptadas recorrentemente pelo audiovisual. Estes textos e suas versões audiovisuais estabelecem relações intertextuais mais amplas e complexas do que um simples diálogo linear entre texto literário e versão, já que se inserem numa rede de referências e citações que também inclui as versões audiovisuais anteriores à mais recente, em uma lógica de espiral. A partir da seleção de três autoras cujas obras são frequentemente adaptadas: Jane Austen, Louisa May Alcott e Virginia Woolf, propomos verificar como o audiovisual, através das dinâmicas intertextuais e intermidiáticas que estabelece com obras clássicas da literatura, desempenha um papel significativo na articulação espiralada da memória cultural destes textos na contemporaneidade, mantendo-os em circulação em um contexto cultural de convergência. A retomada destes textos em diferentes contextos históricos, políticos e midiáticos, produz instâncias de reencontros com narrativas amplamente conhecidas pelo público e pela indústria audiovisual, abrindo diálogos entre os textos fonte, suas versões e as perspectivas particulares do seu tempo histórico de produção. O reencontro articula a memória cultural do texto clássico com uma nova circunstância de recepção audiovisual resultando em um universo acumulativo e retroalimentado de referências.

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A mídia no esporte de base o papel da comunicação na natação competitiva do Rio de Janeiro (2022)

MÜLLER, Juliana

Orientador: Profª Drª Claudia da Silva Pereira

Resumo: Esta tese se propõe a refletir sobre o papel das mídias no acesso e no incentivo à prática de esportes competitivos por parte de jovens atletas no Brasil. Argumenta-se que, em períodos próximos à realização de cada edição dos Jogos Olímpicos, os meios de comunicação costumam exaltar a necessidade de obtenção de mais apoio ao esporte, desde os anos iniciais da prática, porém, não sustentam esta posição com ações efetivas durante os anos que os sucedem. A mídia (ou a visibilidade midiática) é observada no contexto da construção, da implementação e da manutenção de projetos políticos, culturais e sociais que, por sua vez, afetam projetos de indivíduos ou grupos específicos; ao fazer parte de ações coletivas junto a outros atores sociais, chama atenção o papel da visibilidade midiática na obtenção de resultados positivos em termos de reconhecimento institucional, financiamentos, incentivos e oportunidades em geral provenientes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade como um todo. Representação midiática e representatividade social, portanto, são aqui considerados temas bastante interligados. O problema da pesquisa foi identificado a partir de um trabalho de campo preliminar, acompanhando o dia a dia de treinos e competições da natação de base do Rio de Janeiro, e, também, de uma análise realizada em mídias diversas, entre veículos de comunicação de massa, websites e redes sociais de instituições gestoras deste esporte, além de materiais de comunicação inerentes aos clubes esportivos locais – todos, explicitados ao longo do estudo, onde também se procura enfatizar: (a) sua fundamentação teórica em trabalhos sobre a construção social e midiática do conceito contemporâneo de juventude (Groppo, 2000; Pais, 2003; Rocha e Pereira, 2009), e no que é referenciado como a “política cultural do esporte” (Carrington, 2009), (b) sua possível contribuição no sentido de ampliar o campo das pesquisas brasileiras dedicadas às relações entre a comunicação e os esportes (Helal e Mostaro, 2020), e (c) seu potencial para colaborar, pelo viés dos estudos de mídia, com a construção de políticas públicas e privadas que incentivem e ampliem a prática de esportes competitivos – e da natação, em especial – por jovens atletas, no Rio de Janeiro e no Brasil. A metodologia utilizada se inspira nas propostas de (auto)etnografia analisadas por Carrington (2008) e Pereira (2019), e na construção de questões de pesquisa a partir da noção de “artesanato intelectual” descrita por Mills (1975). A ideia de realizar uma pesquisa complementar nos Estados Unidos surgiu a partir do trabalho de campo preliminar no Brasil, quando este país foi unanimemente citado, em entrevistas e conversas informais com integrantes do meio da natação competitiva, como referência na formação de atletas de base. Os achados deste estudo apontam para a contribuição da mídia em três esferas principais: 1) facilitar o acesso de jovens à prática esportiva; 2) estimular a continuidade do atleta no esporte competitivo; e 3) divulgar e incrementar o ambiente de suas competições.

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“Ado-a-ado, cada um no seu quadrado!” o lugar das representações negras periféricas no discurso midiático do “novo homem” da moda (2022)

COUTINHO, Thierry da Silva

Orientador: Profª Drª Claudia da Silva Pereira

Resumo: A presente tese de doutorado tem como objetivo refletir o discurso do “novo homem” da moda ocidental e suas representações midiáticas. A partir daí, proponho analisar o lugar ocupado pelas identidades jovens, negras e periféricas brasileiras nesse espaço. Para isso, realizo uma revisão bibliográfica sobre a noção de gênero no Ocidente como uma construção social, de modo a pensar as hierarquias sociais das masculinidades. Depois, apresento o “novo homem” e contextualizo o cenário do seu surgimento, identificando as suas diferentes categorias mercadológicas. Em seguida, utilizo a “teoria das representações sociais” para pensar as maneiras com as quais a mídia e a moda representam os corpos negros, estabelecendo como recorte as identidades negras residentes das favelas cariocas. Por fim, escolhi a favela da Mangueira, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, para estabelecer um comparativo entre essas imagens midiáticas do jovem favelado com os modos e as modas dos jovens mangueirenses postados na rede social Instagram.

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Comunicação Política, métodos computacionais e pandemia: os três primeiros meses da covid-19 no Brasil e seu processo de enquadramento no Twitter (2022)

FIRMINO, Leonardo Magalhães

Orientador: Prof. Dr. Arthur Ituassu Filho

Resumo: A pesquisa tem como objetivo estudar a variação temporal de enquadramentos genéricos e específicos sobre saúde no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Se trata de um estudo de caso realizado no Twitter sobre o tema da saúde (n = 31.339.922) entre 15 de março e 15 junho de 2020. Como categorias analíticas, se estudaram 3 frames genéricos e 3 específicos sobre saúde em contextos de epidemias. Os frames genéricos foram operacionalizados de forma dedutiva: conflito, atribuição de responsabilidade e moralidade (SEMETKO; VALKENBURG, 2000). Os frames específicos foram operacionalizados com o método indutivo (DE VREESE, 2005): consequências da pandemia, medidas de contenção e métodos de tratamento. Os tweets foram classificados automaticamente mediante um método computacional dictionary based, garantindo a confiabilidade, a validez e a reprodutibilidade (KRIPPENDORFF, 2011; SAMPAIO; LYCARIÃO, 2018). Foi realizada uma série temporal para observar a variação diária da evocação de cada quadro nos 93 dias estudados. Foi construída também uma rede temporal de usuários conectados mediante menções, retweets e respostas, sobre a qual foi calculada a métrica PageRank para medir a sua influência diária sobre a rede. Foram selecionados os dez atores mais proeminentes segundo o seu PageRank na data de maior pico de cada frame da série temporal. Finalmente, foram sistematizadas as informações sobre o contexto de análise e sobre o clima de opinião no Brasil mediante surveys representativos da população brasileira com frequência diária (n = 1.800, ME = mais ou menos 2 por cento, IC = 95 por cento). Os resultados da pesquisa apontam que a ordem de evocação dos frames, do mais ao menos proeminente, foi: conflito, atribuição de responsabilidade, consequências da pandemia, moralidade, medidas de contenção e métodos de tratamento. Em especial, os quadros do conflito, da atribuição de responsabilidade e das consequências da pandemia estiveram fortemente relacionados a um enquadramento negativo, episódico e de interesse humano dos tweets. Por outro lado, os demais frames (moralidade, medidas de contenção e métodos de tratamento) priorizaram enquadramentos temáticos, cujas implicações eram preponderantemente de natureza mais social e menos individual. Se destaca também a significativa presença de perfis anônimos entre os Top10 usuários de cada frame, assim como militantes, especialistas em saúde, influenciadores digitais, jornalistas, órgãos de mídia, políticos e perfis de outra natureza. Por fim, no que se refere ao estudo das condições que estão associadas aos picos mais altos de evocação dos frames genéricos e específicos da série temporal, foi observado um fenômeno que se definiu como sincronização do enquadramento. Se define a sincronização do enquadramento como um fenômeno de ajuste coletivo da frequência ativação em rede de um determinado frame por meio da interação entre os indivíduos e influenciado por quatro fatores: contexto, sucessão de eventos associados, clima de opinião e combinação entre frames e temas.

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2021

Entre crenças e ecrãs comunidade transterritorial, telejornais e webtelas de Portugal (2021)

ANDRADE, Ana Paula Goulart

Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo: Nesta tese de doutoramento, trabalhamos as mutações do Jornalismo Audiovisual que se intensificaram com a internet e as novas tecnologias digitais, sobretudo no que tange as relações e os usos dos modos de produção, circulação/distribuição e recepção/audiência que se estendem pelo mundo a fora. Neste cenário, reconhecemos que o jornalista de TV precisou ampliar a sua expertisemainstream para as múltiplas telas nas redes, atuando no modelo broadcast e aproximando as linguagens do Jornalismo Audiovisual para o ambiente web. É nesse sentido que, amparados pelos conceitos das teorias transorganizacional, transnacional e de comunidade interpretativa, investigamos as rotinas produtivas televisivas de sete emissoras de TV em língua portuguesa (RTP, prioritariamente, e TVI, SIC, CMTV, Banda TV, Globo e Record), entendendo que a atividade jornalística é vinculada a uma identidade sócio-histórico-cultural reconhecida e compreendida pelos seus sujeitos produtivos e que se apresenta em mutação permanente. Assim sendo, lançamos o conceito de “comunidade interpretativa transterritorial”, pondo em diálogo a experiência jornalística brasileira com o fazer jornalístico português. Para tanto, o ferramental metodológico utilizado apresenta matizes compostas pela Análise da Materialidade Audiovisual (AMA), observação participante, autoetnografia, além de entrevistas semiestruturadas – num total de 37, totalizando 15 horas, 10 minutos e 4 segundos de gravação. A partir destes já consolidados métodos, ainda propomos uma metodologia própria para analisar o fluxo das produções entre os diversos ecrãs, denominada de “metodologia da aposta”, com a intenção de assinalar as rupturas, as continuidades e as potencialidades entre os telejornais e as webtelas em Portugal.

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A representação do capelão militar nos filmes de guerra o Resgate do Soldado Ryan, Pearl Harbor, Paisà e A Grande Guerra (2021)

MEDEIROS, Héliton Marconi Dantas de

Orientador: Profª Drª Vera Lúcia Follain de Figueiredo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo elaborar uma análise inédita sobre a representação do capelão militar, enquanto personagem, nos filmes de guerra hollywoodianos “O Resgate do Soldado Ryan e Peal Harbor” e no filme autoral “A Grande Guerra e Paisà”. Para isto, observou-se o percurso histórico do cinema, o seu uso como uma linguagem de comunicação e propaganda, as suas referências teóricas, que corroboram com a construção do personagem no campo religioso e social. A pesquisa é de natureza qualitativa, seguindo procedimento metodológico de revisão bibliográfica de livros, artigos de revistas científicas e sites da internet, os quais relatam fatos, histórias e trabalhos acadêmicos voltados ao objeto do estudo. De forma surpreendente, embora o capelão desenvolva um notável trabalho no campo sociorreligioso, há um déficit de conhecimento sobre a missão e as atividades desenvolvidas por ele junto às instituições militares e religiosas. Deste modo, este estudo proporciona certa visibilidade e notoriedade ao capelão militar, tendo como referência uma leitura crítica de filmes bélicos. A pesquisa, realizada no campo da comunicação cinematográfica, de modo particular, nas narrativas fílmicas, tem por objetivo extrair, agregar e justificar – de forma direta – os principais temas que estão presentes nas imagens, nos textos e nos sons das cenas, cujo personagem do capelão militar se enquadra, e – de forma indireta -, por meio dos elementos que fazem referência à sua missão institucional, agregada ao campo religioso no qual o capelão está imerso como oficial do culto. A pesquisa enumera, sobretudo, a partir da análise de conteúdo, as virtudes, as qualidades, os defeitos, os vícios, os estereótipos e os clichês, bem como as expressões gestuais e verbais que caracterizam e alimentam o imaginário da construção desse personagem no mundo cinematográfico. Assim sendo, os elementos presentes nas representações dos capelães militares evidenciam sobremaneira o poder simbólico que o personagem exerce, tanto no campo religioso quanto no campo militar, social e político.

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“Marcas do que se foi”? o jingle e a construção afetiva da memória publicitária (2021)

MANANGÃO, Katia Christian Zanatta

Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano

Resumo: Esta pesquisa concentra-se no jingle, contextualizado no universo musical como prática publicitária no Brasil, trazendo suas origens históricas, sua presença no rádio e na televisão, descrevendo as transformações vividas pelos meios que impactaram a sua recepção. Tem como objetivo geral refletir sobre a utilização do jingle, como prática publicitária, ainda nos dias de hoje, mesmo com o surgimento de novos formatos e mudanças de hábitos de consumo de mídias, destacando as digitais. Como objetivos secundários, intenciona constatar a utilização simbólica dos jingles como memorabilia – ou seja, um artefato digno de ser lembrado ou que já está guardado na memória pela sua relevância na vida de quem o registra – e referenciar o YouTube como um espaço difusor e articulador de memória afetiva do jingle, demonstrando a integração da memória com a música. Como objeto da cultura material, o jingle é abordado com o apoio de Igor Kopytoff e, na perspectiva da memória, são trazidos os teóricos Joël Candau, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Pierre Nora e Aleida Assmann. Por meio dos depoimentos dos informantes, conecta o jingle como trilha sonora de experiências de memória afetiva das gerações dos anos 1950 a 2000, propondo uma arquitetura da experiência de memória. A pesquisa de campo se desenrola em três momentos, realizando primeiramente uma análise interpretativa dos comentários de canais selecionados no YouTube que trazem vídeos sobre jingles antigos e memoráveis, de forma a consolidar esta mídia social como espaço de mediação da memória afetiva da publicidade. Em um segundo momento, faz um levantamento quantitativo exploratório, amostragem por conveniência, para verificar se a memória afetiva evocada pelos jingles é geracional ou um fenômeno que transcende as relações simbólicas entre os grupos. Por fim, no terceiro momento, traz as entrevistas em profundidade realizadas com publicitários e produtores musicais, que comprovam ainda a presença do jingle como prática publicitária. Os resultados do campo consideram que a recepção do jingle sofreu mudanças com o advento das novas mídias, porém este ainda possui a sua força, sendo o YouTube o espaço articulador dessas memórias. Revelam ainda que os acessos digitais dos mais diversos públicos, evocam lembranças de experiências afetivas, comprovando a força de memorabilidade de artefato jingle.

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“Não perturbe!”: Consumo, cultura material e privacidade juvenis a partir dos quartos dos adolescentes e suas representações midiáticas (2021)

AZEVEDO, Marcella Silva

Orientador: Profª Drª Cláudia Pereira

Resumo: Considerando os quartos de adolescentes como espaços privilegiados para a compreensão de aspectos centrais da juventude contemporânea, essa pesquisa se volta para uma análise interpretativa de conteúdo, a partir do estudo de representações midiáticas desses espaços em um recorte que contempla matérias veiculadas sobre o assunto no site da Capricho entre 2013 e 2019 e vídeos de tour pelo quarto feitos pelos adolescentes e disponibilizados na plataforma Youtube, entre os anos de 2017 e 2019. Tal objeto permitiu um olhar privilegiado para discussões sobre a adolescência como categoria histórica e social, cujos ritos de passagem foram diluídos e ressignificados em tempos atuais. Tem-se ainda que esses quartos se transformam em importante reduto de consumo e de dinâmicas comunicacionais específicas que perpassam as constituições identitárias e as relações dos jovens com os ambientes digitais, incluindo-se aí o gerenciamento de uma presença midiática cuidadosamente elaborada. São questões centrais dessa pesquisa, ainda, a cultura material, analisada aqui no contexto da juventude, a partir da exibição e movimentação de objetos dentro dos quartos, assim como das narrativas elaboradas em torno destes. Reflete-se também sobre a construção da noção de uma privacidade juvenil como valor, daquilo que ainda é considerado de caráter estritamente íntimo, em contraposição ao que é exibido em ambiente midiático. A observação de experiências pessoais de um quarto e de uma cultura de quarto (do inglês, bedroom culture) aponta para aspectos essenciais de uma cultura juvenil que se dá essencialmente no espaço privado doméstico, mas que deve ser compreendida em suas relações com o espaço público e com outros tantos agentes da sociedade contemporânea.

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O silêncio no cinema contemporâneo: diálogos entre Brasil e Colômbia (2021)

BENITEZ, José Ramon Diaz

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Chataignier da Costa

Resumo: O som e o silêncio, como elementos constitutivos do cinema, têm sido atravessados por diferentes mudanças tecnológicas no decorrer de sua história. Cada modificação alterou de certa forma os seus modos de realização e de escuta, transformando também as próprias estruturas da indústria cinematográfica. Atualmente, devido à passagem da tecnologia analógica para a digital, características como: o considerável aumento de faixas de áudio para captura e edição simultânea, maior facilidade na manipulação das ondas sonoras capturadas, o desenvolvimento eletroacústico das salas de cinema e sistemas de produção particular, entre outros, sugerem a impressão de um incremento sensitivo nas produções cinematográficas recentes, revelando uma notoriedade acentuada nos ruídos e, principalmente, no silêncio e em seu potencial efeito dramático. O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar as diferentes propriedades que pode presentar o silêncio como efeito sonoro dentro do cinema contemporâneo brasileiro e colombiano. O estudo deste fenômeno acústico, como elemento da linguagem cinematográfica, estará baseado em pesquisas anteriores sobre o som e o silêncio no audiovisual e em produções realizadas principalmente no século XXI, procurando reflexionar sobre o silêncio no cinema dentro da era digital.

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Só mais 5 minutos, pai!: Interação social em ambientes de jogos digitais (2021)

BEZERRA, Wagner da Silveira

Orientador: Profª Drª Adriana Braga

Resumo: O principal objetivo desta tese é compreender a produção de sentidos realizada por um grupo de adolescentes que gostam de jogar videogames, a partir das interações sociais ocorrentes através destes jogos online e off-line, individuais e coletivos. O problema de pesquisa foi delineado com vistas à exploração de aspectos da cultura que permeiam o uso dos videogames e da ação própria das tecnologias, que enfatizam ou negligenciam certos valores e princípios a partir de ambientes que transformam e são transformados pelos/as seus/suas usuários/as. O quadro teórico utilizado constitui-se pelas perspectivas teórico-metodológicas da Ecologia das Mídias e dos Game Studies, tematizadas em posição dialógica aos Estudos das Mídias na perspectiva da Educomunicação e da Alfabetização Midiática Informacional (AMI). A partir de pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada em 2020, utilizando a técnica de grupos focais, em ambiente escolar, com participantes na faixa etária de 12 a 18 anos, estudantes de escola pública no Rio de Janeiro. As categorias de análise emergiram dos relatos dos sujeitos participantes, a partir da observação de padrões resultantes da sistematização das recorrências encontradas. Os dados permitiram a estipulação de quatro categorias analíticas relacionadas à interação social, infraestrutura tecnológica, família, identidades culturais, gênero e representação, a saber: Jogar o jogo: tecnologia e diversão; Interações sociais: vivendo e aprendendo a jogar; Gamer: ser ou não ser; e Avatares: representação e gênero.

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Produção e consumo do audiovisual: o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro (2021)

CABRAL, Melissa de Araújo

Orientador: Prof. Dr. Everardo Rocha

Resumo: Produção e consumo do audiovisual: o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro tem como proposta aprofundar a reflexão sobre a autoria dos roteiros na produção audiovisual brasileira e o jogo de forças entre os profissionais da área de roteiro e os da área de direção. Ao tomar como ponto de partida para esta reflexão o fato de que o campo de produção cinematográfica no país não valoriza o roteirista tal como na televisão, é o foco da pesquisa investigar o domínio de poder de criação por parte do diretor, considerando os impactos no exercício do trabalho de roteirista e, subsequentemente, nas condições de criação de histórias para o cinema. A estratégia metodológica envolveu recursos qualitativos, como a realização de entrevistas em profundidade para a análise da profissão de roteirista. O objetivo é que o resultado do trabalho sirva como base de informações que possam fomentar reflexões sobre a questão da construção de narrativas no cinema brasileiro, com abordagens que envolvem as formas de representações desse trabalho e de suas condições sociais, econômicas e financeiras para permanecer na cadeia produtiva do audiovisual.

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“Quarto tem que ter tema?”: Por uma pedagogia do consumo na e da gravidez (2021)

DRAMALI, Bianca Leite

Orientador: Prof. Dr. José Carlos Rodrigues

Resumo: A pesquisa em questão tem como tema o consumo na (e da) gravidez. O objetivo é buscar compreender como a pedagogia da gravidez é atravessada pela formação da subjetividade do indivíduo contemporâneo, que prescreve uma miríade sem fim de objetos, modos de ser e fazer, a partir de uma performance esperada socialmente. Aqui são mapeadas e analisadas as práticas, rituais, objetos e representações de consumo relativos à gravidez, que por vezes parecem imperativas para que se performe como uma boa gestante. A pesquisa de campo teve como métodos centrais a realização de entrevistas com grávidas durante visita aos quartos do bebê – ambos ainda sendo gerados e construídos. E contou também com etnografia flutuante em feiras de bebês e gestantes. Durante a realização do campo de pesquisa, fica evidente a centralidade do quarto do bebê como espaço dedicado a este filho imaginado, mediado por imagens de ultrassom e outros objetos que o antecedem e encenam sua vida, mesmo antes de estrear no mundo fora do útero.

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Vivendo de música na Era online: Tecnologias digitais e a música profissional (2021)

MARANGONI, Giovani Barreira

Orientador: Profª Drª Adriana Braga

Resumo: As tecnologias digitais para a gravação de música e sua distribuição em suportes físicos como o CD iniciou modificações nas dinâmicas profissionais de musicistas desde as duas últimas décadas do século passado. Com a virada do milênio, somaram-se a elas as tecnologias digitais de interação e comunicação online, promovidas especialmente pela chegada e popularização da internet. Juntas, as tecnologias digitais de gravação e as digitais online de interação e comunicação, vêm impondo ressignificações a toda uma ordem de relacionamentos canonizada há anos, que modifica papéis de praticamente todos/as os/as atores/atrizes deste campo. Neste estudo, pesquisei consequências destas tecnologias digitais e online sobre as práticas profissionais de músicos/as, à luz de teorias da comunicação, especialmente num olhar mais pragmático para o qual fui buscar referências em teóricos da Ecologia das Mídias. Pesquisei também a produção acadêmica brasileira do campo da comunicação sobre TICs e música, dos primeiros 20 anos deste século. Fui ao campo e entrevistei em profundidade 22 profissionais da música, de diferentes idades, gêneros musicais e principalmente estágios de usos destas novas tecnologias procurando entender o que há de significativo e recorrente em suas práticas profissionais contemporânea neste novo mundo da música. Em 40 anos muita coisa mudou, desde uma indústria que perdeu hegemonias mantidas ao redor da comercialização de música em suportes físicos, até os/as musicistas que passaram a compor, produzir, distribuir e divulgar suas canções de dentro de seus quartos, em seus modernos e acessíveis home studios, mediando seus processos de forma autônoma para todos os cantos do mundo. Há um novo musicista na cena. Digital, online, multidisciplinar, conectado a economias de escala, desfiando os paradigmas da velha indústria, encantado/a e motivado/a por uma suposta nova democracia.

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Alfredo Storni e seu Zé Macaco: a pedagogia da subjetividade moderna nas historietas de O Tico-Tico (2021)

REIS, Miguel Geraldo Mendes

Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano

Resumo: A pesquisa se volta para o estudo de histórias em quadrinhos da revista ilustrada para crianças O Tico-Tico (1905 – 1962). O recorte é a série Aventuras de Zé Macaco e Faustina, de autoria do caricaturista Alfredo Storni, no período de 1909 a 1922. Tal objeto permite uma perspectiva privilegiada para observar processos de mediação cultural por meio da arte da caricatura na imprensa, num período histórico em que se aceleram as transformações técnicas e as ebulições sociais. Entende-se que o sentido é uma construção social, que a produção de narrativas veiculadas nos meios de comunicação é uma ação coletiva, como conceitua Howard S. Becker, e que o consumo de tais narrativas tem um papel mediador nos processos de representação social, de assimilação de mudanças, de subjetivação como indivíduo moderno e na pedagogia do consumo moderno e do comportamento civilizado. Para o estudo, todas as histórias do recorte foram lidas e geraram uma tabela analítica, a qual permitiu uma análise interpretativa do conteúdo balizada pelo estudo do campo profissional dos caricaturistas e seu habitus. Considera-se que o conjunto de histórias publicadas em série constitui uma obra artística e que o princípio gerador dessa obra deve ser estudado a partir do mapeamento das sucessivas posições ocupadas pelo artista no campo profissional desde o início, e que essa trajetória emula sua trajetória social. Uma vez que interessa descrever mais profundamente como se dão os processos citados acima, uma seleção de historietas de Storni é interpretada em detalhe sob fundamentação teórica a respeito das relação entre pessoas e objetos, da pedagogia civilizadora e das ferramentas artísticas da caricatura e do grotesco. Conclui-se que, no seu conjunto, as narrativas do Zé Macaco tecem um relato ambíguo sobre a sociedade, ao mesmo tempo ajudando o leitor a se familiarizar com a modernização e ridicularizando a adoção superficial de novas modas e hábitos.

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Um estudo de caso sobre jornalismo de dados abertos: método, evidência e transparência nas rotinas produtivas no Brasil e na Inglaterra (2021)

RODRIGUES, Cláudia Miranda

Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo: A transformação nos modos de produção impulsionada pela internet favorece ovos arranjos produtivos que impactam a centralidade das grandes organizações jornalísticas. A autoridade profissional, por sua vez, é posta em xeque em um ambiente de crescente desinformação instigado pelos algoritmos, que geram descrédito frente à mídia. Inspiradas na filosofia do movimento open source e amparadas no uso do big data, agências de jornalismo sem fins lucrativos expandem seu território nas plataformas virtuais com a adoção do jornalismo de dados abertos – que propomos como nomenclatura –, o que sugere o fortalecimento da credibilidade a partir da transparência. Pautadas pelo paradigma do interesse público, as agências The Bureau of Investigative Journalism, Gênero e Número e Agência Pública adotam esta prática. A partir de metodologia experimental, alicerçada em indicadores originalmente desenvolvidos, inferiu-se em que medida o jornalismo praticado pelas agências oferece transparência e possibilita averiguar o método empregado no que tange o rigor. Com fulcro na teoria do newsmaking, o modelo criado serviu como parâmetro para avaliação de atributos e observação de esforços na construção de narrativas confiáveis. Para realização da pesquisa, foram analisadas 135 reportagens e conduzidas dezesseis entrevistas em profundidade. A análise de conteúdo indicou quatro categorias: verificação como fator de precisão, rigor na coleta, valor documental e checagem ao alcance do leitor. A última traz, em seu bojo, a hipótese desta tese, ou seja, a verificação da qualidade com base nas fontes abertas, que foi mensurada a partir da denominada metodologia da transparência. O resultado revelou alta transparência para a Agência Pública, média transparência para a Gênero e Número e baixa transparência para o TBIJ.

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Animais e Anúncios: um estudo das representações dos animais para os publicitários (2021)

SANTOS, Lívia Pessanha Boeschenstein

Orientador: Prof. Dr. Everardo Pereira Guimarães Rocha

Resumo: A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar os significados dos animais presentes em anúncios impressos para um grupo de profissionais da publicidade brasileira. Os anúncios analisados pelo grupo foram selecionados a partir de uma pesquisa do acervo digital que realizei com anúncios de animais da Revista Veja selecionados entre os anos de 1968 e 2018. A análise teórica das narrativas publicitárias, tanto dos anúncios publicados na Revista Veja quanto do discurso dos informantes entrevistados, teve por base o estruturalismo de Lévi-Strauss (2012[1962]), os estudos sobre simbolismo na sociedade burguesa de Marshall Sahlins (2003 [1976]), além de antropólogos do consumo como Douglas e Isherwood (2009[1979]) e Rocha (1995, 2006)

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2020

Critérios de noticiabilidade no Jornalismo Ambiental: a Amazônia como um campo discursivo em disputa (2020)

ANGELO, Fabricio Fonseca

Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo: Critérios de Noticiabilidade no Jornalismo Ambiental: a Amazônia como um campo discursivo em disputa, é uma demonstração de quanto o jornalismo é importante na preservação dos biomas, nesse caso a maior Floresta Tropical do mundo, a Amazônia. Sofrendo impactos negativos constantemente vindos das mais diversas formas de exploração, a Amazônia ainda persiste no imaginário da sociedade. É um tema de alcance mundial, mas que ainda carece de debates mais profundos nas arenas públicas. O jornalismo, principalmente quando explora as pautas ambientais, pode ser a ferramenta sensibilizadora e fomentadora de políticas públicas mais enérgicas para a construção de uma relação de sinergia entre a exploração responsável dos recursos naturais e a preservação não da Biodiversidade, mas também dos povos que habitam e protegem o bioma. Para isso mapeamos cinco jornais, um regional, três nacionais e dois estrangeiros: A Crítica (AM), Folha de São Paulo (SP), Estado de São Paulo (SP), O Globo (RJ), The Guardian (ING) e The New York Times (EUA) no intuito de investigar quais os modelos de fazer jornalístico que eles se utilizam para produzir matérias sobre a Amazônia. Foram analisadas 652 matérias produzidas no período de setembro de 2016 a setembro de 2018, sob a ótica de algumas das Teorias do Jornalismo, além da avaliação de categorias propostas por Traquina (2007) e de Campo e Habitus teorizado por Pierre Bourdieu.

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Modas de vestir, modos de ser: tradição e modernidade no Rio de Janeiro (1808-1908) (2020)

BON, Olga Carolina Pontes

Orientador: Prof. Dr. Everardo Pereira Guimarães Rocha

Resumo: Esta tese examina como as mudanças ocorridas na sociedade ocidental moderna modificaram a relação entre as pessoas e o vestir, construindo as bases para o desenvolvimento de um fenômeno conhecido como moda. Nos períodos anteriores à modernidade, principalmente na Idade Média e no Antigo Regime, verificamos a existência das vestimentas como uma marcação social, prevalecendo a concepção holista de mundo. Nesses períodos, havia uma ordem hierárquica e estamental, sem mobilidade social, onde preponderavam as leis suntuárias, que objetivavam, dentre outras coisas, o controle ao vestuário. Dessa forma, a roupa significava uma condição, uma qualidade, um instrumento de regulação política, social e econômica, onde cada um ocupava seu lugar, usando as vestes próprias à sua posição. Na passagem para a modernidade e para a concepção individualista de mundo, pensamentos, conceitos e valores foram atravessados por novas perspectivas que foram construídas ao longo de muitos séculos, a partir de acontecimentos não só marcantes, mas estruturantes de um novo período, alterando drasticamente a relação da sociedade ocidental com a roupa. Portanto, parte-se da premissa de que a moda não é fruto de uma historiografia linear e evolucionista, mas sim de uma confluência de fatores que possibilitam seu desenvolvimento e funcionamento como a entendemos atualmente. Nesse sentido, a reflexão da tese é transportada para a particularidade do caso brasileiro, mais precisamente para a cidade do Rio de Janeiro, a partir da chegada da Corte portuguesa, em 1808, percebendo como a presença da Família Real instaurou bases e estruturas próprias de uma mentalidade hierárquica e estamental, aumentando tensões que marcaram o período, tendo a indumentária papel protagonista na batalha pelos signos sociais prestigiosos e seus modos de uso. Ao longo das décadas seguintes, os acontecimentos que ocorreram na cidade deixavam em evidência o desabrochar de características típicas da modernidade, que se desenvolvia a passos largos, deixando para trás o engessamento social através da indumentária estabelecido previamente com a Corte e consolidando o sistema da moda no Rio de Janeiro.

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Sistemas deliberativos e o Marco Civil da Internet: contribuições epistêmicas e democráticas das consultas públicas online (2020)

CAPONE, Leticia

Orientador: Prof. Dr. Arthur Cezar de Araujo Ituassu Filho

Resumo: Esta tese no campo da comunicação política dialoga com as noções de público, de John Dewey (2012[1922]), e esfera pública, de Habermas (1991; 1997; DAHLGREN, 2005; CALHOUN, 1992), com a teoria dos sistemas deliberativos (PARKINSON; MANSBRIDGE, 2012; ELSTUB et al., 2016; HENDRIKS, 2015), bem como com a literatura especializada em consultas públicas online (SHANE, 2012; COLEMAN; SHANE, 2012). O objetivo é analisar a comunicação política que se formou a partir das duas consultas públicas online sobre o Marco Civil da Internet de modo a perceber contribuições epistêmicas desse processo por meio da análise de material midiático e dos discursos dos Deputados e Senadores no Congresso Nacional. Nesse sentido, esta pesquisa tem por base duas research questions: (RQ1) de que forma as consultas públicas online do Marco Civil da Internet informaram, do ponto de vista da comunicação política e da deliberação, o sistema deliberativo que se construiu em torno do tema?; e (RQ2) que ganhos epistêmicos e democráticos as consultas públicas online do Marco Civil da Internet podem ter trazido ao sistema deliberativo e ao processo decisório? Com o intuito de entender “significados compartilhados” a partir das duas consultas públicas online sobre o Marco Civil da Internet, os procedimentos metodológicos utilizados incluíram buscar, pela observação dos comentários dos participantes no momento das consultas, enquadramentos e argumentos utilizados para cada grande tema do debate, resultando em 322 indicadores (ou argumentos que sustentaram cada enquadramento), divididos no espectro analítico dos direitos e das responsabilidades dos seguintes atores: 1) governo, 2) provedores e empresas prestadoras de serviços de internet; e 3) usuários. Ao fim, enfatiza-se que os significados gerados a partir das duas consultas públicas online para cada enquadramento circularam pelos dois espaços deliberativos analisados – mídia e Congresso Nacional – tanto em termos de diversidade de posicionamentos, quanto em relação à sua ampla utilização, sendo possível perceber uma conexão relevante do sistema deliberativo em torno do Marco Civil da Internet, a partir dos argumentos desenvolvidos nas duas consultas públicas online e utilizados nos espaços deliberativos analisados.

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Comunicação, estratégia e resultado: um estudo sobre o marketing na história, na teoria e na prática (2020)

CARAUTA, Alexandre Augusto Freire

Orientador: Prof. Dr. Everardo Pereira Guimarães Rocha

Resumo: A presente tese tem como objetivo discutir o que é marketing a partir de três momentos. No primeiro momento, uma apreciação histórica do conceito é apresentada, analisando eventos que nos dão pistas de como pôde ter surgido um pensamento de marketing, com o intuito de compreender a raiz cultural do conceito. O segundo momento se dá através de conceitos e teorias propostos pelos autores reconhecidos no campo de estudos do marketing. Para isso, foram entrevistados professores na área de marketing, que apontaram um conjunto de autores e livros relevantes. A pesquisa analisa as obras indicadas pelos especialistas, problematizando os sentidos e as matrizes teóricas do conceito de marketing para esses autores. Por fim, no terceiro momento, a pesquisa propõe uma análise do marketing na prática, cujo objetivo é entender como as empresas entendem marketing e que papéis elas desempenham nas organizações. Para isso, será desenvolvido um estudo de caso da Coca-Cola Brasil, através de entrevistas com funcionários e ex-funcionários do departamento de marketing da empresa. Depois de realizar esta triangulação – história das práticas culturais do marketing, conceitos e teorias de marketing e estudo de caso – a pesquisa aponta as convergências e divergências entre esses três âmbitos. As conclusões sugerem que o marketing possui como um de seus principais fundamentos os processos comunicativos e suas representações culturais, sociais e históricas. O conceito de marketing converge em alguns aspectos na história, na teoria e na prática e sua aplicação constrói novas teorias à medida que o marketing se transforma.

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Vale Tudo e seu período histórico – telenovela em tempos de censura e abertura política: a mistura entre a liberdade, a esperança e a descrença de um Brasil melhor (2020)

DE ALMEIDA, Ana Paula Gonçalves

Orientador: Profª Drª Tatiana Oliveira Siciliano

Resumo: Esta tese estuda a representação do Brasil e da identidade nacional nas telenovelas das 20h da TV Globo (programa de maior audiência da época na televisão brasileira) no período entre o final da ditadura militar e a volta da democracia por voto direto, que aconteceu em 1989, tendo o debate sobre as eleições para presidente da República e a Constituinte de 1988 como panos de fundo. Discute-se aqui a telenovela com base na formação da identidade brasileira e ainda a sua relevância durante a consolidação da televisão no Brasil, assim como as suas mudanças ao longo do tempo, pois elas interferem na forma como o espectador pensa e assiste a este produto. A telenovela Vale Tudo foi escolhida como recorte não apenas por ter sido exibida em uma época importante da vida social e política do país, mas por ser considerada um clássico: ela discute a ética e as questões pungentes na estrutura brasileira, tais como o jeitinho brasileiro, o patrimonialismo, o crime do colarinho branco, dentre outras questões que fazem parte da história nacional. Com três reprises em pouco mais de trinta anos, ela vai ao ar pela primeira vez no ano da constituinte e termina no início do ano em que o brasileiro elege o seu primeiro presidente pós-ditadura militar. Além disso, ela foi – juntamente com outras novelas do mesmo período histórico – uma das últimas a passar pelo departamento de censura do governo. No intuito de responder à hipótese levantada por esta tese de que a novela Vale Tudo é um clássico, foram utilizados dois recursos. Primeiro, uma decupagem geral da obra: análise dos personagens, resumo da trama, diálogos importantes, trilha sonora e principais temas tratados. Segundo, as reprises, em especial a de 2018 em comemoração aos trinta anos da trama. As críticas positivas e a adesão do público nas redes sociais comprovam que, mesmo com questões tecnológicas e de forma narrativa um tanto diferentes das atuais, a novela seguiu tendo relevância para o brasileiro. A partir de todas essas narrativas, ao final deste trabalho, comprova-se a importância desse produto de ficção ao retratar o Brasil e os dois lados que permeiam o imaginário nacional (o do brasileiro honesto e o daquele que não compreende os preceitos da ética), pensando-se igualmente o papel e a importância das telenovelas na construção da nacionalidade a partir da década de 1960.

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As viagens e as cidades no corpo: Um estudo sobre tatuagens, representações e afetos (2020)

DE ALMEIDA, Lucas Gamonal Barra

Orientador: Profª Drª Claudia da Silva Pereira

Resumo: Partindo de um olhar comunicacional e uma leitura da antropologia das emoções, a tese trata as potências de sentido dos corpos, com olhar especial voltado para aqueles ressignificados com tatuagens. A partir da investigação com sujeitos que têm marcas sobre viagens e cidades expostas em suas peles, discutimos as relações dos indivíduos com os lugares e os efeitos dessas experiências, trazendo à tona reflexões sobre trânsitos, sentimentos e representações. Exploramos as ressonâncias dos contatos com os espaços urbanos e as vivências de deslocamento, a fim de compreender a ressignificação do corpo para uma expressão do sensível, dando ênfase aos contornos da memória e entendendo que as tatuagens têm poder de representar afetos. Isso também é possível por uma transformação nos valores atribuídos aos sinais gravados nas camadas da derme. A pesquisa é qualitativa, descritiva e é alicerçada em trabalho de campo, no qual foram feitas quinze entrevistas compreensivas, todas gravadas em formato audiovisual. Os contrastes entre a revisão teórica e os materiais coletados são elaborados por meio de uma análise interpretativa do conteúdo, organizada em conjuntos e categorias. Assim, observamos os significados contemporaneamente atrelados às modificações corporais e, de modo especial, como o corpo se torna um meio para manifestação das identidades e para registro das afetividades atreladas às viagens e às cidades.

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Perspectivas múltiplas: diferentes pontos de vista na ficção seriada (2020)

DIAS, Mariana Castro

Orientador: Profª Drª Vera Lúcia Follain de Figueiredo

Resumo: As séries de ficção estão entre as principais fontes de entretenimento nos últimos anos, fazendo parte do dia a dia e do debate social de um grande número de pessoas. O aumento de opções de plataformas para o consumo deste tipo de conteúdo e a tecnologia de video on demand (VOD) foram alguns dos principais fatores que permitiram a oferta de mais títulos de séries simultaneamente, com a possibilidade de acessá-los em um banco de dados, inclusive de alcance mais global. A produção brasileira também foi incentivada pela lei 12.485 que obriga os canais pagos a terem pelo menos 3 horas e meia de conteúdo nacional. O estudo da ficção seriada é um campo de aumento de interesse acadêmico, mas ainda aquém em pesquisa, perante a relevância do tema, até para um melhor desenvolvimento do mercado brasileiro. O foco deste trabalho está no estudo da ficção seriada que entrelaça diferentes pontos de vista. O ponto de vista é a ótica a partir da qual o público toma conhecimento de uma história. As narrativas que apresentam múltiplas perspectivas chamam atenção para a relatividade da verdade e para o fato de que a realidade é construída. Pontos de vistas diferentes colocados em diálogo revelam o relato como uma interpretação dos fatos, tornando a ficção não só um convite para se colocar no lugar do outro, mas uma experiência possivelmente menos maniqueísta e que torna a verdade subjetiva. Serão analisadas séries de ficção que trabalham nessa lógica de perspectivas múltiplas, seja em um mesmo episódio, como a série norte americana The Affair; seja na mistura entre episódios e temporadas, como em Thirteen Reasons Why; ou a partir da serialização por diferentes plataformas, como a websérie transmídia The Lizzie Bennet Diaries; ou a série norueguesa Skam, que além de ser transmídia muda de protagonista, entre os alunos de uma mesma escola, a cada temporada.

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Telenovelas: A construção de personagens transexuais na Rede Globo (2020)

HOMRICH, Lalo Nopes

Orientador: Prof. Dr. José Carlos Souza Rodrigues

Resumo: A presente tese, Telenovelas: A construção de personagens transexuais na Rede Globo, apresenta uma discussão aprofundada sobre quem são os personagens transexuais em telenovelas da emissora, bem como foram construídos esses personagens. Para tanto, a pesquisa oferece um levantamento inédito sobre os personagens LGBTs existentes em telenovelas da TV Globo desde 1965 – inauguração da empresa – até o ano de 2017, onde foi possível mapear os personagens transexuais, foco deste trabalho. Desta forma, para compreender a construção dos personagens transexuais, foram escutados, a partir da utilização do método de entrevista em profundidade, 16 profissionais da empresa, entre atores, autores, diretores e gestores que estiveram diretamente ligados a criação dos três personagens transexuais existentes na dramaturgia da Rede Globo no período especificado: Ramona, uma mulher trans, na novela As Filhas da Mãe de 2001, Dorothy, mulher trans, na novela Geração Brasil de 2014 e Ivan, homens trans, na novela A Força do Querer de 2017. Com a coleta realizada, foi possível fazer um cruzamento das falas dos entrevistados onde se consegue identificar os recursos utilizados pelos profissionais envolvidos na construção da identidade e das mensagens proferidas por cada um dos personagens estudados ao longo das respectivas tramas. Para analisar o modo de construção dos personagens trans, recorreu-se a referências bibliográficas sobre gênero, sobre a temática da transgeneridade contemporânea e pesquisas sobre a importância da televisão e das telenovelas nos debates sociais no Brasil. Por fim, o presente estudo expõe – também de forma inédita – reflexões sobre os rumos do assunto dentro da dramaturgia, o que poderia ter sido feito e não foi e os caminhos para que a discussão desta temática seja tratada, cada vez mais, com responsabilidade e relevância em telenovelas brasileiras.

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Mídia e democracia na América Latina: Um modelo de análise de comunicação política comparada para a região (2020)

LÉO, Luiz Francisco Ferreira

Orientador: Prof. Dr. Arthur Cezar de Araujo Ituassu Filho

Resumo: Esta é uma tese no campo da Comunicação Política Comparada, que também se articula com a linha de estudos da relação entre mídia e democracia. De forma mais específica, propõe um modelo de análise comparada de comunicação política, voltado à investigação da relação entre mídia e democracia na América Latina. Em termos mais amplos, a metodologia desenvolvida contribui para ampliar o entendimento dos fenômenos de comunicação política dos países do continente, no contexto de sua particular realidade democrática. Por se tratar de um estudo teórico, está voltado para a aplicação em estudos de casos futuros. A perspectiva assumida na elaboração do trabalho é alternativa à tradição racionalista, em suas inclinações funcionalistas (e baseadas em relações de causa e efeito), que nutrem parte considerável das reflexões do campo. Desenvolve, a partir de uma revisão a tais fundamentos, um framework informado por outra epistemologia, mais próxima à Teoria Crítica, ao construtivismo e à hermenêutica, que dá ênfase à interdependência e à recursividade como diretrizes de análise importantes. Discute, assim, a lógica dos efeitos da comunicação e da política na vida em sociedade e privilegia, em seu lugar, a compreensão de como tais fenômenos afetam e são afetados pelas dinâmicas sociais. Em essência, o modelo é pensando em termos de um contexto da comunicação política (formado pelos ambientes sociocultural, político e midiático) em que se dão os fenômenos práticos de comunicação política. Ultrapassa, portanto, a dimensão das estruturas e das instituições, para incorporar, também as práticas (a comunicação política per se) – trazendo relevo (ainda) para o público, frequentemente negligenciado pelos estudos do gênero (de comunicação política comparada).

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Getty Images – montagem, controle e construção criativa a partir de banco de dados audiovisual (2020)

LIMA, Guilherme Bento de Faria

Orientador: Profª Drª Andrea França Martins

Resumo: Esta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas.

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Com a palavra, os leitores: Uma análise da conversação em rede sobre o jornalismo nas mídias sociais (2020)

ROXO, Luciana de Alcântara

Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo: A partir da consolidação da imprensa industrial e do fortalecimento dos regimes democráticos, em meados do século XIX, o jornalismo se estabelece como a principal fonte de informação para a população, baseado em critérios e normas reguladoras da atividade. A prática jornalística passa a ser compreendida como um sistema perito fundamental para a defesa da sociedade, dos direitos humanos e da democracia, o que se convencionou chamar de quarto poder. A hegemonia informativa do jornalismo se manteve estável durante todo o século XX, sendo o principal mecanismo de formação e mobilização da opinião pública. Na virada do século XXI, com a chegada das plataformas interativas da web 2.0, o campo jornalístico sofre mudanças. As mídias sociais online permitem a produção e circulação de narrativas paralelas de todos os tipos e finalidades com grande alcance de visualização, propagação e mobilização da audiência conectada às redes, chegando ao fim a hegemonia jornalística profissional enquanto fonte de informação e mobilização da opinião pública. No momento em que jornalistas profissionais e amadores se fundem no papel de produtores e distribuidores de conteúdo, o jornalismo, que passa a acontecer em rede, se vê diante de novos desafios. A audiência potente passa a interferir diretamente no fazer jornalístico de diversas formas, inclusive dialogando com os veículos e entre si nas plataformas de mídias sociais. Associado a este novo cenário, temos o surgimento da cultura da desinformação e de uma estratégia de desqualificação do jornalismo e de valorização das narrativas paralelas em prol de interesses políticos, especialmente em governos com viés mais autoritário. Diante deste complexo cenário, onde o jornalismo enfrenta uma crise sem precedentes, tanto na esfera econômica quanto relativa a sua reputação e a sua credibilidade perante a sociedade, que surge este estudo. Através da conversação em rede dos leitores com o jornalismo, buscamos compreender qual o imaginário da audiência conectada em relação ao jornalismo profissional contemporâneo. O corpus da pesquisa foi constituído pelas sequências discursivas (comentários) dos leitores dos jornais O Globo, Estadão e The Intercept Brasil vinculadas às matérias sobre a reforma da Previdência publicadas no período de julho a dezembro de 2019 no site de rede social Facebook. Através da análise do discurso dos comentários pudemos identificar as funções, os valores e os desvios do jornalismo presentes no imaginário dos leitores, apresentados nesta tese. Promovemos também com um diálogo das questões levantadas pela audiência com as principais teorias do jornalismo. Acreditamos que compreender a percepção da audiência se faz necessário para encontrarmos caminhos para o resgate do jornalismo enquanto sistema perito, fundamental para a sobrevivência da democracia.

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