ARTIGOS
2025
Amália Lucy e o dálmata: diante do arquivo da família Geisel
Andrea França Martins – Revista Estudos Históricos – História das Mulheres, Vol. 38, n. 84 (2025)
Resumo: Este ensaio é parte da pesquisa que enxerga na prática de realizar filmes a partir de arquivos e de escrever de modo crítico sobre esse processo um modo de conhecimento, criação e produção de saber. Analisamos o processo criativo de Dálmata, de 2024, feito com base no arquivo do ex-presidente militar Ernesto Geisel (acervo do CPDOC), trazendo para o primeiro plano do filme a filha de Ernesto e Lucy, Amália Lucy Geisel. Concluímos que as lacunas e os vazios do arquivo permitem diluir a sombra dessa personagem feminina na história.
Palavras-chave: Estudos de cinema, familia militar, imagem de arquivo, documentário, Amália Lucy Geisel, Dálmata
Cumplicidade da mídia e desvio de rota: as percepções de jornalistas que cobriram a Lava Jato
Caroline Pecoraro, Arthur Ituassu – Revista FAMECOS, Porto Alegre, Vol. 32, p.1-17 (2025)
Resumo: A Operação Lava Jato, o maior escândalo político-midiático já regis-trado no Brasil, foi um marco na história recente do país. Este estudo parte da premissa de que jornalistas participam da definição e construção das notícias e, assim, da construção e da interpretação da realidade. A pesquisa objetiva identificar e analisar as percepções construídas por jornalistas brasileiros sobre a Lava Jato, e sobre o papel desempenhado por esses atores e pela mídia durante a cobertura. Para isso, usa de metodologia qualitativa com entrevistas semies-truturadas e análise temática das transcrições. Os resultados mostram que os jornalistas reconhecem a importância da Operação, mas ressaltam que houve um desvio de rota durante o seu curso. Também entendem que ocorreu uma aliança entre mídia e força-tarefa, e que o ambiente de atuação jornalística era atípico, com alto fluxo informacional, pressa, competição, e crise nas redações. Por fim, o trabalho discute os significados que adquirem Lava Jato, jornalismo e prática jornalística a partir destas percepções.
Palavras-chave: jornalismo; Operação Lava Jato; percepção
2024
Women and Super-8 Cameras: Public and Private Dimensions in Norma Bengell’s Footages
Patricia Machado e Thais Blank – Comparative Cinema (Revistes Catalanes amb Accés Obert), Vol. 12, n. 23, p.86-104 (2024)
Abstract: This article examines the use of the Super-8 camera by the actress and filmmaker Norma Bengell, whose collection is housed at the Cinemateca Brasileira. This research, initiated in 2018, maps amateur films from the period of Brazil’s military dictatorship, emphasizing how private images can reveal historical and political tensions. Bengell documented both significant events and intimate aspects of her life, such as the release of Inês Etienne, the first political prisoner sentenced to life imprisonment in Brazil. The study explores Bengell’s career, her transition into directing, and her contributions to feminist cinema. Additionally, it highlights the influence of the Super-8 film movement in Brazil (superoitismo), which played a key role in democratizing film production.
Keywords: Norma Bengell, Super-8, Feminist Cinema, Brazilian Military Dictatorship, Amateur Filmmaking, Super-8 Film Movement.
Leis suntuárias, vestimentas e regulações sociais femininas na série Rainha Charlotte
Bruna Aucar, Olga Bon e Tatiana Siciliano – dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 42, p. 352–372 (2024)
Resumo:A partir do seriado televisivo Rainha Charlotte (2023), da Netflix, este artigo propõe uma análise da conformação histórica das vestimentas como mecanismos de manutenção de hierarquias e imposição de austeras regulações sociais, especialmente para a mulher. A trama, baseada na história da rainha consorte da Inglaterra no período de 1761 e 1818, nos transporta para um tempo que, embora idealizado pela ficção, esboça a qualidade do drama feminino nas sociedades de corte europeias. Observa-se, particularmente, como se dão as fixações e permanências dispostas a partir das lógicas das normatividades suntuárias. O vestir é um ato social determinante para mulheres que tentam reinventar seus espaços de existência nas brechas do sistema aristocrático. A análise interpretativa se apoia no estudo de caso sugerido por José Luiz Braga e no método heurístico proposto por Carlo Ginzburg, a fim de captar indícios oferecidos pela diegese para a reconstrução e compreensão da narrativa histórica e na perspectiva de autores como Georg Simmel e Alan Hunt.
Palavras-chave: Leis suntuárias, Moda e consumo, Mulheres, Rainha Charlotte, Narrativas audiovisuais.
Entre a denúncia, a memória e a utopia: o cinema que desafia a ditadura militar no Brasil
Patrícia Machado e Isabella Poppe – Revista ArtCultura, v. 26 n. 48 (2024)
Resumo: Ainda sob a vigência da ditadura militar brasileira, dois cineastas que haviam sido presos políticos saem do país e decidem usar o cinema como um instrumento de embate e de construção de ideias de um futuro para o país. Vivendo no exílio no Chile, Luiz Sanz dirige Não é hora de chorar, em 1971. Lúcia Murat filma na Nicarágua O pequeno exército louco, entre 1978 e 1980. Diante do sentimento de derrota das esquerdas, Sanz e Murat realizam filmes a fim de renovar esperanças e elaborar estratégias de sobrevivência, de denúncia, de construção de memória, especialmente das mulheres que sofreram de forma específica a violência da ditadura. Neste artigo, propomos investigar a trajetória e a atuação desses dois cineastas e refletir sobre o contexto de produção e a importância dos filmes tanto na disputa de narrativas no presente quanto como testemunhos da história.
Palavras-chave: documentário, ditadura militar, memória.
Public Sphere and Political Communication Changes in Latin America: Digital Media and Democracy in Brazil and Mexico
Arthur Ituassu e Manuel Alejandro Guerrero – Journal of Latin American Communication Research, v. 12 n.1 (2024)
Resumo: Digital media has brought consequences for democracies around the world. The ways media systems’ changes affect different contexts are a rich object of analysis favoring comparative perspectives. This essay deals with the Brazilian and Mexican cases. In the first case, we point to fake news, radicalization, and equalization as new implications for Brazil’s democratic dynamics. In the second, we focus on how Mexico’s government captured the country’s public sphere using digital media. Comparing the two scenarios, we make final considerations related to populism, the role of the media, and the use of digital media by new or non-conventional actors.
Keywords: Digital media, democracy, populism, fake news, political communication, Mexico, Brazil, Bolsonaro, Lopez Obrador
A falência e Ronaldo Duarte: agenciamentos a partir do cinema de um diretor perseguido
Patrícia Machado e Lila Foster – Revista Galáxia, v. 49 n. 1 (2024)
Resumo: O artigo parte do curta-metragem A falência, de Ronaldo Duarte, ganhador da edição de 1967 do Festival Brasileiro de Cinema Amador do Jornal do Brasil, e da noção de agenciamento, buscando compreender os processos de produção e circulação do filme. Seguindo os caminhos das imagens, investigamos os motivos da censura do curta-metragem e a trajetória do cineasta, preso e torturado durante a ditadura militar. O percurso metodológico alia análise fílmica e o uso de fontes documentais diversas, mostrando os desafios enfrentados por jovens cineastas começando a sua trajetória profissional em meio ao período de censura e perseguição pelos agentes do Estado no país.
Palavras-chave: A falência, cinema amador, ditadura militar, censura
Da película ao digital: trajeto das imagens encarnadas de Terra Encantada
Andréa França e Patrícia Machado – Revista Ecopos, v. 27 n. 1 (2024)
Resumo: O artigo discute os percursos do filme Terra encantada (1923) desde seu ressurgimento no final dos anos 1960 até a sua chegada no acervo da cinemateca do Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro) em 1985 e, finalmente, sua retomada em obras audiovisuais recentes. Discute a transformação do estatuto do filme que passa a ser reconhecido como documento e, portanto, permeável a novas possibilidades de narrativa e de historicidade. Argumenta que sua renovação em obras diversas depende do gesto de arquivamento que preserva e apaga seu próprio processo de produção. A proposta é reconstituir traços deste apagamento e das operações que permitiram o deslocamento das imagens do filme por diferentes mídias. Os caminhos de Terra encantada -de seu surgimento até a retomada de seus fragmentos nos curtas dos anos 1970 e, recentemente, da galeria Rio Cinético -mostram uma experiência das imagens ligada ao deslocamento por suportes como condutores de formas temporais diversas.
Palavras-chave: imagem de arquivo; filme Terra encantada; galeria Rio Cinético; mídia; montagem.
Modelos de financiamento da desinformação: uma análise da monetização de websites hiperpartidários de direita
Marcelo Alves dos Santos Jr e Bruno Washington Nichols – E-Compós 2024
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar quais são os modelos de financiamento de sites desinformativos do Brasil. Para isso, desenvolve um arcabouço teórico e analítico com base em estudos de economia política da comunicação, jornalismo e desinformação. Criamos um livro de código com cinco dimensões e aplicamos em uma amostra de 55 websites. Os resultados indicam a dependência de infraestruturas de publicidade programática, sobretudo o Google AdSense. Ao final, debatemos os achados com a literatura especializada e apontamos caminhos para estudos futuros.
Palavras-chave: Desinformação, modelos de financiamento, plataformas, publicidade programática, análise de conteúdo
Estudo exploratório do financiamento da desinformação na web: fraudes, apostas, trading e clickbaits
Marcelo Alves Dos Santos Jr – Revista Contracampo, Edição v. 43 n. 1 (2024)
Resumo: Há uma lacuna de estudos empíricos acerca dos incentivos econômicos e modelos de financiamento das indústrias e iniciativas de desinformação no Brasil. O objetivo deste artigo é oferecer uma análise das publicidades programáticas que são exibidas em matérias do website de extrema-direita Terra Brasil Notícias. Para isso, desenvolvemos um script de raspagem de dados de anúncios nativos da empresa MGID, compondo uma base de dados de 27.602 inserções durante um mês. Encontramos uma rede de fazenda de conteúdos e anúncios contendo vírus, casas de apostas, fraudes financeiras e compostos milagrosos para redução de peso corporal. Ao final do artigo, debatemos as contribuições com a literatura sobre desinformação e apontamos caminhos para estudos futuros.
Palavras-chave: Desinformação, Monetização, Publicidade Programática, Publicidade Nativa
Espiral de conversa: Opiniões de expressão sobre os protestos de 2019 em Hong Kong no Facebook
Arthur Ituassu e Luodan Pan – Revista Contracampo, Edição v. 43 n. 1 (2024)
Resumo: Esta pesquisa sobre comunicação política analisa o impacto da mídia digital na opinião pública no contexto dos protestos de 2019 em Hong Kong. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que observa como as pessoas participam de discussões políticas por meio das mídias sociais. A pesquisa tem como objetivo investigar as opiniões e expressões em torno do tema proposto, utilizando um estudo de caso como estratégia de pesquisa e adotando métodos como enquadramento e análise qualitativa de conteúdo. Questionamos se houve uma espiral de silêncio nas mídias sociais em relação aos protestos. Para responder a essa pergunta, analisamos manualmente 76 postagens na página do Facebook do South China Morning Post e 2.000 comentários públicos. A teoria da espiral de silêncio sugere que as pessoas tendem a reter suas opiniões quando percebem que a opinião pública é contrária a elas, e que o silêncio aumenta com o tempo. No entanto, esta pesquisa no Facebook sobre os protestos de Hong Kong em 2019 mostrou que uma minoria de detentores de opinião ficou em silêncio. Além disso, as pessoas com opiniões minoritárias começaram a expressar suas posições com o tempo, interrompendo a espiral. A pesquisa buscou avançar na compreensão da participação política pública nas mídias sociais, estudando o ambiente e o conteúdo das mídias. Esse contexto único no movimento do Projeto de Lei Anti-Extradição de Hong Kong tem um significado inovador, enriquecendo a pesquisa empírica sobre países orientais e fornecendo novas ideias para investigar a participação política não-eleitoral nas mídias sociais.
Palavras-chave: Espiral do Silêncio, Facebook, Hong Kong, Lei de extradição, Mídias sociais
Cinema entre mulheres: um projeto inacabado de Norma Bengell
Patrícia Machado e Thais Blank – DOC On-line edição nº 35 (2024)
Resumo: O artigo examina a transição da atriz Norma Bengell para diretora e seu projeto de filmar vidas de mulheres revolucionárias e atrizes brasileiras. A pesquisa mergulha no acervo privado de Bengell, revelando filmes não concluídos e explorando as motivações, o contexto político e histórico de sua mudança de carreira. O artigo destaca a contribuição de Bengell ao cinema documentário brasileiro e ao debate feminista, em especial, seu envolvimento com movimentos feministas internacionais. Nesse percurso, nos detemos na análise de seu primeiro documentário, Maria Gladys: uma atriz brasileira, refletindo sobre a relação entre Norma e Gladys e a realização de um cinema feito entre mulheres.
Palavra-chave: cinema brasileiro; documentário; Movimento Feminista.
Inês e Norma: caminhos cruzados em imagens, arquivo e militância
Thais Blank e Patricia Furtado Mendes Machado – ACERVO – Revista do Arquivo Nacional, v. 37 n. 1 (jan/abr 2024)
Resumo: Este artigo relata um projeto de pesquisa que analisa imagens produzidas no âmbito privado durante o período de 1964 a 1985 no Brasil. As pesquisadoras investigam acervos em busca de registros amadores que denunciem abusos cometidos pelos agentes do Estado. Ao examinar um filme do casamento de Inês Etienne Romeu, elas descobrem um registro de sua libertação da prisão, produzido por Norma Bengell. Por meio das imagens e de seus arquivos pessoais, a trajetória e as redes de relação que aproximaram essas duas mulheres são reconstruídas.
Palavras-chave: arquivos privados; mulheres; autoritarismo; visualidade.
2023
Café Society Carioca: glamour e distinção nas colunas sociais do Rio de Janeiro (1940-1960)
Bruna Aucar, Everardo Rocha e Marianna Mariano – E-COMPÓS, v. 26 (2023)
Resumo: Este artigo pretende compreender como os hábitos e experiências da elite carioca eram noticiados pelos colunistas sociais entre as décadas de 1940 e 1960 nos principais jornais e revistas do Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que a veiculação de notas sobre o calendário da alta sociedade ajudava a manter hierarquias e a legitimar o imaginário de consumo e lazer na cidade. Para isso, verificamos como se deu o início da gossip column, estilo criado pelo nova-iorquino Walter Winchell, e como o modelo foi importado para a imprensa brasileira. Pelo viés da análise textual, o estudo examina como essas narrativas jornalísticas conectaram a produção cultural do gosto às dinâmicas de classes.
Palavras-chave: Coluna Social, Café Society, Elite, Rio de Janeiro, Consumo.
Burgueses e nobres: imaginários e modos de vida em Copacabana e Petrópolis
William Corbo, Everardo Rocha e Isabel Feix – Revista História Unisinos, v. 27 n. 01 (2023)
Resumo: Este trabalho analisa como, nas décadas de 1940, 1950 e 1960, a elite brasileira experimentava hábitos burgueses em Copacabana e, nas férias de verão, finais de semana e feriados, vivenciava aspectos de um estilo de vida de nobres em Petrópolis. No bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, as novidades de entretenimento e consumo proporcionavam ares cosmopolitas; nas serras do estado, a recuperação de espaços históricos e a retomada de símbolos aristocráticos remetiam ao passado imperial. Realizamos entrevistas com informantes que moraram ou frequentaram as duas localidades e analisamos reportagens e anúncios de duas importantes publicações da época: o jornal O Globo e a revista O Cruzeiro. Em suma, este estudo revela as formas pelas quais uma ideologia que projetava a imagem do Brasil como uma grande communitas (DaMatta, 1973) possibilitou uma resposta particular à ambiguidade típica do mundo moderno entre burgueses e nobres: viver ora uma coisa, ora outra; burgueses em Copacabana, nobres em Petrópolis.
Palavras-chave: Burgueses; Nobres; Copacabana; Petrópolis; Imaginário brasileiro.
Do Arquivo à montagem: uma análise da produção e usos de imagens públicas e domésticas dos anos da ditadura militar no Brasil
Patricia Machado – ESTUDOS HISTÓRICOS (FGV), v. 36 n. 79 (2023): Arquivos Pessoais: debates contemporâneos
Resumo: Este artigo reflete sobre as relações entre a iniciativa de constituir um arquivo pessoal com imagens e documentos públicos e privados, as possibilidades de remontar esse material e as maneiras de enfrentar as políticas de silenciamento do período pós-Ditadura Militar brasileira a partir do cinema documentário. Nesse processo, cartas e imagens domésticas são usadas como fontes para narrativas femininas historicamente invisibilizadas. Propomos analisar o contexto de produção, usos e sentidos que ganham imagens públicas e domésticas em Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, discorrendo sobre a história dessas imagens de arquivo, analisando como elas ganham o espaço público e de que forma contribuem para a constituição de uma memória coletiva. Outro interesse é compreender um movimento contrário: como e quando imagens públicas ganham um caráter memorialístico, familiar e afetivo.
Palavras-chave: Arquivos privados; Ditadura militar; Documentário; Montagem.
Espectatorialidade e consumo: da Loja de Departamento à Shoppable TV
Tatiana Oliveira Siciliano, Bruna Santana Aucar e Everardo Rocha – COMUNICAÇÃO, MÍDIA E CONSUMO (ESPM), v. 20 n. 57 (2023)
Resumo: Este estudo pretende refletir sobre a construção e ampliação das experiências de compras na televisão levando-se em conta mediações técnicas e subjetivas erigidas historicamente. A digitalização e informatização dos ambientes comunicacionais ampliou gradativamente as possibilidades espectatoriais, as dinâmicas produtivas do meio e, principalmente, ajudou a erigir uma plataformização para o consumo em um processo espiralado e contínuo normatizado a partir de uma imensa reorganização de saberes e poderes. Neste sentido, o artigo articula a reestruturação da vida social imposta pelo advento do consumo, principalmente a partir da experiência das Lojas de Departamento, com as transformações no estatuto do espectador desde sua concepção como fruidor da vida cosmopolita até os processos interativos e imersivos das redes telemáticas.
Disputas e impasses nas representações midiáticas da skatista Rayssa Leal
Cláudia da Silva Pereira – MATRIZES (USP), v. 17 n. 1 (2023)
Resumo: O objetivo é discutir disputas e impasses que se impõem sobre formas comunicacionais que favoreçam a consolidação dos jovens como atores sociais, em toda a sua complexidade, nas representações midiáticas da noção de “juventude”. Aplica-se o método da Análise Interpretativa de Conteúdo em matérias jornalísticas sobre a skatista Rayssa Leal antes, durante e depois das Olimpíadas. A teoria das representações sociais de Serge Moscovici, o olhar sobre os jovens como atores sociais de Rossana Reguillo Cruz e as “culturas de lazer” de José Machado Pais colaboram para a reflexão teórica. Comparando-se matérias publicadas no jornal O Globo e outros veículos, conclui-se que as representações analisadas passam por um processo de subjetivação, porém permanecem aspectos que reforçam a ideia de juventude como conceito homogeneizante.
Palavras-chave: Juventude, Representações midiáticas, Culturas juvenis, Rayssa Leal, Skateboarding.
Online communication studies in Brazil: origins and state of the art
Afonso de Albuquerque, Raquel Recuero e Marcelo Alves dos Santos Jr – Journal Online Media and Global Communication, v.2 (2023)
Resumo: This article discusses the origins and development of research on online media and online political communication studies in Brazil. It analyzes the factors influencing the origins and development of the research on online media in the country. One the one hand, Brazil belongs to the semiperiphery of the international research system. On the other hand, when the online media appeared, there was already a solid tradition of Communication research in the country. It presents an overview of how Communication education and research organized in Brazil. Against this backdrop, it presents three stages of online media research development in Brazil: (a) incipient, (b) consolidation, and (c) new frontiers. In particular, it examines the impact that online media had on the Brazilian Political Communication research agenda.
Keywords: Brazil; network analysis; online media; political communication.
Postmodern Without Modernization: Ages, Phases, and Stages of Political Communication and Digital Campaigns in Brazil (2010–2020)
Arthur Ituassu – IJOC (USC Annenberg), v. 17 (2023)
Resumo: This article aims to analyze the consequences of digital media on elections and democracy in Brazil from a historical perspective. It will do this by reviewing the ages, phases, and stages of political communication, proposing a contextual description of media and politics in Brazil, and historicizing digital campaigns in the country from 2010 to 2020. It will discuss the Brazilian context concerning the canonical historical approaches and debate the radicalization of Brazilian politics and the equalization of electoral campaigns. Besides that, it will suggest a holistic conception to understand the stages of political communication and digital campaigns in Brazil: the notion of “postmodern without modernization,” following Néstor Canclini’s idea of modernism without modernization for Latin America.
Keywords: digital campaigns, radicalization, segmentation, equalization, Brazilian politics.
Plataformas, neoliberalismo e o ativismo dos bots: o legislativo e a sociedade a reboque da desinformação
Adriana Braga e Claudia Montenegro – Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, n.46 (2023)
Resumo: A estrutura e a agência das plataformas digitais, em especial redes sociais e serviços de mensageria são importantes distribuidores de conteúdos midiáticos nas sociedades democráticas. Examinamos a evolução da web, acentuando questões sobre transparência e o uso de dados pessoais por gigantes tecnológicos. Oferecemos uma perspectiva crítica sobre o modelo de negócios dessas plataformas, explorando conflitos de interesse, valores públicos e bens comuns, bem como o impacto na disseminação de desinformação. Realizamos um levantamento que revela o uso deliberado da desinformação nas redes sociais e nos serviços de mensageria como arma política nas eleições presidenciais de 2022 e apontamos os recursos legais utilizados no enfrentamento.
Palavras-chave: Plataforma; Neoliberalismo; Ativismo; Desinformação; Eleições 2022.
Culturas midiáticas das juventudes
Claudia Pereira – E-COMPÓS, v. 26 (2023)
Resumo: O objetivo é propor a categoria “culturas midiáticas das juventudes” como objeto de pesquisa voltado para práticas comunicacionais cotidianas dos jovens em sua pluralidade. Distingue-se de perspectivas que tomam tais práticas e representações como meras partes de outros objetos de pesquisa. A teoria se sustenta na discussão de Rossana Reguillo sobre o papel dos jovens como atores sociais. Como cultura em si mesma, portanto repleta de rituais e significados, as “culturas midiáticas das juventudes” são tomadas como o próprio objeto central da pesquisa. Apresenta-se um breve estudo de caso sobre dimensões de produção e consumo de narrativas publicitárias no contexto do skate de rua.
Palavras-chave: Culturas midiáticas das juventudes, Juventude, Categoria, Conceito, Ação social.
Mídias Digitais, Eleições e Democracia no Brasil: Uma Abordagem Qualitativa para o Estudo de Percepções de Profissionais de Campanha
Arthur Ituassu, Caroline Pecoraro, Leticia Capone, Luiz Leo e Vivian Mannheimer – DADOS, V. 66 (2), 2023
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre consequências das campanhas digitais para as eleições e a democracia no Brasil, a partir de um estudo de percepções de profissionais de campanha sobre como a internet afeta as plataformas eleitorais no país. Nesse sentido, produzimos 28 entrevistas semiestruturadas, sobre as quais aplicamos uma análise temática de conteúdo. A aplicação dessa metodologia nos possibilitou identificar três temas altamente mencionados: “democratização”, “fake news”, e “segmentação”. Em seguida, procuramos pelas percepções de cada um desses temas entre os entrevistados e refletimos sobre o que essas noções podem significar para os processos eleitorais e a democracia brasileira. Ao fim, sugerimos que as percepções analisadas apontam para um contexto político pressionado pela transformação, em que as fake news são um elemento estratégico. Além disso, sinalizam uma tendência crescente de fragmentação da comunicação política no país.
Palavras-chave: campanhas digitais; percepções; profissionais de campanha; Brasil; democracia.
As Flutuações de Longo Prazo da Polarização no Brasil – Análise do Compartilhamento de Informações Políticas Entre 2011 e 2019
Marcelo Alves – DADOS, v. 66 (2), 2023
Resumo: A literatura especializada sobre polarização da circulação de informações políticas nas mídias digitais vem apontando uma segregação estrutural entre o consumo de notícias no espectro ideológico. Esses achados suportam a ideia de filtros-bolha relativamente estáveis que encapsulam a visão do mundo político. Essa pesquisa questiona se esses padrões se mantêm no longo prazo ou são condicionados por momentos de alta tensão, como eleições nacionais. Para isso, investiga quantitativamente os links citados em 7,7 milhões de publicações feitas no Facebook, entre 2011 e 2019, por páginas organizadas, por técnicas de análise de redes sociais, em clusters de esquerda e de direita. Os resultados enfatizam dinâmicas de polarização que não são estanques, mas flutuam de acordo com as configurações do sistema político. A principal contribuição desse artigo é demonstrar nuances da polarização, identificando não necessariamente polos segregados, mas fatores temporais, políticos e midiáticos que estimulam e arrefecem a insularidade informacional.
Palavras-chave: comunicação; política; polarização; informação; mídias sociais.
2022
Desinformação multiplataformas: Análise da circulação do caso Laranjal do Boulos
Marcelo Alves dos Santos Junior FAMECOS V.29 (2022)
Resumo: A proposta desse artigo é elaborar uma análise da disseminação da peça de desinformação “Laranjal do Boulos”, divulgada durante o debate UOL/Folha de S.Paulo no primeiro turno da eleição para a prefeitura de São Paulo. O arcabouço teórico mobilizado integra estudos sobre desinformação, táticas de coordenação e astroturfing. Os dados foram coletados de Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Os procedimentos metodológicos seguem abordagens de análise cross-plataforma dos métodos digitais e combinam estatística descritiva e análise de redes sociais. Os resultados sugerem a coordenação entre a campanha de Russomano e Oswaldo Eustáquio para questionar Guilherme Boulos durante o debate. Além disso, os achados descrevem a temporalidade da circulação e o espalhamento do conteúdo de forma transmídia. Ao final do artigo, debatemos os desafios de moderação da desinformação nas mídias sociais e apontamos caminhos para estudos multiplataformas.
Palavras-chave: Desinformação, Coordenação, Astroturfing, Multiplataformas, Eleição.
Futuros distópicos – Ecologia das Mídias em uma sociedade do algoritmo
Adriana Braga – Revista Alceu, v. 22, n.46, 2022
Resumo: Este Dossiê Temático tem sua origem na 22ª Convenção Anual da Media Ecology Association (MEA), realizada online em julho de 2021, organizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Esse encontro, que se realiza todos os anos desde 2003, consolida uma rede crescente de pesquisadores/as internacionais interessados/as em desenvolver o campo de estudos da Ecologia das Mídias. Nosso objetivo com esse número especial da ALCEU é apresentar uma amostra diversificada de pesquisas com abordagem ecológica para promover a interação da comunidade acadêmica brasileira com esse instigante campo do conhecimento.
Palavras-chave: Media Ecology Association, MEA, Futuros Distópicos, sociedade do algoritmo, Ecologia das Mídias.
Tecnognose – para uma epistemologia da forma
Adriana Braga, Placide Pashi – Alceu, v. 22, n.46, 2022
Resumo: O objetivo deste artigo é pensar a epistemologia das mídias como suportes (da cultura, da consciência cognitiva), independentemente do conteúdo que veiculam, partindo de uma abordagem da ecologia das mídias, a fim de identificar as epistemes, os efeitos tecnognósicos, físicos e cognitivos, as grandes mudanças de que são catalisadores, bem como as narrativas que se estabelecem e se constroem entre o ser humano, a sociedade e o universo tecnocientífico. Por suportes midiáticos, devemos entender uma tecnognose à qual um conteúdo particular de sentido aberto a semiose está relacionado. Como todo signo sensível e concreto, os suportes midiáticos oferecem a particularidade de não serem absorvidos em sua materialidade, mas constituem a unidade mediadora entre o que é sensível (materialidade ou o que é concreto) e o que não é. Assim, ao contrário de outros tipos de epistemologia, a da forma é uma epistemologia do sentido. As mídias, percebidas como formas, possuem intrinsecamente um regime de proposição de sentidos e geram efeitos analisáveis e interpretáveis. Uma espécie de genealogia do saber da mente, em que cada etapa é uma forma e uma modalidade particular do trabalho significante da mente humana.
Palavras-chave: suportes midiáticos, sentido, Ecologia das mídias, Epistemologia.
Te devo uma carta sobre o Brasil e este sonho – conversa com Carol Benjamin
Andrea França Martins, Patrícia Cunegundes, Patrícia Machado – REVISTA IMAGOFAGIA, v. 25, 2022
Resumo: Fico te devendo uma carta sobre o Brasil(2019), o primeiro longa de Carol Benjamin, é um documentário que conta uma história familiar a partir da perspectiva pessoal da cineasta brasileira. Estabelece conexões entre memórias íntimas e públicas, entre silêncios individuais e coletivos, entre histórias privadas e a história do Brasil. Reunindo fotografias, filmes de família, reportagens de emissoras de tevê, documentos da polícia política brasileira e cartas trocadas entre a avó Iramaya e Marianne —uma amiga suíça da avó que trabalhava na Anistia Internacional—, Carol aborda os efeitos da ditadura militar em diferentes gerações da própria família.
Monstrous animals: some images of reptiles in Hollywood cinema
Bruna Aucar, Everardo Rocha, Livia Boeschenstein – International Journal of Human Sciences Research, v. 2, 2022
Resumo: The present work aims to relate the media representation of animals, more specifically that of reptiles. The study considers that many contemporary meanings given by the media to animals such as snakes and crocodiles come from traditional religions or sacred narratives. The proposition is illustrated from the narratives of American films of great repercussion. Therefore, this investigation highlights cinema as a device that promotes bricolage, in the anthropological sense of Claude Lévi-Strauss, insofar as it uses the elements it has at its disposal and reorganizes them into new discursive appropriations or new combinations whose origin is in classical beliefs. The feature films that exemplify the proposal are: Alligator (1980), Anaconda (1997) and Anaconda 2 (2004).
Palavras-chave: Movie theater. Religion. Reptiles. DIY. Social representations.
Notícias sobre as mulheres – uma análise de acontecimentos feministas nas páginas do jornal O Globo
Leonel Aguiar, Camila Welikson – Revista Brasileira de História da Mídia, v. 11. 2022
Resumo: Este artigo apresenta as análises de um levantamento sobre as notícias publicadas no jornal O Globo referentes a sete acontecimentos em que houve protagonismo feminino ou decisões importantes na esfera política envolvendo mulheres. Foram analisadas, também, as primeiras páginas de 87 edições do jornal no dia oito de março. O objetivo é tentar compreender como as conquistas e avanços desse movimento social influenciaram o processo de produção da informação jornalística e de que forma a disputa discursiva envolvendo a representação da mulher se evidenciou no jornalismo de referência em momentos fundamentais da luta feminista. Investigou-se o tema com base em estudos teóricos sobre critérios de noticiabilidade e também a partir de autores que debatem a relação entre discurso, poder e feminismo.
Palavras-chave: jornalismo; teorias do jornalismo; jornal O Globo; feminismo.
¿Desorden de visibilidad? Un análisis comparativo entre las menciones en la prensa tradicional y la difusión digital
Marcelo Alves – RAZÓN Y PALABRA, v. 26, 2022
Resumo: ¿Cuál es la relación entre la visibilidad de los actores sociales y políticos en la prensa periodística y los medios sociales? El objetivo es entender si existe una asociación entre la visibilidad de los actores políticos en la prensa y en Facebook o, por el contrario, si las fan-pages que atraen un gran volumen de audiencia en esta plataforma no tienen inserción en las empresas periodísticas. El artículo debate con la discusión teórica sobre el acceso de las fuentes a la información periodística y la propagación de contenidos en los medios sociales. El estudio aplica la metodología de la estadística descriptiva y las pruebas de correlación para comparar los actores más compartidos en Facebook y los más citados por el diario Folha de São Paulo. Los resultados señalan una baja asociación entre los índices y las listas de diferentes actores con alta visibilidad. Discutimos los resultados proponiendo el concepto de desorden de visibilidad y demostrando cómo los actores sin citas en la prensa son compartidos en entornos digitales.
Palabras clave: Comunicação Política, Visibilidade, Mídias Sociais.
Coronavirus meets the clash of civilizations
Marcelo Alves, Afonso de Albuquerque, Thaiane Oliveira, Rodrigo Quinan, Daniela Mazur – The International Journal of Research into New Media Technologies, v.1, 2022
Resumo: Conspiracy Theories (CTs) are a global phenomenon, but some societies are better equipped than others to resist them. This article discusses the characteristics of the China-related COVID-19 CTs in the Brazilian Facebook, based on 28,312 posts published from January 2020 to June 2021. We argue that, in Brazil, the spread of CTs was facilitated by a widespread political and knowledge institutions’ legitimacy crisis. The rise of the extremist politician Jair Bolsonaro to the Presidency provides evidence in this regard. In consequence, the boundaries between fringe and mainstream politics become porous. This article discusses which agents disseminate China-related COVID-19 CTs, and which topics receive more attention. We found a significant presence of actors belonging to mainstream politics and the media among the CTs’ main disseminators. Additionally, the CTs circulating in the Brazilian social media environment reproduce concerns about China’s growing presence in the global arena, which originate elsewhere. Still, they add a specific emphasis on the Communist threat. We sustain that this emphasis relates as much to Brazil’s internal politics as to China itself.
Keywords: Brazil, Bolsonaro, China, communism, Conspiracy theories, COVID-19, institutional crisis, orientalism.
Desinstitucionalização e anonimização na comunicação política nas mídias sociais
Marcelo Alves – Interin, v. 27, 2022
Resumo: A instrumentalização massiva de técnicas de desinformação nas mídias sociais para intencionalmente distorcer informações vem crescendo nos últimos anos. Um dos principais problemas e lacunas das pesquisas na temática é entender quem são os atores que propagam esses conteúdos. O objetivo deste artigo é analisar o fenômeno de artificialização da comunicação política a partir de um estudo empírico sobre as características da autoria de uma amostra de 2.500 fan-pages do Facebook. Para isso, aplicamos a metodologia de análise de conteúdo a fim de classificar se as páginas são anônimas e outras seis características que indicam o nível de informações públicas na web sobre os atores. Os resultados indicam que 48,7% das páginas são anônimas e que esse percentual aumenta à medida em que os atores se afastam do centro da rede.
Palavras-chave: Comunicação; Política; Redes Sociais; Anonimização; Desinformação.
O corpo e o passado insepulto na ficção latino-americana do século XXI
Vera Figueiredo – REVISTA CONTRACAMPO, v. 41, 2022
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a configuração da temporalidade em narrativas latino-americanas do século XXI que, de modo direto ou indireto, ficcionalizam acontecimentos coletivos traumáticos. Partimos da hipótese de que, através de uma estética fantasmática, o passado ganha centralidade como dimensão temporal que se impõe ao presente. A permanência do passado no presente é metaforizada, recorrentemente, pela presença dos ausentes, pela apresentação figural dos mortos, dando-se destaque ao destino dos corpos, sejam os corpos torturados ou desaparecidos das vítimas, sejam os corpos degenerados daqueles que se mantiveram do lado da violência estatal. Para desenvolver tal hipótese, serão colocadas em diálogo obras cinematográficas e literárias contemporâneas como, por exemplo, os filmes Aranha, de Andrés Wood, A Chorona, de Jayro Bustamante, e romances, como Corpos intermináveis, de Cláudia Lage, e Degeneração, de Fernando Bonassi.
Palavras-chave: Narrativa; Corpo; Temporalidade; História; América latina.
Distopia e gêneros narrativos – a hipertrofia do presente
Vera Figueiredo – RUMORES (USP), v. 16, 2022
Resumo: Como se sabe, o campo da arte vem se apropriando de procedimentos e formatos da cultura de massa. No texto, aborda-se essa aproximação na ficção brasileira do século XXI, com o objetivo de analisar a relação entre o uso de matrizes de gêneros narrativos e a composição de um quadro distópico do país e do mundo atual. Trata-se de pensar os efeitos críticos da interseção de gêneros narrativos diversos na abordagem das questões sociais e de verificar como convenções da narrativa de terror, da ficção científica e do western são acionadas para representação das tensões do mundo contemporâneo. Dentre outras, são discutidas obras como o filme Divino amor (2019), de Gabriel Mascaro, e o livro A nova ordem (2019), de Bernardo Kucinski.
Palavras-chave: Distopia, Gêneros narrativos, Ficção.
2021
Howie & The Outsiders – The Video-Article
Adriana Braga – New Explorations Journal, v. 2, 2021
Resumo: Howie & The Outsiders is a documentary film about the Chicago School of Sociology and their influence on Brazilian Communication Studies. Recorded in France, Portugal, Brazil and the USA, it features original footage shot in Chicago, Paris and Rio de Janeiro and video interviews with the social scientists Howard S. Becker, Rod Watson, Yves Winkin, Adriano D. Rodrigues, Celso Castro, Karina Kuschnir and Hermano Vianna.
Murder in live streaming and the chronicle of drug dealing: Social Media and drug trafficking in Brazil
Adriana Braga – KRIMINOL J, v. 53, 2021
Resumo: This paper explores some aspects of the smartphone as a relevant tool for different tasks within the highly complex productive chain of drug trafficking in Brazil. From an ethnographic approach to uses of mobile technology, this study observes the digital media coverage on the use of smartphones by Brazilian criminal organizations along with comments and social interactions among users. A central point in the characterization of violence in Brazil is the complex interweaving between police, society and drug trafficking as a professional practice, in which political ideology and class struggle converge. The results highlight crucial questions about contradictions in contemporary Brazilian urban society: the relevance of digital technologies in criminal practices; the lack of content control by social media; the disparity between the police’s public agenda and its real actions; the efficiency of criminal organizations in communicating freely using the wide-open operating space of the Internet; the functioning of criminal organizations through their war on the control of “territories”.
Nethnography: An ecological approach to digital interactions
Adriana Braga – New Explorations Journal, v. 2, 2021
Resumo: This paper explores the possibilities and limitations of nethnography, an ethnographic approach applied to the study of online interactions, particularly social media. In this paper, a brief history of Ethnography, including its relation to anthropological theories and its key methodological assumptions is addressed. Departing from a media ecological assumption, considering digital environments as social settings, some strategies related to a naturalistic perspective for data analysis are examined. In addition, the most frequent methodologies applied to the Internet treat logfiles as the only or main source of data and its consequences are analyzed.
Princípios de um radical
Adriana Braga – ALCEU (ONLINE), v. 21, n.44, 2021
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre algumas concepções do antropólogo brasileiro José Carlos Rodrigues acerca da comunicação humana. A visada singular deste autor destaca temas raramente estudados no campo da comunicação, como a corporeidade, a saúde e a morte. Pretende-se ainda ressaltar a importância da obra deste autor na compreensão dos processos comunicacionais em suas dimensões sócio-antropológicas, a partir de uma discussão de seus dois principais livros, Tabu do Corpo e Tabu da Morte. Por fim, discute a teorização proposta por Rodrigues sobre os pontos de contato da teoria de Lévi-Strauss aplicados aos fenômenos comunicacionais.
Palavras-chave: Teorias da Comunicação, Antropologia, Corpo, Morte.
Adendo sobre a história de três imagens tóxicas
Patrícia Machado e Andrea França – DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, v. 1 (1), n.29, 2021.
Resumo: O artigo é uma análise da relação entre a história dos acontecimentos e a história das imagens em Democracia em vertigem (2019), de Petra Costa. Damos continuidade à pesquisa sobre o acontecimento do impeachment no Brasil e esse filme. A partir da metodologia da historiadora Sylvie Lindeperg, o artigo investiga o uso de material de arquivo no filme. A conclusão é que o método é insuficiente para lidar com imagens cujas informações estão dispersas.
Palavras-chave: documentário, acontecimento, imagem de arquivo, história das imagens, Sylvie Lindeperg.
Drama, ritual e performance: a antropologia de Victor Turner
Everardo Rocha, William Corbo, Maria Laura Cavalcanti – MANA (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 27, 2021
Resumo: Este estudo da obra de Victor Turner toma como ponto de partida seu profundo interesse pelos símbolos e por sua ação na experiência social. Ritual é o tema que abarca esse interesse, desdobrando-se de diversos modos nas sucessivas fases de sua trajetória intelectual. Nesta incursão, Chihamba, um ritual de cura Ndembu, e o personagem mítico Kavula – que emergem já em seu primeiro livro Schism and continuity in an African society (1996 [1957]) – são tomados como fio condutor para a apreensão dos conceitos de drama social, de símbolo ritual e de performance, três fulcros das contribuições centrais de Victor Turner à teoria antropológica.
Ideologia de revista: a construção do feminino nos anúncios publicitários
Everardo Rocha e Beatriz Beraldo – LA AGENCIA FEMENINA EN LAS NARRATIVAS AUDIOVISUALES, n. 16, 2021
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar as relações entre uma dada representação da feminilidade e a elaboração de um estilo de vida em um conjunto de anúncios da campanha publicitária da versão brasileira da revista Marie Claire. Mais especificamente, pretende-se observar os valores que neles se expressam como forma de reconhecer, na cultura material identificada como feminina, as características que agenciam uma espécie de padrão hegemônico sobre “ser mulher” no mundo moderno-contemporâneo no qual as narrativas publicitárias e as práticas de consumo são imperativos na construção das identidades.
Palavras-chave: narrativa publicitária; revista Marie Claire; feminilidade.
O mestre, a obra e o amigo
Everardo Rocha – ALCEU (ONLINE), v. 21, n.44, 2021
Resumo: Iniciar um texto em homenagem ao professor José Carlos Rodrigues poderia ser a partir de qualquer uma das diversas possibilidades que, em nossos mais de quarenta anos de convivência, ele descortinou para mim, seja como amigo, colega de departamento, professor, coautor ou, principalmente, como importante referência bibliográfica em minha formação. Escolho, portanto, esta última, pois sua obra acadêmica e seu projeto intelectual foram essenciais para meu próprio trabalho, bem como para centenas de outros pesquisadores que puderam conhecer seus inspiradores estudos.
Palavras-chave: José Carlos Rodrigues, Tabu do corpo, O corpo na história, Corpo e consumo.
“Conversar” e “engrossar”: sobre a maleabilidade das regras no Brasil
José Carlos Rodrigues – ALCEU (ONLINE), v. 21, n.44, 2021
Resumo: A relação entre as leis e as práticas sociais no Brasil tem sido objeto frequente de reflexão por parte de cientistas sociais, autoridades públicas e mesmo de pessoas comuns. Alguns analistas apontam para a maleabilidade das regras de acordo com os contextos, enquanto outros argumentam em favor do endurecimento dos códigos. Este artigo pretende apresentar uma contribuição ao debate a partir da relativização cultural dessas posições extremas. A pesquisa vem se estendendo por mais de uma dezena de anos, envolvendo trabalho de campo, com aplicação de questionários, entrevistas informais com perguntas abertas e observação etnográfica direta. A orientação teórica principal consiste em considerar certas situações como “dramas sociais” (GLUCKMAN, 1987; TURNER, 1970, 1974, 1975; DAMATTA, 1979, 1985, 1993) em que se buscam soluções de conflitos. Os dados demonstram que a plasticidade das regras no Brasil é um fenômeno cultural, atuante tanto nas esferas macro quanto nas microscópicas da sociedade. Confirmam também que esta maleabilidade não se limita a abrandar os efeitos das leis, correspondendo com frequência ao endurecimento das mesmas.
Expertise no jornalismo: considerações sobre a autoridade profissional no contexto da desinformação impulsionada pelos algoritmos
Leonel Aguiar e Claudia Rodrigues – Chasqui, v. 147, 2021.
Resumo: O processo global de disseminação de desinformação e dispersão de conteúdo falso nas plataformas digitais, acirrado pela ação dos algoritmos, contribui para a erosão da credibilidade de um dos polos que integram o campo jornalístico: o polo profissional. A configuração contemporânea da ecologia das mídias, que se acentua com a descrença em relação à importância da expertise, resulta na desqualificação dos valores da cultura dos jornalistas e do jornalismo enquanto forma de conhecimento. Este artigo conduz uma reflexão sobre a erosão da autoridade profissional dos jornalistas, com respaldo em Abramson (2019), Kakutani (2018), Nichols (2017) e Schudson (2014; 2010). Discute ainda a noção de sistema perito e a relação entre objetividade e big data como indicadores da qualidade jornalística.
Palavras-chave: jornalismo, credibilidade, autoridade profissional, teorias do jornalismo, desinformação.
O populismo digital e a infodemia: reflexos da desordem informacional no discurso da audiência jornalística
Leonel Aguiar e Luciana Roxo – REVISTA COMUNICANDO, v. 10, 2021.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a estratégia do bolsonarismo – movimento de apoio ao presidente Bolsonaro – de fomentação à desordem informacional através da deslegitimação do jornalismo profissional e da disseminação de informações sem comprovação. As mídias sociais onlinederam fim à hegemonia do jornalismo profissional e impulsionaram o surgimento do populismo digital. No Brasil, o bolsonarismo é fruto desta nova forma de engajamento político. No ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ratificou o termo “infodemic” (infodemia) como representação da desordem informacional associada à pandemia da covid19. Segundo o relatório final da CPI da pandemia, o governo Bolsonaro foi agente da infodemia da covid19 no país. O artigo é um recorte da pesquisa de doutorado concluída em 2020 onde realizamos a análise de conteúdo de 753 comentários de leitores de O Globo, O Estadão e The Intercept Brasil publicados de junho a dezembro de 2019 nos perfis dos veículos no Facebook. Como resultado da pesquisa, pudemos evidenciar os reflexos da desordem informacionalno discurso da audiência jornalística.
Palavras-chave: Populismo digital, Mídias Sociais, Jornalismo, Bolsonarismo, Desordem informacional.
O Brasil na periferia da disputa geopolítica sobre o 5G
Patrícia Maurício, Raquel Almeida, Creso Soares – Eptic On-Line (UFS), v. 23, 2021
Resumo: O leilão no Brasil das faixas de frequência que serão ocupadas pela tecnologia 5G está previsto para 2021, num cenário de disputa entre EUA e China pela hegemonia mundial. Para os EUA, é crucial que a China não seja protagonista nesta geração de transmissão de dados, que será a base para a internet das coisas (IoT). Neste artigo, mostramos o papel que o Brasil assume na geopolítica mundial, que é de subserviência aos EUA. Analisamos a situação apoiados na Economia Política da Comunicação, com o acompanhamento das notícias, dados e documentos do setor e entrevistas com especialistas em telecomunicações.
Palavras-chave: colonialismo digital; 5G; geopolítica; Brasil; Economia política da comunicação; internet das coisas.
Era uma vez um crime A linguagem documental e o gênero da ficção policial
Tatiana Siciliano, Tatiana Helich e Valmir Moratelli – Zanzalá, v. 7, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o gênero policial trabalhado no audiovisual a partir de elementos do documentário com as características da narrativa ficcional. Como metodologia, são descritos elementos utilizados na edição e no roteiro dos episódios da produção Elize Matsunaga: Era uma vez um crime, da Netflix, produção nacional lançada em 2021. A hipótese discutida é a de que os documentários policiais em formato de seriados estão utilizando vários recursos familiarizados na ficção audiovisual, auxiliados pelo processo de espetacularização do crime, em que há o deslocamento do enigma, já que trabalham com casos de ampla repercussão midiática.
Palavras-chave:Narrativa ficcional, Ficção seriada, Documentário, Streaming.
As narrativas do vestir: modas e consumos no Segundo Reinado em análise nos periódicos O Novo Correio das Modas e A Estação
Bruna Aucar, Olga Bon e Tatiana Siciliano – D’obras, 31 (1), 2021.
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar as narrativas de anúncios veiculados nos periódicos ilustrados de moda do Segundo Reinado presentes na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, faremos a investigação de dois títulos em especial: a coluna Modas, seção fixado jornal O Novo Correio das Modas (1852-1854); e as 24 edições de 1889 da revista A Estação (1879-1904), ano marcante como o último do Império brasileiro e que solidificou o veículo como organizador dos modismos cariocas. Portanto, tomamos como base a linguagem contida nos discursos dos periódicos de moda a fim de compreender o processo de transformações identitárias e culturais que o Rio de Janeiro atravessava em meados do século XIX. Tais mudanças são frutos de uma ordem moderna, na qual os símbolos do vestir se modificavam cada vez mais, consolidando o sistema de consumo. O repertório de anúncios e discursos existentes nos jornais ilustrados de moda engloba materiais tanto históricos quanto informativos por excelência, principalmente pela sua importância social na urbe carioca do período estudado. A base teórica está fundamentada na semiótica, em um diálogo multidisciplinar que reúne proposições trazidas por Roland Barthes (1989),Nicolau Sevcenko (1998; 1998b), Mary Del Priore (2016; 2017) e Lilia Schwarcz (1998).As investigações de Maria do Carmo Rainho (2002) também foram destacadas na articulação entre o campo da moda, a cidade do Rio de Janeiro e os periódicos em circulação.
Palavras-chave: Moda, Segundo Reinado, Rio de Janeiro, Periódicos ilustrados de moda, Narrativas midiáticas.
Passado, presente, história: narrativas da memória no documentário Nostalgia da Luz
Maria Carolina Medeiros, Tatiana Siciliano, Vinicius Wu – FRONTEIRAS E DEBATES, v. 8, 2021.
Resumo: O Deserto do Atacama, no Chile, é cenário para astrônomos que observam o céu, arqueólogos que escavam o solo e mulheres que buscam os restos mortais de entes desaparecidos durante a ditadura de Pinochet (1973-1990). A aridez e o silêncio desértico servem de fio condutor de Nostalgia da Luz, documentário de Patrício Guzmán que, neste artigo, se buscou analisar a partir de duas chaves de leitura: a relação entre um passado que se organiza a partir do presente e um presente como instante que sempre nos escapa, e a memória como ressonância entre passado e presente, cabendo aqui uma tensão entre os conceitos de memória e história, memória individual e coletiva. Nessa reconstrução dos fragmentos da memória dos que viveram as agruras ditatoriais, Guzmán mobiliza de forma autoral as narrativas memoriais como resistência para que o passado não seja esquecido, nem revivido.
Vulgo Grace & o paradigma indiciário: os percursos do psicanalista-detetive no romance de Atwood
Tatiana Siciliano e Tatiana Helich – Eikon, n. 10, 2021.
Resumo: Um dos difusores do método indiciário no século XIX, o romance policial constrói sua narrativa em cima do mistério que envolve o crime. Notabilizado por Edgar Allan Poe, o gênero desliza e se adapta de acordo com as questões de sua época e de seu contexto histórico. Neste artigo, busca-se refletir a obra Vulgo Grace (2017), de Margaret Atwood, a partir das convenções do gênero policial com o intuito de perceber a presença do paradigma indiciário, aqui utilizado como um percurso metodológico, na investigação da culpabilidade da protagonista do romance. Caminho investigativo trabalhado pelo médico, com técnicas detetivescas mescladas aos conhecimentos dos estudos da mente, ainda embrionários à época. As pistas deixadas pela acusada vão dividir espaço com situações que evidenciam a dificuldade de definir uma verdade única, fazendo um jogo ilusório com o detetive-psicanalista em que culpas, omissões e responsabilidades se entrelaçam e impedem a certeza dos fatos.
Palavras-chave: paradigma indiciário, crime, narrativa policial, detetive, romance de época.
Práticas de leitura e centralidade das imagens
Vera Figueiredo e Marina Burdman – ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 20, n.42, 2021.
Resumo: Ainda que a existência de uma centralidade da experiência visual na cultura contemporânea não deixe de gerar controvérsias, alguns estudiosos têm celebrado o que chamam de giro icônico, reivindicando, para as imagens, direitos iguais aos da linguagem, e não simplesmente serem transformadas em linguagem. O artigo discute esta questão a partir das mudanças ocorridas nas práticas de leitura com a expansão da tecnologia digital, tendo em vista o protagonismo do mercado como mediador cultural.
Palavras-chave: Imagem, Práticas de leitura, Mercado.
2020
Futebol, gênero e homossociabilidade nas redes sociais: a masculinidade no circuito comunicacional do WhatsApp
Adriana Braga e Alexandre Carauta – Intercom , 43 (1), 2020.
Resumo: O futebol é um elemento fundamental na cultura e identidade nacional brasileiras. Marcado por um viés de identidade masculina, o futebol no Brasil relaciona-se a valores como honra, sexualidade e dignidade. A incorporação dos processos digitais na vida cotiduiana tem reconfigurado a comunicação tematizada pelo futebol entre torcedores no âmbito das redes sociais. Elementos identificados em estudos anteriores na sociabilidade entre torcedores, como a jocosidade e a afirmação de masculinidade dominantes, atualizam-se nas plataformas digitais. Partindo de uma abordagem netnográfica, esta pesquisa buscou identificar arranjos identitários e interacionais no circuito comunicacional de um grupo de “peladeiros” no WhatsApp. Os resultados apontam para padrões de reiteração da masculinidade hegemônica, em termos de “homossociabilidade masculina”, “jocosidade de gênero” e “sátira política”.
Palavras-chave: Futebol, Gênero, Identidade, Redes Sociais, Homossociabilidade masculina.
Maternidades Digitais. Identidade, classe e gênero nas redes sociais
Adriana Braga – RAZÓN Y PALABRA, v. 24, p. 37-62, 2020.
Resumo: Este capítulo estudia la pluralidad de foros de internet que se dedican a temas relacionados con la maternidad, donde las negociaciones de significado son propuestas por las participantes, en las que se reflejan articulaciones y desafíos entre componentes tradicionales y procesos sociales amplios y actuales relacionados con la experiencia de la maternidad. En particular, se analizan cuestiones sobre las ambigüedades del trabajo doméstico en relación con la lucha de clases, además de cuestiones sobre la hegemonía de la cultura de género, con críticas a la “maternidad obligatoria”, la estigmatización y la cuestión de la identidad materna en relación con otras identidades. de género.
Palabras clave: Maternidades Digitais, Identidade, classe e gênero, redes sociais.
Eventos históricos y cine de archivo: cuando las ausencias nos miran
Andréa França Martins e Nicholas Andueza – Revista de La Associación de Estudios de Cine y Audiovisual, 21 (1), 2020.
Resumo: El artículo analiza varios de los procedimientos de “larga temporalidad” (desaceleración, congelamiento de la imagen, etc.) en el montaje del cine de archivo y las formas de sensibilidad y conocimiento histórico que dichos procedimientos favorecen. Los documentales analizados toman imágenes de acontecimientos públicos ya que buscan pensar de qué forma tienen efecto en la historia y cómo se centran en las singularidades de la imagen. Estos son la dictadura en Natureza Morta (Susana de Sousa Dias, 2005), la migración negra en As Nove Musas (John Akomfrah, 2010) y la catástrofe natural en The great flood (Bill Morrison, 2012). Se propone que el cine de archivo tiene una función pedagógica ya que plantea una experiencia de imagen-acontecimiento portadora de tensiones y no de verdades acabadas.
As “coisas” em seus devidos lugares: as materialidades no campo da Comunicação e do Consumo
Cláudia da Silva Pereira, Joana Beleza e Marcella Azevedo – E-compós, 23(1), 2020.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o lugar das pesquisas sobre as materialidades no campo da Comunicação em sua interlocução com os estudos do Consumo, considerando, para tanto, mais a “coisa” em si mesma, no sentido físico e material, do que sua representação ou significação. Analisamos artigos dos encontros anuais da Compós de 2000 a 2018 e trabalhos de autores que já participaram do GT Consumos e Processos de Comunicação, desde 2015. Concluímos que os estudos sobre as materialidades já estão presentes nas pesquisas da área, faltando apenas que se lance sobre eles uma luz, considerando-os como parte de discussões, de fato, densas e importantes para a compreensão de fenômenos comunicacionais contemporâneos.
Palavras-chave: Materialidades, Comunicação, Compós, Livros, Quartos de adolescentes.
As pessoas, as coisas e as perdas: perspectivas da cultura material e do consumo nos estudos de Daniel Miller
Cláudia Pereira e Fernanda Martinelli – REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 10, n.3, p. 887-905, 2020.
Resumo: Na sociedade de consumo, as relações entre pessoas, coisas e significados se estendem por territórios vastos e diversificados. Neste artigo, enfatizamos a construção ontológica que se dá entre pessoas e coisas, coisas e pessoas, para além das trocas simbólicas, coletivas e públicas, promovida pelo consumo. Propomos uma reflexão sobre as relações que pessoas estabelecem com coisas em situações de luto, expressão que utilizamos para nos referir não somente ao sentimento associado à morte de pessoas, mas, de modo amplo, ao sentimento de perda de materialidades. Metodologicamente, a contribuição de Daniel Miller está na abordagem antropológica e etnográfica das relações dialéticas entre pessoas e coisas, e entre coisas e pessoas, que discutimos aqui a partir de conceitos como “objetificação”, “humildade dos objetos” e “poder da agência”.
Palavras-chave: Daniel Miller; cultura material; pessoas; coisas; luto.
Cultural Identities and Consumer Goods Notes on the Classificatory Vocation of Advertising
Bruna Aucar e Everardo Rocha – International Journal of Humanities and Social Science, v.10, n.7, 2020.
Resumo: This work discusses advertising narratives as important classificatory operators in modern contemporary culture. Classification practices are central in defining the organization of diverse societies. Advertising, as a classification system, promotes meaningful bonds between individuals and consumer goods that shape identities dislocated from tradition and establish new parameters for social exchange. Media messages amplify ads and turn consumption into a phenomenon that not only defines the meaning of goods, butarranges our social identities and tangible experiences.
Keywords: Advertising; Consumption; Classification; Lévi-Strauss.
Dona Flor and Scarlett O’Hara: One dilemma, two love stories in Brazilian and American cultures
Everardo Rocha e Marina Frid – SOCIAL SCIENCE INFORMATION SUR LES SCIENCES SOCIALES, v. 59, I.4, 2020.
Resumo: In this article we analyze two popular films, one from Brazil and another from the United States. Specifically, we examine and compare Bruno Barreto’s Dona Flor and her Two Husbands (Brazil, 1976) and Victor Fleming’s Gone with the Wind (USA, 1939). Both films have as a central plot a love triangle in which a woman, Flor and Scarlett respectively, is torn between two very different romantic interests. However, Flor’s decision to commit to two men contrasts with Scarlett’s solitary end. We demonstrate that the films express distinct ways of reconciling values associated to ‘tradition’ and ‘modernity’ through the heroines’ romantic relationships and, above all, their opposite endings.
Keywords: American culture, Brazilian culture, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gone with the Wind, individualism.
Identidades profesionales, agencias y modelos de negocio: notas sobre la historia de la publicidad en Brasil
Bruna Aucar e Everardo Rocha – Contratexto, n.34, 2020.
Resumo: Este artículo analiza la constitución del campo publicitario a partir del surgimiento de empresas que organizan modelos productivos e identidades profesionales en torno a acciones colectivas. Se parte de la premisa de que la agencia era la institución responsable por rastrear las condiciones de existencia de un segmento, previamente inexistente. El estudio se centra en el examen de los primeros acuerdos profesionales instituidos por agencias entre mediados del siglo XIX y principios del XX en los Estados Unidos y Europa y la reproducción posterior de este padrón comercial en Brasil. Por lo tanto, buscamos resaltar, con los antecedentes históricos de estas agencias pioneras, el surgimiento de funciones profesionales y sus formas combinadas de acción para el reconocimiento social de la publicidad.
Palabras clave: agencias, acción colectiva, campo publicitario, publicidad, Eclética.
Luz del Fuego: celebridade, gênero e moralidade no Brasil
Everardo Rocha e Ligia Lana – E-compós, v.23 (1), 2020.
Resumo: Este artigo investiga a trajetória midiática de Luz del Fuego em revistas e jornais brasileiros de 1930 a 1970. Quatro temas marcantes foram identificados: carnaval, violência, censura e política. A pesquisa examina, em torno desses temas, a relação entre celebridade, gênero e cultura, observando os modos como Luz del Fuego se posicionou como mulher famosa. O trabalho indica que Luz del Fuego soube ser um sucesso de escândalo, tendo planejado uma carreira, antes de mais nada, midiática. As conclusões mostram que, ao promover distúrbios morais no espaço público, ela participou, de maneira ambígua, das transformações dos papéis sociais de mulheres e homens entre 1950 e 1970.
Palavras-chave: Celebridade. Gênero e mídia. História da mídia.
Muitas mulheres, raras mulheres: representações do feminino nos anúncios dos anos 1920
Everardo Rocha e Olga Bon – Lumina, v. 14, p. 94-111, 2020.
Resumo: Este artigo analisa as representações do feminino em um conjunto de anúncios veiculados na revista Careta na década de 1920. A revista Careta foi um dos mais importantes veículos de comunicação disponíveis ao público de grandes centros urbanos como a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, e circulou de 1908 a 1960. Os anúncios estudados nesse trabalho reúnem um material capaz de refletir certos modelos de enquadramento e representação do feminino naquele período, que destacavam alguns e silenciavam outros tantos modos de existência e tipos de mulher na sociedade urbana brasileira. Enquanto os anúncios vendiam uma compreensão coletiva de tipos idealizados, havia uma afluência de outras mulheres, com diferentes perfis, desejos, funções, trabalhos e reivindicações, que se amalgamavam naquela sociedade. Eram seletivos e elegiam uma representação dentro do leque de possibilidades experimentadas pelas mulheres em suas relações concretas de vida. Destaca-se o fato de que, nos anúncios, por mais diversos que fossem, os tipos de mulheres escolhidas para serem representadas estavam em congruência com a moda e as novidades da época, exibindo penteados, roupas, maquiagens e acessórios específicos que se revelavam na figura da melindrosa.
Palavras-chave: Representação, Feminino, Anúncios, 1920, Careta.
As rotinas produtivas dos jornais: entre o imaginário e as teorias do jornalismo
Adriana Barsotti e Leonel Azevedo de Aguiar – Revista Brasileira de História da Mídia, v. 9, p. 183-201, 2020.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as rotinas produtivas envolvidas no processo de edição dos jornais impressos, à luz das teorias do jornalismo. Para alcançar os objetivos, foram utilizados prefácios de livros que reúnem, segundo suas propostas editoriais, as mais relevantes primeiras páginas de jornais brasileiros. Os textos são assinados por dois jornalistas que já ocuparam cargo de direção e um colunista. A hipótese é que haja um grau de descompasso entre o imaginário que a cultura profissional construiu sobre os valores jornalísticos e as características distintivas da atividade já apontadas pelas teorias do jornalismo. A metodologia utilizada combina a análise de narrativas e revisão bibliográfica.
Palavras-chave: Jornalismo; teorias do jornalismo; primeira página; rotinas produtivas.
O Grupo Globo e as restrições à autonomia da rádio CBN
Patricia Maurício e Creso Soares Junior- Rumores (USP), v.14, n.27, 2020.
Resumo: A Central Brasileira de Notícias (CBN), em seus primeiros dez anos de vida, saiu de uma relativa autonomia editorial para a tutela do Grupo Globo. A organização empresarial percebeu a influência que a emissora passou a ter na política e na economia do país e decidiu adequá-la à política empresarial do grupo. O lucro foi outro fator preponderante para as mudanças na emissora nesse período. Para este artigo foram feitas entrevistas com profissionais que trabalharam durante esses anos na emissora em cargos de comando. Além disso, foi utilizada bibliografia para o embasamento teórico, com destaque para César Bolaño e Valério Brittos.
Palavras-chave: Radiojornalismo, Autonomia, Grupo Globo, Privatização do conhecimento.
A cômica dualidade bárbaro/civilizado nas historietas de Zé Macaco
Tatiana Oliveira Siciliano e Miguel Mendes – SOCIOPOÉTICA (ONLINE), v. 1, p. 141-155, 2020.
Resumo: Este trabalho parte do princípio de que a publicação de histórias em quadrinhos em periódicos produz uma representação da sociedade que é complementar à representação que o artista produz conscientemente. Tal narrativa, que é feita ao longo do tempo, pode ser lida posteriormente. No contexto das violentas transformações materiais, sociais e políticas do início do século XX, no Brasil, as historietas de Zé Macaco, publicadas na revista ilustrada infantil O Tico-Tico, durante parte do ano de 1911, sugerem uma discussão sobre a dialética dos conceitos de barbárie e civilização. A abordagem desse recorte da obra é uma análise hermenêutica do conteúdo, com base em teorias sobre o processo civilizador e sobre a representação por caricatura.
Palavras-chave: Zé Macaco, O Tico-Tico, caricatura, processo civilizador.
Idoso equilibrista: a temática da morte em narrativas de humor e de drama nas séries de TV
Valmir Moratelli e Tatiana Siciliano – Tropos: Comunicação, sociedade e cultura, v.9 (1), 2020.
Resumo: O presente trabalho pretende discutir aspectos da construção da narrativa audiovisual na ficção seriada, a partir de representações de personagens idosos e sua relação com a temática da possibilidade da morte. O recorte utilizado é a primeira temporada da série Os Experientes, produção dramática de 2015 realizada pela TV Globo; e na primeira temporada da série norte-americana de humor The Kominsky Method (O Método Kominsky), criada por Chuky Lorre e original da Netflix de 2018. Ao se levantar aspectos narrativos dessas produções, debate-se de que forma são construídos os discursos sobre novos aspectos da vida social dos idosos.
Palavras-chave: velhice, narrativas audiovisuais, ficção seriada.
Empreendimentos jornalísticos digitais e o interesse público
Patricia Mauricio e Raquel Almeida – Revista Latinoamericana Comunicación Chasqui. v. 1, n.142, 2020.
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar o ecossistema de empreendimentos digitais de jornalismo no Brasil, criados em sua maioria por jornalistas egressos de veículos tradicionais. Em grande parte, esses jornalistas foram demitidos de seus empregos por conta da disrupção do modelo de negócios do jornalismo causada pela internet, e se tornaram empreendedores por falta de escolha. Inspirado pelo movimento do empreendedorismo digital, pela utopia do livre acesso à informação e pela ideologia californiana, neste novo ambiente é possível identificar as relações dessas iniciativas com plataformas como Facebook e Google e com os veículos de comunicação tradicionais. A investigação problematiza este modelo de negócios inspirado em startups e sua relação com o interesse público.
Palabras clave: empreendedorismo; modelos de negócios; Economia Política da Comunicação; plataformas digitais; jornalismo.