APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio) surgiu há mais de 20 anos como fruto de um processo de amadurecimento institucional e coletivo do Departamento de Comunicação. Depois de organizar e consolidar a Graduação, que passou por diversas transformações curriculares ao longo dos anos, o DCOM decidiu investir na criação do Mestrado. Com a aprovação pelo CTC da CAPES em dezembro de 2002, a Pós-Graduação começou a funcionar em agosto de 2003, com a seleção e entrada da primeira turma, composta por 11 alunos.
Um início que logo apontou para um percurso bem-sucedido: na primeira avaliação trienal realizada pela CAPES, o PPGCOM obteve a elevação de sua nota inicial para 4, que foi confirmada na análise seguinte relativa ao triênio 2007/2009. Dez anos depois, com projeto do Mestrado amadurecido, o Doutorado complementou o processo de integração que havia sido estabelecido com a Graduação. E o resultado foi aferido, mais uma vez, pela CAPES, que ressaltou a qualidade em todos os itens – Programa, Formação e Impacto na Sociedade. No último parecer divulgado pela Agência, há a observação sobre o caráter inovador da produção intelectual do PPGCOM, que conquistou a nota 5.
Os cursos de Mestrado e Doutorado visam capacitar os pós-graduandos em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Humanas e Sociais para a docência universitária, a pesquisa científica e o mercado de trabalho. E, em sintonia com os diversos programas de intercâmbio internacional oferecidos pela PUC-Rio, o Programa de Pós-Graduação está também aberto para receber estudantes estrangeiros.
O objetivo dos cursos é oferecer elementos necessários para que a qualidade da pesquisa dos egressos resulte em uma produção científica contínua. A ideia é prepará-los para o exercício da atividade docente, com aptidões e atributos necessários para que possam conquistar oportunidades nos quadros de respeitadas universidades brasileiras e estrangeiras. Além de um caminho acadêmico, o PPGCOM também pretende formar um profissional que seja capaz de conceber, gerenciar e conduzir projetos sociais em comunicação. E, ainda, esteja apto para atuar na iniciativa privada no desenvolvimento da comunicação no país com inovação e criatividade.
Seja no Mestrado ou no Doutorado, existe a preocupação de assegurar ao corpo discente um conjunto de conhecimentos indispensáveis para o estudo da comunicação, suas representações, produções e experiências materializadas na cultura midiática, artística e audiovisual. O intuito é propiciar ao aluno flexibilidade de escolha na composição do programa de estudos quanto adequar o oferecimento de disciplinas às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Programa.
Revista Alceu
Outra contribuição de relevância do PPGCOM é a revista Alceu, voltada para temas relativos à comunicação, cultura e política, cujo objetivo é difundir a produção intelectual de professores e pesquisadores. A finalidade é expandir o diálogo do Departamento de Comunicação com departamentos da própria Universidade e de outras instituições com ideias diversas e concepções plurais. Fomentar o debate e discussões sobre assuntos da contemporaneidade constitui a política editorial da Alceu, que tem a avaliação B2 na área Comunicação e Informação da Capes.
Antes mesmo de criar o Programa de Pós-Graduação, o Departamento idealizou o projeto da revista, com a preocupação de refletir sobre a área de Comunicação e os desafios do setor. O primeiro número foi lançado em 2000, no formato impresso, mas, desde 2019, a publicação é editada somente no formato on-line. O título da revista é em homenagem ao escritor, professor e intelectual católico Alceu Amoroso Lima (1893-1983) que participou da concepção e fundação da PUC-Rio com outros prestigiados nomes da cultura do país.