
A jornalista Julia Duailibi entrevista o professor Arthur Ituassu. Reprodução: GloboNews.
O relatório “As campanhas digitais para o Congresso Nacional: como as mídias sociais se relacionam com o voto para Deputado Federal em 2022”, produzido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Política (COMP), foi tema de reportagem no programa GloboNews Mais, no dia 22 de outubro. O coordenador do estudo, professor e pesquisador Arthur Ituassu (PPGCOM/PUC-Rio), concedeu entrevista à jornalista Julia Duailibi sobre a pesquisa, disponível em: Voto e redes definem escolha do eleitor, aponta PUC-Rio. O relatório foi também tema de reportagem de página inteira no jornal Correio Braziliense, no dia 19 de outubro, e ganhou destaque na versão on-line do veículo: “Voto e algoritmo: redes definem a escolha do eleitor”.
O relatório aponta que, em 74% dos estados brasileiros, o desempenho nas mídias sociais está diretamente relacionado ao número de votos dos candidatos para o Congresso Nacional. A partir do cruzamento de dados de bases públicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com métricas de desempenho em redes sociais como Instagram e Facebook, os pesquisadores analisaram campanhas dos 513 deputados federais vitoriosos. Além do volume de interações nas redes, a investigação incluiu a porcentagem de verba de campanha gasta em anúncios digitais e relacionou estes
dados ao número de votos recebidos por cada candidato.
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a startup de monitoramento e inteligência de rede no ambiente on-line Arena Digital, fundada por Raul Pimentel e Felipe Murta, pesquisadores do COMP. Tanto a reportagem do Correio Braziliense quanto a da GloboNews incluem mapas do relatório, que indicam a associação entre presença digital e desempenho eleitoral em cada estado do país e no Distrito Federal. O ambiente socioeconômico, o grau de urbanização e o acesso à conectividade são fatores que influenciam o impacto do ambiente digital sobre o voto.
Na entrevista à jornalista Julia Duailibi, o professor e pesquisador Arthur Ituassu disse que um dado interessante é a renovação na Câmara dos Deputados associada com as mídias sociais. Ele ressaltou também que a eficiência financeira das campanhas está relacionada com o uso das mídias digitais. “Isto é um dado interessante, ainda mais quando falamos de financiamento público de campanhas”. Ele comentou que os anúncios digitais podem fazer diferença nas eleições de 2026.

