O professor e pesquisador Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio) publicou o artigo Funções estruturantes da publicidade plataformizada no ecossistema da desinformação na Revista Eptic, editada pelo Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O artigo propõe  uma  reflexão  teórica  sobre  o  papel  das  infraestruturas  programáticas  de publicidade  na  configuração  do  ecossistema  da  desinformação.  A  partir  de  uma  abordagem teórica interdisciplinar, o estudo identifica três funções centrais dessas tecnologias no contexto desinformativo:   financiamento, legitimação e enganação. Demonstra-se como tais infraestruturas  possibilitam a monetização  de  conteúdos falsos, conferem legitimidade simbólica a atores fraudulentos  e  ampliam a circulação de informações fabricadas. O texto estrutura-se em quatro eixos analíticos: a relação sociotécnica entre publicidade programática e desinformação; a economia política da desinformação; os mecanismos publicitários de legitimação; e o uso da publicidade nativa como estratégia de manipulação informacional.

O estudo integra o dossiê temático “Perspectivas críticas de abordagem da Publicidade – A embalagem do Sistema 40 anos depois” publicado pela Eptic, sob organização das professoras Laura Wottrich (UFSM) e Glícia Pontes (UFC).

Acesse o artigo em https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i3.23430