Professora e pesquisadora Tatiana Dourado (PPGCOM/PUC-Rio), docente recém integrada ao quadro principal. Crédito: Gabriel Darriba

Professora e pesquisadora Tatiana Dourado (PPGCOM/PUC-Rio), docente recém integrada ao quadro principal. Crédito: Gabriel Darriba

A professora e pesquisadora Tatiana Dourado é a mais nova integrante do quadro de professores do PPGCOM/PUC-Rio. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado na Universidade da Beira Interior, em Portugal, Tatiana participou do projeto MediaTrust.Lab – Laboratório de Mídia Regional para Confiança e Literacia Cívica, e é vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e ao Instituto de Ciência e Tecnologia Democracia em Xeque.

Ela participa, ainda, do projeto Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal, dedicado ao mapeamento, impacto e futuro do uso de IA no jornalismo, que une a PUC-Rio e outras seis universidades portuguesas e brasileiras. Tatiana ressalta a importância do trabalho do pesquisador na compreensão dos fenômenos contemporâneos da comunicação.

– O pesquisador que trabalha com temas digitais, com transformações sociais relacionadas às mudanças tecnológicas, tem que tentar entender os fatos, quase em tempo real. Um processo de identificar novos objetos e construir perguntas, desenvolver pesquisas e métodos enquanto os objetos estão sendo construídos pela própria sociedade.

Neste semestre, a professora apresenta parte de seus estudos para alunos da graduação na disciplina Ecossistemas de Informação, Desinformação e Inteligência Artificial, na qual pretende discutir questões de comunicação no século XXI. Segundo Tatiana, esta é uma área interdisciplinar que incorpora psicologia comportamental, computação, estudos de jornalismo, ciência de dados, entre outras ciências. E o objetivo do curso é introduzir um conteúdo programático no Jornalismo e em Estudos de Mídia, que pretende refletir sobre pesquisas voltadas para desinformação e IA. A ideia da professora é aliar aulas expositivas que introduzam conceitos fundamentais para a análise de casos em sala de aula e, posteriormente, a criação de produtos mediáticos diversificados que abordem o conteúdo dado.

Tatiana ainda coordenou na Universidade da Beira Interior (Portugal), junto com o colega Pedro Jerónimo, dois MOOCs (cursos online em larga escala) sobre desinformação. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma NAU: Como entender a desinformação e fortalecer a cidadania, voltado para o público geral; e Como noticiar a desinformação e capacitar as audiências, para jornalistas.