Ditadura e Memória é o tema do Encontro de Pesquisa organizado e mediado pela professora e pesquisadora Tatiana Siciliano, Coordenadora de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Este primeiro encontro, na quarta-feira 22 de outubro, às 15h, vai girar em torno de pesquisas sobre a memória do período militar desenvolvidas pelas professoras e pesquisadoras Andréa França (PPGCOM/PUC-Rio) e Ana Paula Goulart (ECO-PÓS/UFRJ), em particular a forma como elas utilizaram documentários não como objeto de investigação, mas como suporte de apresentação de seus trabalhos, para além da publicação de artigos, livros e/ou relatórios.
No curta “Dálmata”, Andréa mergulhou no acervo da família do ex-presidente Ernesto Geisel para retratar a ditadura a partir da perspectiva da filha dele, Amália Lucy Geisel. Já a série documental “Folha Corrida” é resultado do projeto de pesquisa “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura: o caso Folha de S.Paulo”, coordenado por Ana Paula.
Além do que as obras revelam sobre a memória da ditadura militar no Brasil, a proposta do encontro é também discutir outros formatos de produção e difusão de pesquisas acadêmicas, a partir da experiência das pesquisadoras no processo de produção audiovisual.
Os filmes são o ponto de partida para um debate sobre formas de legitimar e validar o discurso acadêmico além da escrita, e sobre como o audiovisual pode ajudar a relatar as pesquisas em narrativas mais acessíveis, com espaço para a imaginação e criação, fazendo-as circular entre públicos mais amplos.