
O Acervo Digital 8 de Janeiro, projeto do Condado Lab, Grupo de Pesquisa em Comunicação, Dados e Tecnologia da PUC-Rio, foi destaque em reportagens no site Desinformante e na Rádio UFRJ. O acervo reúne mais de 1 milhão de arquivos relacionados aos ataques aos Três Poderes em Brasília, em vídeo, foto e texto, compartilhados em plataformas digitais entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023.
“Grande parte do conteúdo é claramente desinformativo”, explicou o coordenador do projeto, o professor e pesquisador Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio) ao site Desinformante (leia aqui). À Rádio UFRJ, comentou o desafio de recuperar os registros, muitos deles apagados das redes, e a importância de garantir a preservação dos dados (ouça aqui).
O Desinformante, que produz informação confiável sobre desinformação, destacou que “continuam circulando nas redes sociais narrativas que buscam minimizar ou distorcer os fatos, potencializadas por figuras proeminentes da política nacional e pelo uso crescente de ferramentas de inteligência artificial generativa”. A reportagem da Rádio UFRJ, emissora educativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, detalha o acervo e informa que “preservar estas postagens é construir memória e documentos históricos”.
Lançado em 27 de outubro, o Acervo Digital 8 de Janeiro foi desenvolvido com o Instituto Democracia em Xeque, o INCTDSI e o Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio.

