Organizado pela professora Patrícia Maurício (PPGCOM/PUC-Rio) e pela professora Helena Martins (PPGCOM/UFC), o dossiê temático “Estudos críticos sobre a televisão e suas transformações” foi publicado na nova edição da Revista EPTIC – Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Entre os artigos, “Da televisão linear ao streaming: o melodrama como modelo de negócios” é assinado pelas professoras Tatiana Siciliano e Bruna Aucar, a doutoranda Tatiana Helich e o pós-doutorando Francisco Malta, todos do PPGCOM/PUC-Rio.
O dossiê temático faz uma reflexão sobre o papel da televisão na cultura brasileira. As coordenadoras do dossiê temático apontam que, mesmo que novas questões relativas às plataformas digitais sejam atualmente assunto recorrente nas discussões acadêmicas, a televisão continua a provocar o debate no cenário brasileiro. De acordo com as professoras, o veículo continua a ser um espaço para a constituição de uma cultura que corresponde às demandas capitalistas, mas, por outro lado, mesmo com resistências, ele traduz as culturas e reivindicações populares de acordo com os parâmetros da Indústria Cultural.
Quadrimestral, a revista, cuja editora-chefe é a professora Helena Martins, é vinculada ao Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.