A experiência do Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes é tema do artigo “LabJuX: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão universitária no contexto das juventudes”, publicado na nova edição da Revista Docência do Ensino Superior. O objetivo é discutir o papel dos jovens como atores sociais na produção de conteúdos midiáticos relacionados às suas culturas e ao cotidiano. O texto utiliza teorias de Paulo Freire, Rossana Reguillo, José Machado Pais e Jesús Martín-Barbero, entre outros, que ajudam a fundamentar a discussão.
O artigo foi escrito pelas coordenadoras do LabJux, as professoras Cláudia da Silva Pereira e Amanda Antunes, além de Marcella Azevedo, pós-doutoranda do PPGCOM/PUC-Rio. O LabJux é um projeto de extensão do grupo de pesquisa JuX – Juventudes Cariocas, suas culturas e representações midiáticas, também coordenado pela professora Claudia Pereira, e vinculado ao PPGCOM/PUC-Rio.