Marcelo Santos (Facultad de Comunicación y Letras de la Universidad Diego Portales) e professor e pesquisador Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio).

Marcelo Santos (Facultad de Comunicación y Letras de la Universidad Diego Portales – UDP) e professor e pesquisador Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio). Crédito: UDP

O professor Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio) apresentou, no dia 1º de setembro, o projeto “A vanguarda da intervenção: 8 de janeiro e o movimento antidemocrático nas mídias digitais (2026/1)”, na Faculdade de Comunicação e Letras, da Universidade Diego Portales, em Santiago, Chile. Ele foi recebido pelo professor Marcelo Santos, que coordena o projeto de Iniciação Fondecyt 11230980, do Centro de de Pesquisa em Comunicação, Literatura e Observação Social (CICLOS) da UDP.  

Para a palestra, o pesquisador do PPGCOM/PUC-Rio mostrou documentos, inclusive audiovisuais, sobre a invasão da Praça dos Três Poderes no Brasil em 8 de janeiro de 2023. O trabalho faz uma reflexão sobre problemas de memória, o uso das plataformas digitais e a falta de regulamentação delas para fins antidemocráticos.